45 people found this review helpful
Recommended
0.0 hrs last two weeks / 792.4 hrs on record (759.7 hrs at review time)
Posted: 15 Dec, 2021 @ 5:08am
Updated: 16 Dec, 2021 @ 5:53am

Ah, aqui está você novamente, despertado do seu sono da morte, seguindo o mesmo caminho de heróis e lordes decaídos, onde cada vitória em sua jornada também representou a ruína de sua alma. Então eu lhe pergunto, por que você ainda persiste nisso? Você nasceu em um mundo onde o caos e a escuridão foram criados por gerações anteriores e lhe foi incumbida a infame tarefa de buscar a salvação para todos. Foi necessário lidar constantemente com o sentimento de frustração e impotência e ao final da sua jornada você percebeu que é impossível salvar todos, que muitos se perderam no caminho e tu fostes forçado a fazer escolhas que te jogaram no mais profundo abismo. Certamente que você poderia conseguir alguns aliados para estarem ao seu lado na batalha, mas eles não ficariam para sempre e não viveria a sua vida; no final sempre ficará só você e apenas você terá que lidar com as consequências de suas escolhas até aqui. Quando se aproximou do caminho final da sua jornada foi preciso escolher entre perder sua alma para manter o ciclo eterno dessa existência vazia ou deixar de ser quem você é para viver uma falsa existência até que outro lorde ou herói apareça para colocar (ou não) um fim na tragédia existencial que se tornou o seu mundo. De qualquer forma, valeu a pena lutar para chegar até aqui?

Esse é o meu sentimento a cada vez que jogo algo da franquia Dark Souls e do gênero souls like como um todo, um estilo de jogo que demorou um tempo para me conquistar, mas que agora virou uma das minhas referências quando eu procuro qualidade em um Action RPG. Darks Souls 3 está longe de ter um gráfico incrível, combates dinâmicos e ambientação detalhada como um God of War de PS4...e PC, tudo no DS3 é bem básico quando colocado ao lado de outros triplos A no estilo Action RPG, porém, o Myiazaki conseguiu extrair o máximo dessa simplicidade, a mecânica básica de combate usando uma espada + escudo ou meia dúzia de magias se torna algo desafiador dentro do universo de Dark Souls. Os cenários que ao mesmo tempo são imensos, silenciosos e vazios conseguem te passar a história e o sentimento dos antigos lordes, guerreiros e sábios que habitavam aqueles locais onde mesmo vencendo suas batalhas também encontraram a ruína de suas almas.

Não podemos discordar que o jeito Myiazaki de contar uma história não é nada tradicional, bem confusa para quem está iniciando a franquia e nada intuitiva, principalmente para aqueles jogadores ligado no modo kill kill que nem olha para os lados. O jogo é literalmente um complexo quebra-cabeça que você não vai conseguir juntar todas as partes em uma única jogatina, a história não é contada por diálogos longos ou cutscenes cinematográficas, mas sim por descrições das armas, armaduras, itens de quest e breves diálogos com os NPCs. Cada personagem tem a sua jornada marcada pela busca do poder, lealdade, traições, dramas pessoais onde o sucesso alcançado também levou a sua decaída.

O jogo é difícil? Se você está entrando agora nesse universo se prepare para passar muita raiva. A minha primeira experiência com Dark Souls 1 foi frustrante, eu achava um absurdo ter um jogo tão difícil assim e desde o primeiro jogo até alguns anos depois do lançamento do DS3 eu achava que esse jogo não era para mim. Mas quando passei a entender a proposta do jogo eu percebi que o que o torna complicado são as nossas escolhas equivocadas de luta e a falta de paciência para o aprendizado; quando você se dá conta que aprender algo é um processo longo, doloroso e que será necessário mudar de planos e convicções ao longo do caminho o jogo magicamente flui e você passar a mergulhar naquele universo. Mas de qualquer forma eu volto a lhe perguntar, valeu a pena passar por tudo isso?
Was this review helpful? Yes No Funny Award
10 Comments
oSui 16 Dec, 2021 @ 2:37pm 
Uma bela analise inaceso...Entregue-se a Escuridão :bonfire2:
Ziggy 15 Dec, 2021 @ 8:10pm 
Que venha Elden Ring e seus mais profundos mistérios!
Jill Sandwich 15 Dec, 2021 @ 4:25pm 
Menino Ziggy professor e poeta nas horas vagas! Você descreveu muitas coisas que eu sinto quando eu jogo essa franquia maravilhosa, mas que era difícil por em palavras...!
Me levou 9 anos depois de abrir o DS 1 no Xbox e levar um pau no tutorial do jogo para decidir encarar essa jornada novamente. A sensação de punição, aprendizado e recompensa que esse jogo proporciona é única...A curiosidade de ler a descrição de cada item que você pega para descobrir um pouco mais de informação. Começar uma nova NG e se deparar com coisas que passaram desapercebidas antes...Um level design que explode a cabeça (exceto o 2 kkk).
Se vale à pena?...Para cada rage, uma conquista...Terminar uma boss fight com as mãos trêmulas de tanta adrenalina e dizer: Eu consigo (Midir you are my bitch...Te vejo na próxima jornada)...E depois só zoar com os amigos...Vale cada segundo e cada centavo!!

Que venha o Elden Ring...!
Ziggy 15 Dec, 2021 @ 3:41pm 
Isso é mal de professor kkkkkkk. E sempre que leio eu corrijo alguma coisa.
metalfemale 15 Dec, 2021 @ 3:35pm 
a review ficou top :LIS_pixel_heart: só não ganhou do comentário de que é um TCC HAHAHHA
Ziggy 15 Dec, 2021 @ 2:51pm 
Eu simplesmente amo esse jogo!
Mr.John 15 Dec, 2021 @ 10:32am 
caraca mano, isso n é uma review é um TCC, saiu uma lágrima aq :praisesun:
Alexandre Reis 15 Dec, 2021 @ 8:00am 
Valeu Ziggy!
Ziggy 15 Dec, 2021 @ 7:27am 
Man...só vai! Eu fui do ódio ao amor eterno por essa franquia. E se precisar de um aliado nessa jornada estamos aqui :praisesun:
Alexandre Reis 15 Dec, 2021 @ 7:04am 
Cara, eu nunca joguei esse tipo de jogo e nunca tive vontade de jogar, mas depois de ler o seu review algo mudou em mim. Agora já estou lendo sobre o jogo e até procurando promoções visando, quem sabe, me arriscar nesse sombrio mundo do Dark Souls.

Excelente review! Parabéns! Obrigado e forte abraço.