DESCE COM A TCHÉQUIA
Linoano, 26   Brazil
 
 


Trader aposentado, investidor falido, pseudocrítico de jogos, esqueleto caçador de
otacos nas horas vagas, odiado por todos e também conhecido como ''aquele
panaca que odeia God of War''.

Uso o Steam desde 2010 e participo da comunidade desde seu nascimento, caso
tenha alguma dúvida peço que deixe um comentário no meu perfil, ficarei feliz em
ajudar e responderei assim que possível. Enquanto isso, peço que veja se
meus guias podem ajudá-lo.

Vale frisar que raramente verifico os convites de amizade que recebo, por isso peço
que deixe o motivo por estar me adicionando no campo dos comentários. Aliás,
não tenho regras para adicionar, só peço que não insista caridade, eu não doo
itens, jogos, ou qualquer outra coisa, só abrirei exceções para conhecidos e quem
já me presenteou.

Às vezes eu falo bobagens no Twitter , jogo no PlayStation (linoano), Xbox (linoano) e
Switch (SW-3056-1102-3449). Sinta-se livre para me adicionar nessas plataformas
caso queira jogar algum jogo cooperativo/multiplayer, ultimamente estou sempre
online tentando limpar o backlog [www.backloggd.com]
Currently In-Game
Frostpunk
Favorite Group
Get a Boost in Frames for Your Games
89
Members
6
In-Game
32
Online
1
In Chat
Favorite Group
NVIDIA GeForce #RTXOn - Public Group
RTX. IT’S ON.
959
Members
102
In-Game
342
Online
65
In Chat
Items Up For Trade
1,104
Items Owned
2,630
Trades Made
122,759
Market Transactions
Steam Trades: https://www.steamtrades.com/user/76561198072325646

Trade offer: https://steamproxy.net/tradeoffer/new/?partner=112059918&token=VSY80HVf

All my coupons are going to Coupon Dumspter , feel free to join them.

Я не понимаю русский, пишите пожалуйста на английском))
Screenshot Showcase
Thanks Gaben <3
2389 573 61
Screenshot Showcase
Assassin's Creed Odyssey
245 24 17
Featured Artwork Showcase
É aí que eu jogo e falo merda no Twitter (2021)
105 17 3
Featured Artwork Showcase
Agora a caveira ancestral endemoniada habita meu PC, é bom os otacos ficarem espertos!
370 73 33
Artwork Showcase
My dog playing some DOOM
249 27 17
Artwork Showcase
The Witcher trilogy 10th Anniversary Steelbook
75 9 3
Favorite Guide
696 ratings
Nós vamos lhe fornecer informações sobre as técnicas de scam comumente usadas e como melhor se preparar para evitá-las.
Favorite Guide
Created by - DESCE COM A TCHÉQUIA
Este guia vai te ensinar como colocar qualquer jogo do Steam no destaque de perfil ''Colecionador de jogos''.
Favorite Game
Favorite Game
Review Showcase
57 Hours played
Por que você escreveu uma análise se só jogou 17 horas?

Eu decidi atualizar essa avaliação porque já se passaram três meses desde o lançamento, pouca coisa mudou e me senti na missão de deixar um alerta para quem talvez se sinta instigado a cometer o terrivel erro que é comprar esse jogo. Então, respondendo a pergunta de forma mais simples possível, como disse uma outra avaliação que li há alguns dias, se a CD Projekt Red não se preocupou em finalizar o jogo, por que eu deveria?

Cyberpunk 2077 simboliza tudo aquilo de pior que há na indústria dos videojogos, a desonestidade do marketing manipulativo, o hype descontrolado, as promessas vazias e a despreocupação em entregar um produto minimamente funcional.

Esse não é o jogo que foi mostrado aos influenciadores e jornalistas presente nos milhares de vídeos no YouTube e relatos de veículos midiáticos. É evidente que aquelas demos foram pensadas em um panorama muito menor, mais contido, no qual a CD Projekt Red tinha plena consciência que a limitação de tempo seria a melhor camuflagem para os inúmeros problemas de seu projeto. Nas palavras de um amigo, aquilo eram demos fake puramente criadas pelo hype. Aquele jogo não existe e provavelmente nunca existirá. O que nós recebemos foi uma alpha inacabada, não mais que um conceito.

O jogo, revelado em caráter definitivo só em 2018, foi produto da desonestidade do setor de marketing com o público e dos próprios desenvolvedores com eles mesmos. Enquanto o marketing vendia o que almejava — e nunca conseguiria entregar — usando a boa imagem conquistada por The Witcher 3, os desenvolvedores trabalhavam incessantemente para cumprir prazos nada realistas. A maior prova disso foi o fato do jogo sofrer três adiamentos antes do lançamento, o último deles mesmo depois de entrar em sua fase gold (quando um jogo está tecnicamente pronto).

Como se essas intrigas não fossem o suficiente para determinar o derradeiro destino de 2077, durante os dois anos desde seu anúncio definitivo ele passou por inúmeras mudanças tardias que afetaram consideravelmente (e negativamente) o produto final — o Cyberpunk 2077 como apresentado na E3 2018 nunca conheceria a luz do dia. — Na época, me cabia apenas especular que a falta de experiência em construir um título futurista afetou seu desenvolvimento, ou as divergências criativas, ou então a pressão dos investidores. Enfim, não importa mais, porque hoje sabemos que o verdadeiro motivo de coisas como o wall running, customização de veículos, metrô, e até as cutscenes em terceira pessoa, serem removidos do projeto foi a ciência do estúdio em saber que não conseguiriam entregar o que prometeram[www.pcgamesn.com].

Isso resultou em decisões criativas que simplificassem e apressassem seu desenvolvimento, tais quais as cutscenes passarem a ser exclusivamente em primeira pessoa mesmo com o jogo possuindo sistema de customização de personagem, ou os Lifepaths — feature divulgada frequentemente pelo marketing — não apresentarem diferenças realmente significativas na campanha, só em uma ou outra linha de diálogo ou destino de missão. Agora, experimente perguntar para alguém com conhecimento básico de animação: o que é demanda mais tempo e atenção, fazer cutscenes em terceira pessoa (e consequentemente animar pelo menos dois personagens em cena) ou em primeira (e se preocupar somente com um)?

Prevendo o backlash que viria, em 2019 a desenvolvedora já dava pistas que a arapuca já estava armada. O blockbuster da empresa polonesa criadora do GOG, antes chamado de "RPG do futuro sombrio", passou a ser descrito no Twitter oficial como uma "história de ação e aventura em mundo aberto", e todo o material de divulgação abandonou completamente o uso do termo RPG. — Felizmente, até porque chamar uma aberração dessas de RPG seria um insulto aos jogos do gênero. — Depois do Update 1.1 que saiu no fim de janeiro, ou seja, mais de um mês depois do lançamento do jogo, 2077 ainda tinha mais de 40 perks não funcionando. É difícil colocar isso em palavras para quem não jogou entender, mas é como se o jogo estivesse em estado de Acesso Antecipado. É apenas uma sigla, mas é fato que fazer um RPG de tiro em primeira pessoa é uma tarefa complicada mesmo para estúdios com centenas de desenvolvedores experientes, e esse talvez seja o único ponto no qual não faltou humildade da empresa em reconhecer que não conseguiria realizar a tarefa e o bom senso em não mentir para seus fãs e consumidores — Cyberpunk 2077 deixou de ser um RPG muito antes de ser lançado.

Você que está lendo meu relato provavelmente já teve conhecimento da enxurrada de desespero que é o estado atual desse jogo em termos técnicos, mas a verdade é que não é por causa dos bugs e problemas de desempenho, eles só estão distraindo as pessoas de ver o quão ruim é o "core" do jogo. Porque mesmo se ele fosse impecável, não tivesse um bug sequer, ainda seria algo aquém de medíocre, algo que ficaria para trás mesmo se comparado com jogos de mundo aberto de mais de 10 anos. Há indícios disso por toda parte na Internet.

Mas se o jogo é tão ruim assim, como as análises dele estão tão positivas? Para explicar isso precisaria adentrar no porquê os jogos no Steam são supervalorizados, isso demandaria um espaço que infelizmente não tenho aqui graças ao limite de caracteres, mas peço que faça um exercício e verifique você mesmo a quantidade de análises positivas que esse jogo recebeu só por causa de vídeo idiota de um sósia dizendo "yes baby, thank you!", quem sabe assim você não compreenda do quão fácil é angariar avaliações positivas por aqui.

Nos seus dois anos de intensa cobertura midiática, Cyberpunk 2077 conquistou o status de um dos jogos eletrônicos mais aguardados da história, vendendo 8 milhões de cópias somente em pré-venda. Para mim, sua história semelhante aos casos de Anthem e No Man's Sky (porém em uma proporção jamais vista antes), serviu para alertar do perigoso caminho que a indústria de jogos tomou nos últimos anos, apenas isso.

"Não se preocupe. Quando pensar em CP2077, não pense em nada menos que TW3 — Um gigantesco RPG single player, mundo aberto, focado em narrativa. Sem pegadinhas, você recebe pelo o que pagou — Sem mentiras, apenas um jogo honesto como Wild Hunt. Deixamos a ganância para os outros." — CD Projekt Red, 2017

Importante: Assim como aconteceu com No Man's Sky, caso a desenvolvedora consiga realizar a proeza de entregar tudo o que foi prometido por meio de densas atualizações de conteúdo e melhorias, me prontifico a jogar e refazer esta avaliação, independente se isso demorar anos.

Críticas e sugestões são sempre bem-vindas, só peço que, por favor, seja educado(a) nos comentários e não poste spoilers sem usar a tag spoiler.
Review Showcase
''É curioso que os humanos não tenham encontrado muito uso para a humanidade até se transformarem em Mortos-vivos.''

Antes de tudo, saiba este texto não é uma análise, meu objetivo aqui não te é dizer como é a história, os controles, ou como está o port, mas sim relatar minha trajetória com Dark Souls, um jogo que atualmente praticamente dispensa apresentações, e do porquê o recomendo para quem se manteve afastado, seja graças aos seus elementos que não são tão convidativos para novos jogadores, sua suposta dificuldade elevada ou sua fanbase tóxica. Peço que leia até o final e na melhor das hipóteses te convencerei a pelo menos dar uma chance a um dos títulos mais influentes, importantes e memoráveis da história dos jogos, e agora também um dos meus favoritos.

Minha história com este jogo começou de maneira trágica, lá em 2012 (2011?), quando eu ainda passava pela transição de jogar no console para a nossa gloriosa plataforma. Dark Souls, ou melhor, sua versão Prepare to Die, foi um dos primeiros jogos que adquiri aqui no Steam, ainda em outra conta, na época não tinha muito costume de gastar com jogos digitais, mas depois de retornar aos RPGs graças ao sucesso de The Elder Scrolls V: Skyrim, não pude deixar de conferir o tão falado e ''esmagadoramente difícil'' Dark Souls. Infelizmente, devido ao port terrivelmente problemático da versão Prepare to Die e ao fato de não ser um jogo inicialmente tão amigável, minha experiência não durou muito.

A partir daí a minha relação com a franquia só desandou e, pra piorar, graças a toxicidade dos fãs, acabei inconscientemente criando um sentimento de repulsa por tudo que envolvia a From Software, desenvolvedora da série. Meio injustificável, eu sei, mas minha ignorância não me permitia experimentar nada relacionado aos Souls sem certo desgosto. ''Git Gud'', eles diziam, mas a verdade é que não se tratava de dificuldade, nunca se tratou, era mais sobre colocar os jogos em um patamar elevado a ponto de ridicularizar quem não joga ou não gosta. Na verdade, sendo bem sincero, com o passar do tempo tentei adentrar a série várias vezes, joguei algumas horas de Dark Souls III no lançamento, matei uns dois chefões em Bloodborne quando o comprei pela primeira vez em meados de 2018, mas todas as tentativas resultaram em abandono prematuro e mais desgosto.

Anos depois das minhas tentativas frustradas, numa conversa completamente aleatória, surgiu uma aposta minha para um amigo. Eu disse que jogaria Dark Souls pra valer, até o fim, sem truques ou possibilidade de desistência, se ele finalizasse Alien: Isolation na dificuldade mais alta – aqui é necessário certo contexto já que na época eu tentei finalizar o jogo nessa dificuldade e depois de morrer mais de trinta vezes no mesmo trecho estava convencido que ele jamais conseguiria – na época eu ainda não sabia disso, mas para minha sorte ele riu e aceitou o desafio. Três anos se passaram (o cara é enrolado pra caramba) e em 2020 o 60tão, como carinhosamente gosto de chamá-lo, finalmente obliterou Alien no mais difícil só pra ver eu me ferrando. Você deve estar se perguntando e a resposta é sim, eu só joguei este que veio a se tornar um dos meus jogos favoritos pra vida toda por causa de uma aposta, é uma história patética, mas pra mim foi a faísca necessária para acender essa fogueira, pra você talvez seja esse relato, quem sabe.

Parti para minha jogatina definitiva sem ajuda, sabendo o mínimo possível, só com o que eu lembrava do pouco que joguei nas várias tentativas anteriores – e talvez algumas pequenas dicas que amigos soltaram ''sem querer'' enquanto assistiam ao meu stream no Discord esperando ver eu me ferrando, afinal foi pra isso que um deles aceitou a aposta. – O começo foi muito lento porque parte de mim sabia que dessa vez não tinha escapatória e eu tinha que dominar o negócio ou não conseguiria chegar no final, a suposta dificuldade ainda me assombrava, fora isso, eu também sabia que uma das características fundamentais dos jogos mais recentes da From Software é o fato deles terem uma curva de aprendizado acentuada e por isso exigem certa paciência por parte de jogadores inexperientes, e nem falo isso por questões de não linearidade, mas sim porque o máximo de tutorial que você vai ver aqui é uma ou outra mensagem deixada no chão por outra alma perdida que passou por ali ou um NPC sussurrando ao sol, nesse caso, cabe exclusivamente ao jogador correr atrás para descobrir o que fazer, onde ir, como chegar lá, e por aí vai. É uma abordagem que não se vê comummente em jogos atuais, mas que geralmente proporciona uma experiência verdadeiramente única ao jogador.

A medida em que ia avançando na jornada e aprendia mecânicas novas, descobria caminhos secretos e atalhos do mapa com que estava começando a me familiarizar, Dark Souls se mostrou como um quebra-cabeças extremamente satisfatório de se montar. É difícil colocar isso em palavras, mas como alguém que foi introduzido aos videogames muito novo e viveu praticamente a vida inteira mergulhado neles, digo que este me proporcionou uma sensação indescritível em termos de exploração, descoberta e progresso, algo que nunca havia experimentado com nenhum jogo, algo orgasmático. Inclusive, eu não o chamo de quebra-cabeças atoa, é perceptível que ele foi construído em detalhes e apresentado aos jogadores sem manual de instruções para que cada um pudesse montá-lo ao seu jeito – é exatamente aí que está grande parte da sua fama de ser um jogo difícil – jogadores o interpretam de maneiras diferentes, porque cada um tem sua maneira de jogá-lo, sua maneira de montá-lo.

Depois de finalizá-lo percebi que jogá-lo foi como descobrir que a Mona Lisa é um quadro relativamente pequeno. Veja bem, isso jamais impactará em sua beleza ou qualquer outro atributo, só é importante saber seu real tamanho, e se você ainda não entendeu o que eu quero dizer porque essa analogia foi horrível: o tamanho seria sua suposta dificuldade inflada pelos fãs, o que acaba por afastar jogadores da obra, assim como eu mesmo já fui. Por isso digo para não se acanhar caso tenha receio de jogá-lo, dê uma chance, vá com calma e sinta o que ele tem de melhor para te oferecer, este jogo é incrível e merece ser apreciado, e por favor não dê bola para o que a fanbase, acredite em mim quando digo que Dark Souls não chega nem perto do nível de dificuldade que dizem ter.

É da natureza humana lutar por tudo que gostamos, também sabemos que as vezes as pessoas não conseguem lidar com pontos de vista diferentes, mas no caso dessa série a coisa extrapolou quando criou-se um artifício estúpido em função de menosprezar quem não faz parte da comunidade – ainda que na maioria das vezes seja por piada – e defender os jogos como se fossem blindados. Isso, junto de uma curva de aprendizado acentuada e a supervalorização da dificuldade, serviram como um gatilho que infelizmente me manteve afastado da série e me privou de conhecer um dos melhores jogos que já tive o prazer de jogar.

Críticas e sugestões são sempre bem-vindas, só peço que, por favor, seja educado(a) nos comentários e não poste spoilers sem usar a tag spoiler.
Recent Activity
34 hrs on record
Currently In-Game
44,997 hrs on record
last played on 1 May
1.6 hrs on record
last played on 29 Apr
DESCE COM A TCHÉQUIA 24 Apr @ 3:38pm 
Achei fofo.
ama𝒩e 22 Apr @ 8:55pm 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣰⠁⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢀⣄⠀⠀⠀⠀⠑⡄⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠰⠿⠿⠿⠣⣶⣿⡏⣶⣿⣿⠷⠶⠆⠀⠀⠘⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠠⠴⡅⠀⠀⠠⢶⣿⣿⣷⡄⣀⡀⡀⠀⠀⠀⠀⠀⡇⠀
⠀⣰⡶⣦⠀⠀⠀⡰⠀⠀⠸⠟⢸⣿⣿⣷⡆⠢⣉⢀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⢹⣧⣿⣇⠀⠀⡇⠀⢠⣷⣲⣺⣿⣿⣇⠤⣤⣿⣿⠀⢸⠀⣤⣶⠦⠀⠀
⠀⠀⠙⢿⣿⣦⡀⢇⠀⠸⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠇⠀⡜⣾⣿⡃⠇⢀⣤⡀⠀
⠀⠀⠀⠀⠙⢿⣿⣮⡆⠀⠙⠿⣿⣿⣾⣿⡿⡿⠋⢀⠞⢀⣿⣿⣿⣿⣿⡟⠁
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠛⢿⠇⣶⣤⣄⢀⣰⣷⣶⣿⠁⡰⢃⣴⣿⡿⢋⠏⠉⠁⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠠⢾⣿⣿⣿⣞⠿⣿⣿⢿⢸⣷⣌⠛⠋⠀⠘⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠙⠙⣿⣿⣿⣶⣶⣿⣯⣿⣿⣿⣆⠀⠇

Voce é incrivel e sei que hoje nao é um dia comemorativo, mas espero que seu dia seja o melhor dia possivel!!
Amo voce
vitinhoowpeek 21 Apr @ 5:46pm 
add?