SrJustt
Silva, Matheus   Belem, Para, Brazil
 
 
"Antes de julgar e se estressar com atitudes alheias que consideras desagradáveis, lembre-se que ninguém se corrompe voluntariamente, ou faz o mal pensando ser mal. Todas as pessoas alimentam vícios, sem nem perceber, por anos e anos, influenciados pelo meio e ignorantes dos pensamentos reflexivos. É nosso dever buscar entender porque todos fazem o que fazem. Deixe os julgamentos para os pobres de espírito - estes que também devem ser entendidos"
Currently Offline
Featured Artwork Showcase
Completionist Showcase
Review Showcase
31 Hours played
====== GAMEPLAY ======
Foram em torno de 20 horas de gameplay até a platina (por algum motivo a steam contabilizou apenas 14). Dredge foi um jogo muito competente durante toda a minha jornada, pescar peixes esquisitos e perigosos ao mesmo tempo que desvenda todos os mistérios e enigmas por trás desse pequeno arquipélago foi uma experiência maravilhosa. A variedade de peixes, a temática das ilhas e todo o clima de drama, suspense e mistério que o jogo deixa no ar são instigantes DEMAIS para, pelo menos, terminar o jogo em todos os finais. A mecânica de suspense e imersão do jogador que a Black salt desenvolveu para esse jogo é surreal, ter uma manhã e um final da tarde produtivos e ver a noite como um momento de grande NECESSIDADE de se recolher visto tooooodo o aparato de mecânicas e dinâmicas que o jogo te impõe é surreal e condiz muito com a realidade - cá entre nós, você (e eu) é a última pessoa que vai querer se aventurar em mar aberto em um pequeno barco as 3 da manhã, com uma neblina surreal e vários monstros e aparições a espreita. Ademais, dredge também se mostrou muito competente em te dar vontade de continuar jogando, mesmo depois de terminar a história tive muita vontade de desvendar outros mistérios, fazer missões secundárias e pescar todas as espécies de peixes.
====== HISTÓRIA ======
Simplesmente o ponto alto do jogo, O MINDBLOWING. Com toda o competente suspense e o mistério que a desenvolvedora trouxe para o jogo, era de se esperar que a história desse game fosse ser trabalhada e marcante, mas superou minhas expectativas. Forçar o jogador a procurar em vários locais e com vários npcs mais sobre a história pode ser um pouco tedioso, mas DREDGE faz isso ser uma vontade do próprio jogador, uma necessidade! Traz imersão, traz profundidade e desenvolvimento de muitos personagens. A escolha do tema de pescaria e mar foi um tiro no escuro MUITO bem acertado por parte da Black salt, existe um mistério, um medo e um receio do mar e do oceano - talvez sua grandeza e seu perigo sejam amedrontadores por natureza - e unir tudo isso a uma história fantasiosa - fazendo conexão com as famosas histórias de pescador - transformou DREDGE naquilo que é. O frio na espinha, a necessidade de investigador que te é colocada, o receio do novo e, principalmente, o apego com aquilo que se foi. Porém, como tudo na vida, nem tudo são flores em dredge, todo o mistério e a característica de "poucas palavras/palavras enigmáticas" que permeia todo o jogo o deixa sem aparado base, quero dizer que não há uma boa explicação ou detalhes que dêem BASE para tudo que é colocado no jogo, apenas partimos de um acontecimento que nos apresenta questões que simplesmente são misteriosas e bola para frente, como se não importasse a ORIGEM de tudo. spoiler:Como a origem do leviatã e qual seus motivos e propósitos, uma explicação da relação do livro carmesin com o cthulu, com a magia negra, o passado daquele livro (antes dele ir parar em nossas mãos), mais sobre o ecossistema e o porquê de justamente AQUELE território ser alvo de toda a magia/mutação que têm e muitos outros.
====== JOGABILIDADE ======
As coisas em dregde são simples e bem feitas, a dinâmica de controles é agradável e o jogo não tem uma curva de aprendizado tão grotesca assim, pelo contrário, é até simples. As mecânicas de habilidades, de manipulação de peixes (estragar ou não, vender ou não, características especiais de peixes pescados) trás um tom de realismo para o jogo, assim como poder quebrar seu barco ao bater em rochas e afins (em certos momentos isso é exagerado, qualquer toque mínimo já é capaz de quase te imobilizar se você tiver azar). Agora algo que senti falta foi uma dinâmica melhor (ou mais variada) para pescar os peixes, algo que fosse consoante com suas características naturais, uma pesca mais meticulosa para peixes mais ariscos/medrosos e uma pesca mais bruta para peixes grandes ou agressivos, além de interações com outros tipos de peixes como baleias, tubarões maiores e outros que estão dentro do jogo spoiler:como interações com o moby dc que está dentro do jogo, o kraken da bacia estelar, o leviatã e muitos outros animais maiores que fogem do padrão de peixes menores ou inofensivos ao jogador.. Ademais, o jogo é bem polido, mas encontrei alguns bugs de texturas e, principalmente, um mau controle de câmera em ambientes pequenos e ao desancorar o barco de portos muito pequenos, como na própria ilha da pedra negra.
====== GRÁFICOS ======
Um ponto muito forte que o jogo têm, os gráficos não são de um tripe A, porém são muito competentes e são completamente capazes de fazer dredge ser um jogo bonito e, em vários momentos, contemplativo. É claro que assim como um pôr do sol invejável e paisagens exuberantes durante o dia, a noite consegue ser igualmente intimidadora e dramática, toda a atmosfera criada durante esse momento do dia instiga, prende e submerge o jogador em um mar de emoções: O drama de se ver sozinho em um mar aberto dentro de uma neblina densa e cheio de monstros (que nessa ocasião são reais o suficiente para você), o suspense de não saber o que te espera no fundo do mar (a morte? tesouros? a vida?), a apreensão de ter de voltar e se abrigar em algum lugar, o alívio de chegar são e salvo em terra firme, o mistério que paira em você e a dúvida de tudo e todos ao teu redor. Gráficos coloridos, paletas de cor vibrantes e, é óbvio, brutas quando é necessário, um jogo agradável e imersivo graças, em boa parte, a sua propriedade gráfica.
====== TRILHA SONORA ======
O jogo brilha aqui mais uma vez. O quê seria de todo o clima de suspense e mistério que o jogo te dá se não te submerge com uma tilha sonora adequada? Chega a ser cômico a dualidade do clima do dia se comparado com o clima da noite, dredge trás aqui sempre aquela temática que perpassa a humanidade desde seus primórdios a noite é perigosa e há monstros lá fora, se proteja e espere um novo amanhecer, e faz isso de uma maneria estupidamente boa utilizando das trilhas clássicas e contemplativas durante o amanhecer e as linhas dramáticas e melancólicas com o cair da noite. Não se teria um bom jogo sem uma boa música, não se teria um dredge sem boas linhas de horror que fossem capazes de transmitir todo o clima Lovecraftiano que essa obra tem para te receber de mãos (ou nadadeiras) abertas.
====== CONCLUSÃO ======
Não tive a oportunidade de zerar dredge pela primeira vez em um pc, foi pelo youtube (sei que me entende :p) e mesmo assim não perdi a vontade e me surpreendi com a experiência de VIVER o jogo, não apenas assisto-lo. Uma sinceridade: O jogo é muito bom, mas é curto demais (história e até 100%), aproximadamente 6h de lore te deixão com um amargo de "cadê o resto?" na boca, a falta de base para a história como mencionei no tópico a respeito intensifica ainda mais esse gosto, além de estar bem caro na steam. Apesar de tais por menores, dredge é um jogo especial em tudo que pode oferecer, o jogo é muito bem arquitetado, invejavelmente profundo e incrivelmente complexo em todos os seus níveis, Um jogo que vale muito a pena relaxar a cabeça e perceber todas as nuances e mistérios, todos os seus pontos fortes e seus erros, um jogo para se viver na pele.
Originally posted by Silva, Matheus:
Dregde é uma viagem emocional por um mar de dúvidas, reencontro com o passado e a superação daquilo que te aflinge, tudo isso com um toque de pescaria, muita água, e, acima de tudo, é um convite a uma reflexão: Até onde você é capaz de ir por aquilo que deseja?.
Para alguns, o mar pode parecer um lugar vazio e solitário, mas quando se aprende o verdadeiro valor de tudo que te cerca, você percebe o quão rico é por ter isso para si
Recent Activity
388 hrs on record
last played on 6 Nov
64 hrs on record
last played on 5 Nov
12.3 hrs on record
last played on 5 Nov
Comments
caio franco couto 18 Feb, 2021 @ 5:01am 
⡴⠑⡄⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⣀⣀⣤⣤⣤⣀⡀
⠸⡇⠀⠿⡀⠀⠀⠀⣀⡴⢿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣷⣦⡀
⠀⠀⠀⠀⠑⢄⣠⠾⠁⣀⣄⡈⠙⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣆
⠀⠀⠀⠀⢀⡀⠁⠀⠀⠈⠙⠛⠂⠈⣿⣿⣿⣿⣿⠿⡿⢿⣆
⠀⠀⠀⢀⡾⣁⣀⠀⠴⠂⠙⣗⡀⠀⢻⣿⣿⠭⢤⣴⣦⣤⣹⠀⠀⠀⢀⢴⣶⣆
⠀⠀⢀⣾⣿⣿⣿⣷⣮⣽⣾⣿⣥⣴⣿⣿⡿⢂⠔⢚⡿⢿⣿⣦⣴⣾⠸⣼⡿
⠀⢀⡞⠁⠙⠻⠿⠟⠉⠀⠛⢹⣿⣿⣿⣿⣿⣌⢤⣼⣿⣾⣿⡟⠉
⠀⣾⣷⣶⠇⠀⠀⣤⣄⣀⡀⠈⠻⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡇
⠀⠉⠈⠉⠀⠀⢦⡈⢻⣿⣿⣿⣶⣶⣶⣶⣤⣽⡹⣿⣿⣿⣿⡇
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠉⠲⣽⡻⢿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣷⣜⣿⣿⣿⡇
⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⢸⣿⣿⣷⣶⣮⣭⣽⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠇
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣀⣀⣈⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠇
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠃