Gabrel
Brazil
 
 
:headcrab: <- Lamarr
Zurzeit online
Artworks
Rezensionen
17,8 Stunden gespielt
EM DEFESA DE DEAD SPACE 3

(Baseado na minha opinião e experiência com o jogo)

DS1/DS2
Os 2 primeiros jogos de Dead Space são e sempre foram jogos de terror no estilo Survival Horror, diria que são até essenciais pra quem curte o gênero. DS1 foi um jogo que, de primeira, eu demorei para engatar, mas assim que peguei as mecânicas e foquei na história, ele ficou muito mais legal. Particularmente, acho que a gameplay dele é bem "truncada", o Isaac realmente parece um tanque e os ataques são bem lentos, mas nada que acabe com o jogo.

Levei um bom tempo para querer continuar o primeiro, mas quando voltei a jogar e zerei o jogo, não poderia desejar mais uma sequência. DS2 foi incrivelmente maravilhoso. Não esperava me divertir tanto com o jogo. Ele faz tudo que uma boa continuação deve fazer: a gameplay é muito mais fluída e rápida, traz novos inimigos marcantes, novos personagens, novas mecânicas e, além disso, conclui o arco do Isaac de uma maneira astronômica!

Assim que zerei Dead Space 2, fiquei com aquele gostinho de... "Quero mais" e, ao mesmo tempo, "Por favor, não continue, vai estragar". Senti isso ainda mais depois de saber o quanto o terceiro era odiado, mas o 2 tinha passado muito rápido, eu queria mais e o 3 estava baratinho... Não resisti.

DEAD SPACE 3
O início do jogo me desanimou um pouquinho, é muito diferente da essência original e às vezes parece até outro jogo. O novo estilo visual do HUD das bancadas e dos Suit Kiosk também contribuiu para essa sensação (inclusive, acho bem feio), mas não deixei essas coisas me abalarem e segui jogando.

Após zerar DS3, venho aqui com muito desconforto, no meio desse oceano de ódio, frustração, reembolsos e reviews negativas, dizer que... adorei o jogo.

PRÓS E CONTRAS
Vou iniciar falando sobre o que há de ruim antes de começar a me explicar.

A EA. A EA é simplesmente um dos maiores problemas do jogo. Este é o tipo de jogo dela em que você paga por recursos. Obviamente, você não precisa (e devia ser até crime se precisasse), mas infelizmente parece ser o único jeito de farmar bem, principalmente para alcançar conquistas de conseguir todas as peças.

O jogo possui um coop que não cheguei a testar, mas está presente em toda a campanha. Mesmo no singleplayer, você encontra duas estações de escalada, e os puzzles são quase sempre feitos para duas pessoas, o que faz você pensar por dois. Além disso, nos DS1 e DS2, você sempre teve 4 slots de arma, mas aqui, como pode jogar com um amigo, você só tem no máximo duas armas, mesmo estando sozinho, o que diminui a variedade do combate e te força a escolher entre uma delas ao fabricar uma arma nova.

Lembra que os 2 primeiros eram de terror? Bem, isso muda um pouquinho. Agora, os cenários são mais abertos e menos claustrofóbicos, e há inimigos humanos, soldados em específico. Assim, o jogo acaba se transformando em várias partes num jogo de tiro em terceira pessoa, uma das maiores reclamações do jogo, já que ele não assusta tanto.

O jogo também perde muito do elemento de sobrevivência. Ainda é possível manusear o inventário, mas é bem mais raso. Não que antes você pudesse examinar ou combinar itens, mas aqui serve muito mais como uma simples bolsa. Não sei se é algo proposital ou se a dificuldade estava baixa demais (joguei no normal), mas o jogo não parava de me lotar de cura, chegou a dar raiva. Não tinha espaço pra munição e o boneco quase não levava dano.

Depois de toda essa aniquilação, fica até complicado falar o que o jogo faz bem, mas juro que posso esclarecer tudo.

Sobre a questão de não ser mais de terror, acredito que era um caminho impossível de manter como os outros. A mesma coisa aconteceu com Resident Evil, do 4 pra frente os jogos foram ficando cada vez mais "Vingadores". Porém, acredito que aqui em Dead Space essa mudança funciona bem pra caramba! A história estava ficando cada vez mais complexa já no 2, o efeito "Mais e Maior" já estava predestinado a acontecer quando lutamos com o Hive Mind no primeiro jogo, superar a grandiosidade do anterior seria inevitável. Além disso, sai da mesmice dos corredores escuros e Necromorphs saindo dos dutos.

A gameplay aqui é praticamente igual a do 2, por mais que acredite que ela seja levemente mais lisa. Agora você pode fazer novas armas a partir de peças, isso acrescenta na mudança de mecânicas, mas tem aqueles probleminhas que mencionei antes.

HISTÓRIA
O que me encantou de verdade foi a história do jogo. Ela é bem mais complexa do que a do 1 ou a do 2, principalmente porque este jogo tem a proposta de encerrar a trilogia, o que é um trabalho bem difícil. Por mais que queira me aprofundar bastante na história, não quero entrar tanto nos spoilers. Portanto, vou fazer apenas algumas citações e contar alguns detalhes que não vão afetar muito.

De início, pareceu que eles iam cometer o maior erro da franquia Alien, que seria matar no início do 3 os personagens apresentados no 2, mas ainda bem que aqui foi diferente. A campanha do jogo é até grandinha, e eu achei que funcionou bem. Ela não pausa para esclarecer as coisas, você tem seu objetivo, você luta por ele até o fim.

A história segue a equipe principal composta inicialmente por 6 personagens. Não é difícil imaginar o que acontece com a maioria, tirando os principais, o resto é bem rasinho, mas você sabe que cada um tem sua função. Depois do arco do Isaac e da Nicole ser encerrado no segundo jogo, pensei que fosse ser no mínimo complicado fazer o Isaac parecer a mesma pessoa, mas eles conseguiram. Você entende que ele mudou, que ele cresceu, ele tem novos objetivos, novos medos e novos problemas.

O final é realmente aquela coisa enorme, muito maior do que os outros. Não tenho tanto problema com essas partes com muita ação, porque de certa forma, era isso que eu queria ter visto mais no 2. Adoro quando você está lá, despreocupado andando por aí, e de repente aparece um bicho enorme, metade da nave explode e você sai girando, tendo que se agarrar em alguma coisa enquanto desvia de destroços... Fiquei torcendo por mais sequências assim no 2, e o 3 tem de sobra.

Vai parecer bobagem, mas uma cutscene na sequência final do jogo quase me fez chorar KKKKKK. Não foi aquela vontade poderosa de desabar, foi aquela ardidinha no olho, sabe? Realmente não esperava me apegar tanto com esses personagens, mas esses 2 últimos jogos conseguiram me manter interessado nessa história até o último minuto.

O final do jogo encerra totalmente tudo que você vê desde o primeiro... Bem, pelo menos o final da campanha principal...

Se você pretende jogar o game, PASSE LONGE DA DLC AWAKENED, de verdade, se possível nem veja o que acontece, ela simplesmente caga pro final do jogo e já manda o "Mais e Maior" na sua cara de novo, mesmo depois de ter acabado! Além de cuspir totalmente na cara do "mistério" que sobra depois que você zera.

VOCÊ DEVE COMPRAR?
Falando sincero com você aqui agora, se você gosta bastante de Survival Horror, os 2 primeiros são uma recomendação fácil, já o terceiro... Eu te diria para dar uma chance. Se você for o fanático do terror, tá, pronto, aí talvez esse não seja pra você, agora se você não se importa muito com as pequenas mudanças, e quer continuar a história do Isaac, aí eu definitivamente te recomendo o jogo.

Para Dead Space 3, eu dou uma nota 7/10.
Kürzliche Aktivitäten
20 Std. insgesamt
zuletzt gespielt am 21. Dez.
1.763 Std. insgesamt
zuletzt gespielt am 21. Dez.
1 Std. insgesamt
zuletzt gespielt am 20. Dez.
Errungenschaften   1 von 75
76561199575557148 4. Juli um 15:09 
yana l'arbi yaah weld l'ghaba wa l'hjel dellali
Filpo 30. Juni um 18:10 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⡠⢤⣀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⡠⠤⢎⡴⠶⠦⠙⣄⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⡰⢠⠃⣾⡇⠘⠿⢶⢸⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⡇⡞⢰⣿⣿⣶⣶⠀⠚⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⡗⢰⡿⠋⠛⢿⠏⡼⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠈⠐⠒⢇⣛⠡⠊⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Khazzyr 29. Sep. 2023 um 15:09 
░░░░░░░░░░░█▀▀░░█░░░░░░
░░░░░░▄▀▀▀▀░░░░░█▄▄░░░░
░░░░░░█░█░░░░░░░░░░▐░░░
░░░░░░▐▐░░░░░░░░░▄░▐░░░
░░░░░░█░░░░░░░░▄▀▀░▐░░░
░░░░▄▀░░░░░░░░▐░▄▄▀░░░░
░░▄▀░░░▐░░░░░█▄▀░▐░░░░░
░░█░░░▐░░░░░░░░▄░█░░░░░
░░░█▄░░▀▄░░░░▄▀▐░█░░░░░
░░░█▐▀▀▀░▀▀▀▀░░▐░█░░░░░
░░▐█▐▄░░▀░░░░░░▐░█▄▄░░░
░░░▀▀▄░░░░░░░░▄▐▄▄▄▀░░░
░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░
Khazzyr 22. Dez. 2022 um 7:51 
⠀⠀⠀⣠⡶⠛⠛⠳⢦⡀⠀⢀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⢰⡏⠀⣴⣶⡄⠈⣷⠀⢸⡆⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠘⣧⡀⠙⠛⠷⣤⣟⠀⢸⡇⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠈⠛⠶⠶⠞⠋⠙⢷⣾⡁⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣀⣀⣶⣿⣿⣿⣶⡄⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠠⣄⣾⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠾⡟⢶⣿⣿⡆⠀
⠀⠀⠀⠀⢹⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠋⠀⣧⣼⣿⣟⠁⠀
⠀⠀⠀⠀⠘⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣇⣠⣿⣿⣿⡟⠀⠀
⠀⢀⣤⣶⣾⣿⣿⠻⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡿⠋⠀
⠀⣾⠏⣰⣿⣣⢹⣷⢹⣿⣿⡟⠛⠻⠟⠁⠀
⠀⢿⣇⠻⠿⠇⣸⡟⠈⣿⠿⡇⠀⠀⠀⠀⠀
⣀⣀⣙⣿⣶⣿⣋⣀⣀⣀⣀⣱⣀⣀⣀⣀⣀⣀⣀⣀
Gabrel 21. Okt. 2022 um 20:09 
🤡
GuZinho 21. Okt. 2022 um 20:06 
a