Juniver
Rio Grande do Sul, Brazil
Currently In-Game
Hades
Artwork Showcase
Bem-vindes ao meu perfil!
Review Showcase
12.6 Hours played
Eu vou fazer uma review bem grande incluindo o episódio 1, 2 e 3, mais os dois spinoffs (heaven's gate e delirium), contém spoilers porém vou censurar sempre que for algo muito impactante mas talvez escape alguns então tome cuidado, no mais boa leitura

Avisando aqui que a steam não permite eu colocar ela inteira então vou dividir, essa é a parte 1 que encobre os episódios 1 e 2 e o spin off delirium, se quiser a segunda parte para ler vou deixar o link no final.

EPISÓDIO 1: Junk Food, Gods and Teddy Bears
Começando pelo episódio 1 ele foi um misto de terror, suspense e mistério, tudo junto mesmo. A história pra mim foi algo mais para começar mesmo, um episódio piloto mostrando quais são os personagens e regiões, falando nisso em personagens: cativantes, carismáticos e tudo de bom. Sério. Em mais ou menos de 1h30min Charlotte, Felix, Sett e etc conseguem te fazer adorar por mais pouco que apareçam (Dr. Huxley sendo um médico que resolve cirurgias com coisas tipo fita adesiva foi genial, adorei o conceito), um bom exemplo disso é a cena em que Felix é decepado e mesmo assim você fica "nossa cara..." e daí começa a tocar uma música triste com a Charlotte vendo o amigo morto e vendo toda essa cena eu fiquei "aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA" e nisso tudo acabei sentindo um pouco do que ela sentiu sabe? Mesmo não conhecendo os dois 100% eu consegui e sentir uma empatia pela situação toda, por isso que essa série é genial.
Em geral Hello Charlotte tem personagens muitos bons e o ep 1 é uma ótima maneira de introduzir todos eles, agora trocando de assunto a gameplay é simples, RGP Maker algo bom pra ir seguindo a história, fazendo puzzles e detalhe: morrer nesse jogo é muito fácil do tipo inspecionar uma coisa ali e tomar game over, recomendo salvar bastante, vai abrir porta? Save 100%.
Outra coisa que sempre cito: músicas, e caramba aqui é um caso especial: música leve, música pesada, música triste, muita coisa mesclada junta e sempre condizente com a parte da história, o momento que eu mais me pega SEMPRE é O Felix sendo decepado. Sim estou citando de novo mas puta que pariu a música em questão me pegou muito, combinou pra CARALHO
Os cenários me são bem surreais, foi pra mim um sem sentido que fez sentido, não sei como explicar mas adorei, em si o TV World é muito bem feito com cada canal sendo único.
A história aqui é algo bem introdutório na minha opinião, algo mais pra dar o gatilho de jogar o 2 e tudo mais porém tem um ponto que me faz pensar um pouco e as pílulas? Dei uma olhada na wiki e elas são mencionadas lá no ep 2 porém nada muito aprofundado, possivelmente foi uma ideia descartada de dar o gancho e continuar o jogo por aí (eu inclusive comprei o 2 e 3 pensando que ia continuar desse jeito e explicaria um pouco mais porém fui surpreendida)
Enfim, acho que é hora de contar o que eu achei do próximo episódio.

EPISÓDIO 2: Requiem Aeternam Deo
Um episódio muito bom, ele continua a história do 1 onde Charlotte consumiu o oráculo e, por três anos, se manteve adormecido. Porém no início do ep 2 o oráculo acordou e vemos o desenrolar disso junto com a vida de Charlotte, que agora vai para a escola.
O que eu mais gostei desse episódio é que ele é muito aberto a discussões, ele apresenta vários temas que podem ser usados em conversas ou reflexões sobre, não vou falar muito dos quais são porque recomendo fortemente você baixar e pensar sobre cada coisa apresentada.
Mudando de assunto história é um pouco mais concreta que a do ep 1, tem mais explicações do que são os oráculos e os pythias mas não deixa de ser uma história que tenha elementos para teorias e suposições, uma coisa que me pegou bastante foi alguns prenúncios que teve em relação ao ep 3 como o aparecimento da Scarlett Eyler, por mais que ela só foi mostrada em uma cena ali ela realmente deu as caras no ep 2. Inclusive sobre a história os finais, OS FINAIS: bom na minha opinião nenhum deles é um final 100% feliz. Acho que o mais próximo disso é o White Ending onde você não vota em ninguém e depois o Umbrella Man vem falar com a Charlotte sobre treinar seus poderes e então possivelmente reconstruir o mundo, outra coisa que ocorre após é o Seth concordando em perder sua identidade onde Charlotte não vai reconhecer mais ele e tudo mais.
Não mencionei antes mas os personagens são muito bons, tantos os antigos do ep 1 quanto do 2 (uma breve menção a C que foi com certeza um dos meus favoritos do ep 2, toda a história por trás dele é MUITO bem escrita).
Agora da parte da gameplay e etc é igual ao ep 1 mas tem um diferencial que a socialização em que você socializa com alunos mas não muda nada no resto do jogo, falar com os alunos ou escapar não faz diferença no final
As músicas são boas também, mais tristes e melancólicas, uma ou outra ali mais feliz mas sempre se mantendo em algo mais devagar.
Acho que era tudo isso que tinha pra falar, vale a pena jogar o ep 2? SIM, é de graça, não demora muito (umas 2h30min ou 3h) e te dá muito material pra refletir sobre.

Hello Charlotte: Delirium
É um spin off que segue a ideia de "como seria o mundo sem os marionetistas?" enfim mostra a Charlotte com o poder do oráculo e tudo mais, é bem bom e engraçado, vale a pena tirar uns 30min pra jogar esse spin off.

Link da parte 2: https://steamproxy.net/id/ju-as-sukkar/recommended/760890?snr=1_5_9__402
Review Showcase
34 Hours played
Deltarune é fantástico.
Sim, quero começar a análise assim pois não existe outra palavra que se enquadra melhor que essa, fantástico.
Talvez seja porque acabei criando uma história com esse jogo? Talvez.
Tá vai, é sim também por causa disso, mas o jogo é realmente muito bom!
Enfim quero contar aqui a minha história que tenho com esse jogo e ao longo disso analisando o próprio.
Em meados de 2019/2020, nos meus 13 anos, foi quando pela primeira vez decidi jogar Deltarune, anteriormente só havia visto vídeos mas nunca tinha pensado em baixá-lo.
Então fui lá e fiz o download do jogo no notebook da minha mãe, e joguei. Não me recordo quanto tempo passou mas puxa como me diverti. E não parou por aí. Na pandemia tive o azar de trocar de escola bem no início do ano então não tive oportunidade de fazer novas amizades, e as poucas que eu já tinha o único contato era pela Fortnite. Fora isso era eu e eu, ainda mais em um mundo que estava sendo completamente estraçalhado por um maldito vírus. Mas no meio de toda aquela tristeza e solidão resolvi rejogar de novo. E de novo. E de novo. Olha, não tenho o número exato de quantas vezes eu zerei o capítulo um mas garanto a vocês: foram mais de 10 vezes. Eu jogava no meu tempo livre, no meio das aulas (sim eu sei, mas algumas aulas eu não conseguia me aguentar).
E claro em termos técnicos o capítulo 1 é gostoso DEMAIS. É uma aventura rápida e bem-humorada, fácil de rejogar várias vezes e ir descobrindo pequenos segredos, ir testando coisas diferentes. Claro que é apenas 1/7 do jogo inteiro mas independentemente, é 1/7 MUITO completinho.
E então para dar um salto temporal vamos para 2021, exatamente 15 em setembro. O dia do anúncio do Capítulo 2. Nesse momento eu tinha 14 anos e de saber disso meu mundinho caiu. Até escrevendo aqui fui buscar tweets meus nessa época pra relembrar e bem... digamos que eu tinha esquecido do meu leve surto. Mas enfim, foi um momento que eu entrei em êxtase, afinal era a sequência do meu jogo favorito e iria ser de graça!? Não podia ser algo melhor. Como a maioria deve lembrar por essa época já estávamos quase chegando no final desta pandemia que assolou a humanidade nos últimos anos então no fundo do meu coração de adolescente de 14 anos aquele era um pequeno sinal que tudo iria ficar bem. Parece bobo mas saber que as coisas que eu gostava tinham de certa forma "passado" junto comigo por esse momento sombrio da história me deixou feliz. Claro que tinha muito a melhorar, a situação em si tanto para mim quanto para o mundo não eram das melhoras mas havia esperança.
Enfim, falando um pouco dos termos técnicos (sinto muito por cortar tão de repente, não soube como fazer uma transição menos brusca!) eu senti, no momento que joguei pela primeira vez até recentemente que houve um salto ENORME de qualidade entre o Capítulo 1 ao 2, não só em mecânicas quanto em história, carisma dos personagens, músicas, tudo MESMO. Claro que pelo que sei nesse novo capítulo o Toby Fox trabalhou com um número maior na equipe então era certo que coisa boa vinha aí. Só eu não esperava TANTA coisa boa.
Tenho um carinho pelo capítulo 2, tanto por ele ser um dos sinais que a vida, sim, apesar de todas as dificuldades, merece ser vivida, compartilhada e acima de tudo aproveitada da forma mais feliz possível.
Okay podem chorar se quiserem. Eu espero vocês voltarem. (Novamente peço perdão eu realmente não sei fazer transições leves.........)
E irei convocar um pequeno salto agora para... 2022? Sim, 2022. Queria apenas abrir um pequeno parênteses, agora no mesmo período de setembro mas um ano depois. Ocorreu um evento beneficiente chamado "Spamton Sweepstakes" onde quanto mais dinheiro doavam, mais itens eram desbloqueados e consequentemente pedaços nos novos capítulos. E sim, Junyver com 15 anos também deu leves surtinhos. Foi um período curto mas bem legal de se estar lá, ansiosamente esperando desbloquearam novas coisas para ir atrás.
E então agora sim vou dar o "último" salto, agora para Abril de 2025. (Coloco entre aspas como o "último salto" pois possivelmente irei retornar aqui quando os próximos capítulos estrearem).
Entre essa distância de tempo, provavelmente a maior, atingi os 18 anos então sim, bastante coisa mudou.
Mas é claro que quando vi que foi lançado o trailer dos Capítulos 3 e 4 era como se tivesse retornado aos 14 anos. Foi mágico, principalmente em ver o timer descendo dia após dia. Então quando chegou a zero e o jogo lançou na steam na mesma hora comprei, uma forma minha de "devolver" ao Toby Fox o quanto me diverti jogando os dois primeiros capítulos.
Então quando tive a oportunidade de jogar novamente a história de Deltarune após 4 anos não nego que foi um surto de felicidade. Depois de esperar tanto tempo, ver que ambos os Capítulos 3 e 4 não só tinham superados minhas expectativas como também eram EXTREMAMENTE BONS me deixou com ainda mais esperança de tudo que virá pela frente produzido pelo Toby Fox.
Vou dar uma breve descrição de ambos os capítulos porém irei poupar spoilers pois o melhor mesmo sempre é jogar por conta própria. Mas para quem já estiver familiarizado com o jogo eu percebo o quanto valeu a pena ter essa demora, em si não experienciei nenhum bug ou nada que me prejudicasse, tudo está muito bem nivelado. Em questão de gráficos, música, personagens eu realmente quero frisar que por todo esse tempo tudo foi MUITO mas MUITO caprichado então é difícil que você saia depois de uma jogatina sem se apegar ao mundo novamente. Coisa que sim, vai acontecer. Eu estou nessa altura do campeonato rejogando para fazer o 100% e também para fazer a outra rota mas olha o fator replay desses dois capítulos são tão bons quanto os dois anteriores.
E é claro, tem muita teoria pra fazer. Tenho certeza que nesse próximo "ano" que ficarmos sem um novo capítulo ainda assim terão coisas que a comunidade irá descobrir e compartilhar. Esse jogo é incrivelmente completo.
Por enquanto, esse vai ser o fim da review! Também gostaria de continuar descrevendo mais e mais sobre esse jogo porém por enquanto teremos que esperar por mais um tempinho até que Deltarune esteja completinho. Mas já digo com uma grande antecedência de aproximadamente 5 anos (e contando) que esse se tornou mais um dos meus jogos favoritos, o tipo de jogo que eu sempre recomendarei.
No mais esperarei ansiosamente a continuação dessa jornada e sempre que algo novo lançar irei complementar aqui nesta review para deixá-la o mais completa possível. Então a todos que leram até aqui no final meus profundos agradecimentos, de coração, por terem a paciência de ler todo esse textão aqui. Espero que tenham gostado tanto quando eu gostei de escrevê-lo. E para me despedir brevemente vou colocar aqui como sempre gosto de dizer: atéééé!!
Featured Artwork Showcase
Feito por @wolfn.ess no insta!
1
Recent Activity
10 hrs on record
Currently In-Game
4.5 hrs on record
last played on 23 Jan
19.2 hrs on record
last played on 19 Jan
Comments
hananbanana 8 Jan @ 2:00pm 
furrys com bolsonaro
Marcy 3 Jan @ 6:18am 
O maduro foi preso e a próxima vai ser vc
Rio 2 Jan @ 9:35pm 
Eu e casca de bala! :steamhappy:
a terrível 25 Oct, 2025 @ 9:14pm 
:happy_cats: