7 people found this review helpful
Recommended
0.0 hrs last two weeks / 4.7 hrs on record (4.5 hrs at review time)
Posted: 14 Apr @ 4:15pm

O mais puro estro musical.
 
estro
substantivo masculino
1.biologia
 m.q. CIO.
2.
entusiasmo artístico, riqueza de criação, gênio criador, inspiração.
 
 Uma obra atemporal, debatendo muito além de paisagens exuberantes, experiências psicodélicas e acordes. The Artful Escape é a reflexão de um ser sobre sua própria existência, a transformação de um indivíduo sufocado pelas expectativas de outrem. A libertação de Francis de um passado que ele jamais quis reviver.

O enredo
 Morando em Calypso, Francis Vendetti se viu forçado a seguir os passos do seu famoso tio Johnson Vendetti, um músico folk, tio esse reverenciado na cidade por seu grande talento e sua morte abrupta. Francis se vê preso à um passado egoísta pelo qual ele não sente inspiração até a noite anterior ao seu primeiro show quando é visitado por uma criatura galática. Francis se lança em uma aventura espacial podendo finalmente encontrar sua verdadeira personalidade como um prodígio da guitarra. Com solos espalhafatosos e melodiosos, ele se revela um verdadeiro showman capaz de revolucionar civilizações intergaláticas e agradar até mesmo ao mais exigente dos alienígenas com a maestria dos seus "10 porquinhos". A escolha, proposital creio eu, de um universo alienígena reflete o quão deslocado Francis se sente na carreira folk.

A arte
 Tal qual a arte sobrenatural de Roger Dean[www.google.com], The Artful Escape flerta sobejamente com a criatividade, dando vida à paisagens exuberantes e matizadas. Vagando por ambientes alienígenas que ignoram a lógica e recheiam a tela de cores, o jogo reflete em seus cenários a transformação interna pela qual Francis passa. O abuso de lasers, fogos e iluminação são uma obra à parte, orquestrados por Violetta, uma personagem enigmática que, na minha singela opinião, deveria ter sido melhor explorada.

A jogabilidade
 Simplória perante a grandiosidade do restante dos aspectos do jogo. Para mim, The Artful Escape se propõe a ser muito mais uma experiência do que um jogo propriamente dito. Uma aventura relaxante e extasiante usando a estrutura de jogos plataforma, o jogador enfrentará obstáculos bastante fáceis enquanto desliza pelos cenários tocando riffs trazendo vida de volta aos alienígenas. Os ditos "puzzles musicais" seguem a mesma estrutura de Genius, exigindo que o jogador siga uma ordem correta de acordes à serem tocados. Eu disse "puzzles porque os mesmos estão bem longe de serem minimamente desafiadores.

A trilha sonora
 O ápice da obra, o crème de la crème. The Artful Escape é em sua essência uma criação artística musical refletindo o desabrochar de um músico desbravando sua própria personalidade. As trilhas sonoras casam muito bem com a fluidez dos cenários e ganham seu brilhantismo durante as "batalhas", aonde os acordes da guitarra se entrelaçam com a trilha de fundo.

Consideração final
 Assim como outras obras que tive o deleite de jogar, não daria uma nota mas sim diria que é uma experiência única pela qual você precisa se permitir. Facilmente entrou para minha lista (bastante restrita) de "Jogos da minha vida". The Artful Escape dura em torno de 5 horas, porém o júbilo que ele proporciona vai durar alguns dias.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
1 Comments
Gonbak 14 Apr @ 6:02pm 
Essa experiência foi algo além do meu poder cósmico de Worblewerd onde criamos idiomas a cada 3 horas. De fato é uma experiência unica na vida de cada e todos deveriam poder apreciar essa arte. Ao fim, um vazio após finalizar por saber que não terei mais a mesma experiência contudo, feliz por ter vivido essa e para sempre estará em minha memória e essência.