23
Products
reviewed
0
Products
in account

Recent reviews by Format 67

< 1  2  3 >
Showing 1-10 of 23 entries
15 people found this review helpful
1 person found this review funny
45.5 hrs on record
Early Access Review
Antes de comprar, lembre-se que o jogo ainda está em Early Access, mas deveria mesmo estar era mesmo em closed beta ou até mesmo alpha testing, segue sendo muito cru no momento deste review.

E primeiro de tudo, esse jogo não é um Deep Rock Galactic, nem Tarkov, muito menos Rust ou qualquer outro PvE co-op looter shooter por aí.

Pois bem, indo ao ponto, o conceito do Forever Winter é irado, você é um rato tentando levar sustento pro seu monte de escombros enquanto uma guerra eterna rola lá fora, morar debaixo das cinzas parece viável e confortável se você aguentar o cheiro, então não pense que esse jogo é um FPS comum, é um extraction looter com mecânicas de shooter.

80% do tempo você só observa o mundo pegar fogo, o pau quebrando, geral se matando caindo na porrada, e quando o frevo anda um pouco pra lá cê vai e cata uns itens aqui, ali, e eventualmente mata alguma pobre alma que ficou pra trás atrapalhando seu serviço de limpeza.

Piadas e conceitos metafóricos a parte, as primeiras 12 horas de jogo são difíceis, depois que você aprende a contornar as situações e percebe que morrer e perder o loot faz parte, tendo a chance de voltar onde morreu pra recuperar parte do que foi perdido depois, assim deixa de ser um jogo tenso pra virar um PvE irado. A galera reclama da mecânica de água (a cada 24h um barril de água é consumido e ao zerar o timer o seu esconderijo reseta perdendo todo loot, dinheiro etc) mas depois de pegar o primeiro backpack (ou rig, se preferir chamar assim) que lhe permite carregar mais de 2 items grandes fica muito fácil farmar água, em 16h de jogo eu já tinha o suficiente pra 70 dias tranquilo sem jogar. A MECÂNICA DE ÁGUA FOI CORRIGIDA, FINALMENTE.

Eventualmente os devs prometeram mudar isso E MUDARAM, mesmo o jogo sendo feito pra ser difícil mesmo tem que ter umas paradas bizarras dessas pra forçar a sobrevivência e pelo menos não é mais um timer offline, em vários momentos eu me vi jogando itens fora pra farmar paradas mais essenciais pro progresso geral no longo prazo, numa guerra não seria diferente, aposto, mas graças a deus é um jogo apenas.

Quanto ao que interessa em questão de otimização, o jogo peca, e peca firme, tenho uma 6600xt e um Ryzen 5 e to tendo que jogar no médio com 60% de resolução dinâmica pela má otimização do momento, por isso acredito que não deveria nem estar em Early Access, é muito janky a movimentação dos elementos globais, os NPCs colidem e saem voando em conflito, tem picos de lag absurdos devido ao spawn aleatorio de NPCs fora do campo de visão, rola também de spawnar NPCs em cima de você aleatóriamente causando insta-kill, mas acredito que tudo isso seja resolvido no decorrer do tempo, não era pra lançar esse jogo agora assim.

Mas como acredito na Fun Dog Studios, os caras prometeram e cumpriram tudo até o momento, boto fé que o jogo tem potencial pra ser muito melhor do que já é, vale cada centavo, e olha que eu jogo singleplayer, nem tentei co-op ainda.

Com 30h de jogo se você não tiver poder de fogo suficiente pra limpar o mapa sozinho, e água suficiente pra meses sem jogar, tenho apenas que dizer pra você GIT GUD.

Dinheiro e armas são relativamente fáceis de se obter depois de quebrar a barreira das primeiras horas de jogo, reparar e até recuperar as encontradas no campo de batalha por aí é molezinha também, as quests te dropam recursos tranquilamente e os mapas são absolutamente bem detalhados, a lore e a artwork do jogo ainda não foram 100% criados/implementados então tem muito conteúdo por vir ainda, conforme os devs falaram (e falam ainda) nas live antes de cada update.

Jogasso, compre sem medo, apesar da péssima otimização (até o momento nov/24) é uma absoluta hidden gem em fermentação.

10/10.
Posted 19 October, 2024. Last edited 7 March.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
24 people found this review helpful
61.6 hrs on record
DO NOT BUY, EA IS ABOUT TO ADD KERNEL LEVEL ANTI-CHEAT

The next update gonna add the EA Anti-cheat to the game, therefore making the game unplayable on Linux and SteamOS, also making it extremely invasive by adding a rootkit to spy on your system registry, they claim its safe, but ALWAYS DO NOT TRUST big corporations with your personal data.

The game itself has its cons and pros, but I'm out, I'll be back into DiRT Rally 2.0 since its still better technically to WRC23 in many aspects. For WRC fans this game is good, but for motorsports addicts its waaaaay behind DR2.0.

Next update gonna be a mess, I refuse to install any software who spies on my data simply "to make leaderboards safe", thats no excuse, banning cheaters can be done easily by looking at the leaderboards, not by adding bloatware to an already performance lacking game.

RIP Codemasters, EA played us, they sold the game incomplete from beginning and now changes the deal.

I can't recommend to anyone this game until this situation is reversed.
Posted 17 May, 2024.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
262 people found this review helpful
13 people found this review funny
7
7
2
4
22.7 hrs on record (16.9 hrs at review time)
Honestamente? Quem recomenda esse jogo no estado atual está mentindo ou não gosta de jogos de corrida, sério.

Eu paguei 300 reais para que você não tenha que pagar, nem se dê o trabalho de jogar no Gamepass, compre outro simcade, é melhor pra sua sanidade.

5~6 anos de desenvolvimento pra essa porcaria? É um downgrade visual do FH5 forte, consegue ser a mistura de Project Cars com Gran Turismo sem acertar nenhum ponto positivo de nenhum dos rivais, lamentável, a IA te bate e te ignora como se você não estivesse na pista, os upgrades de cada carro são travados através de grinds eternos, e olha que são +500 carros, então dane-se você e sua vida se não tiver tempo pra correr no mínimo 1000 voltas em Spa-Francochamps com cada carro.

É rídiculo, os glitches visuais, a falta de otimização dos renders, até mesmo rodando num conjunto padrão dos dias atuais (Ryzen 5 5600/ AMD 6600XT) e armazenado em um SSDm2 ele continua desaparencedo texturas no meio da corrida. Eu achei que a classificação de skill e safety rate do multiplayer seria algo maneiro, muito pelo contrário, não serve de porcaria nenhuma, muito menos o sistema de punição que não entende AINDA quem é o culpado em caso de colisão e simplesmente sai distribuindo time penalty a rodo pro primeiro que vê,

Singleplayer fraco, campanha sem nenhum apelo, tu corre com carros de cada classe em meia dúzia de pista e aí depois parte pra outra classe, repete, e no fim correr com GT3, GT4, WTCC e LMP1 em provas de longa duração que é bom nada, não tem como ajustar a quantidade de voltas na campanha, dá pra completar as provas sem fazer um pitstop sequer se você souber gerenciar os pneus.

- Os carros da Formula Drift que apareceram nos trailers? Inexistentes.
- Nurburgring Nordscheiffe? Só o circuito de GP, o resto dos 14km meia noite eu te conto.
- Tem carros tipo Lancer Evo VI e Silvia S15 que ainda usam viewmodel de 15 anos atrás, puta absurdo de reciclagem mal feita.
- Menus muito mal feitos, onde que fica o botão de restart? Dentro do menu de Sair.
- Não tem mais os gráficos de dinamômetro, como você sabe qual o RPM ideal pra passar as marchas? Mágica.
- Mecânica de PowerShifting? Removeram "pelo equilíbrio", coloque caixas de marcha de corrida se quiser remover o delay de UM SEGUNDO entre engatar uma marcha e soltar a embreagem.
- Catálogo de carros bizarro, removeram alguns ícones de corrida pra por meia dúzia de treco nada a ver com circuit racing, totalmente sem noção.
- Crashes aleatórios, do nada você aperta um botão aleatório ou abre um menu e o jogo simplesmente fecha de graça.
- Horas pra configurar decentemente um volante (No meu caso, Logitech G29). ou você aprende o que cada slider faz ou fica sem feedback nenhum da pista
- Áudio sem masterização ambiental nenhuma, mesmo jogando com fones Sennheiser HD26.

Enquanto a maioria dos problemas não forem corrigidos eu não vou olhar direito pra essa compra, vou voltar a jogar meu DiRT Rally 2.0 que me divirto mais.

Ah, as três únicas coisas razoavelmente boas são o clima dinâmico, mais opções de fine tuning de suspensão e a física em sí, o resto? Esquece.

É da Turn10 mas tá parecendo obra da EA Games, queria eu que o The Crew Motorfest viesse logo pra Steam depois dessa decepção.
Posted 13 October, 2023. Last edited 13 October, 2023.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
6 people found this review helpful
1 person found this review funny
47.0 hrs on record (47.0 hrs at review time)
Eu sugiro muito fortemente que você compre esse jogo antes que a EA lance o próximo WRC e deliste da Steam como fez silenciosamente com os F1 do 2021 pra trás, com o DiRT Rally 1 e o DiRT 4, sério, aproveite essa promoção atual de 16 reais do jogo completo com DLCs e o escambau e guarde na sua conta o melhor simulador de rally já feito até os dias de hoje.

Anos luz melhor que o WRC 10 e o Generations, anos luz superior a qualquer mod pra Assetto e derivados, só perde não irônicamente pro clássico Richard Burns Rally, aquele não tem como, se você é realmente fã de rally, hillclimb e rallycross, DiRT Rally 2.0 é um prato cheio.

Gráficos, imersão, suporte a controles e volantes, até material custom, infelizmente não é o jogo pra ser jogado no teclado muito menos por casuais no controle, a linha de aprendizado é tensa e real, cada tipo de tração e mistura do solo requer um estilo de direção diferente.

Piadas a parte

Sem brincadeira, aproveite enquanto a EA está sendo boazinha com a Codemasters, daqui pra frente no próximo WRC é só ladeira abaixo pique square left triple caution don't cut over bumps após vir de uma sequência de 100 over crests flatouts a mais de 220km/h.

Ou seja, não vai dar tempo de freiar, e vai ser feia a pancada.
Posted 18 September, 2023.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
1 person found this review helpful
570.4 hrs on record (481.2 hrs at review time)
Eu gostaria de dizer que esse jogo é bom, mas ele não é simplesmente bom, é ABSURDAMENTE BOM DE MAIS DE MELHOR DE ÓTIMO.

Seja com randoms ou com seus amigos, seja sozinho com o robô NPC (Bosco>>>>Vasco) que te apoia nas missões, DRG é absurdamente divertido, o senso de progressão pelas temporadas é justo, e todos os itens que você não conseguir coletar no passe de "mineração" vão parar nas lootboxes que aparecem aleatoriamente nas missões.

Eu cheguei a mencionar que os passes de temporada são gratuitos? Isso mesmo, até o momento as 4 temporadas e a 5° planejada todas gratuitas, o jogo vem seguindo um roadmap constante desde o early access, e até então tem sido só update de qualidade um atrás do outro.

Pode parecer babação de ovo ou bajulação demais, mas é isso, DRG vale cada centavo.

A parte que alguns players podem achar ruim é que depois de um tempo as missões ficam repetitivas em questão de objetivos, apesar dos mapas serem gerados proceduralmente, os objetivos tem um número limitado de opções, o que eventualmente deixa algumas pessoas enjoadas, mas mesmo assim quem gosta de um bom co-op 4 player não ficará decepcionado.

A comunidade do DRG inclusive é uma das mais receptivas que eu já testemunhei em mais de duas décadas navegando na internet, raramente se esbarra com algum jogador sem noção ou individualista, o espirito de equipe é forte nesse jogo.

Deep Rock Galactic é quiçá o melhor jogo baseado na distopia corporativista espacial, a gerência não liga pros seus funcionários, pra eles você é apenas um recurso na exploração de Hoxxes IV, que aliás, não é o planeta mais agradável para se trabalhar.

A fauna e a flora de Hoxxes vai querer te matar, mas quem disse que isso é um problema? É apenas mais um dia normal de trabalho.

O resumo da ópera? DRG merece todo apreço, é uma das melhores hidden gems que já encontrei na Steam, definitivamente Labor of Love dos devs desde o começo.
Posted 22 November, 2022. Last edited 23 November, 2023.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
1 person found this review helpful
63.5 hrs on record (34.3 hrs at review time)
To this day theres no other transport tycoon game with multiplayer support like this one.

Truly the best example of oldschool game-dev principles of being functional and fun at the same time instead of the modern "money-makers" games that are available on the market.

OpenTTD is a timeless masterpiece, aged like fine wine, and still delivers a fun experience like if it was released yesterday.

Also, if you don't like trains yet, you will after playing this game.

That's for sure.
Posted 24 November, 2021. Last edited 26 April, 2023.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
No one has rated this review as helpful yet
8.7 hrs on record
Não é como qualquer Point 'n' Click genérico que se tem por aí.

É uma masterpiece visual e audiófila que te põe num cenário cyberpunk distópico, onde a realidade virtual já é algo implantado na cabeça das pessoas e os poucos que tem acesso ao mundo real acabam por testemunhar uma realidade sombria e sem cores, longe do grande spam de luzes, neons e anúncios que é o mundo em VR.

A arte do jogo foi toda feita do zero, pixel por pixel, então toda animação é extremamente fluida. A música foi composta pelo grande MBR, mais conhecido como Master Boot Record, que só utiliza de instrumentação sintética pra fazer seus sons, variando entre chipsets antigos e novos, o synthwave que o jogo te mostra encaixa bem no cenário visual proposto.

Eu recomendo, a história te faz pensar, o jogo não é intuitivo a ponto de ser descarado, você tem que raciocinar mesmo pra avançar nas situações que brotam na sua frente. Eu ainda não consegui zerar por ser tonto demais pra decifrar códigos em HEX, mas se você curte esse tipo de jogo, com trívias e puzzles, vai gostar de VirtuaVerse.

10/10, pode comprar sem medo de se arrepender.
Posted 25 November, 2020.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
35 people found this review helpful
26.2 hrs on record (7.9 hrs at review time)
Dos mesmos criadores de Absolute Drift, só que agora com muito mais cores, uma mecânica totalmente diferente de câmeras e com os controles bem mais precisos pra diferentes superfícies que o jogo apresenta durante os stages, é uma obra de arte pra quem gosta de um bom arcade com visão "top-down/2,5D/superior mas não tanto superior assim" por assim dizer.

Os stages são todos muito bem detalhados, inclusive as interpéries do clima, como chuva e nevoeiro também não ficam pra trás na hora de dar um "tchan" no visual, claro além de adicionar uma dificuldade a mais no controle dos carros.

A quantidade de carros e classes é absurda (do jogo anterior para ter noção, só foram utilizados dois modelos o "das whip" [BMW M3 e30] e o "the original" [Toyota Corolla AE86], mas isso não quer dizer nada pois a lista cresceu pra caramba em comparação), nunca esperei de um jogo indie assim tantos carros bem representados mesmo que sem os nomes oficiais, os modelos são fieis aos ícones do Rally desde os anos 60 até os monstros do grupo B e os protótipos do finado grupo S, até os lendários sedãs do grupo A dos anos 90.

As referências ao Absolute Drift são cômicas mas não atrapalham a seriedade do jogo, o freeroam é uma boa forma de pegar o jeito da direção ao subir de classe, já que naturalmente a cada década diferente os carros foram ficando mais rápidos e insanos e o jogo não deixa de acompanhar essa evolução.

Resumo da ópera? É um arcade divertidíssimo que eu recomendo com todas as minhas forças até pra quem não é gearhead ou entusiasta de jogos de corrida, os controles são fáceis de aprender mas ao mesmo tempo não deixam de ser desafiadores, tem leaderboards globais e entre amigos, a qualidade gráfica me surpreendeu ao apresentar luz volumétrica e partículas detalhadas, os carros ficam sujos, tem dano progressivo que é carregado entre os stages e service zone inclusive, é bem complexo apesar de parecer simples, eu curti.

Pode comprar sem medo, é 10/10.

Unico drawback é o preço atual, 40 e poucos reais pra um jogo Indie realmente fica salgado, mas pela re-jogabilidade, creio que vale a pena.

BUY IT.
Posted 23 September, 2020. Last edited 23 September, 2020.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
1 person found this review helpful
2 people found this review funny
17.1 hrs on record
Não recomendo, ainda é mal otimizado tempos depois de lançado, tenho uma 940mx, 8gb de ram e um i5 7200 e só consigo jogar no ultra low a 15fps.

Ainda por cima decidiram remover a campanha singleplayer e focar só num sistema multiplayer que é relativamente ok, mas não fantástico como anunciado.

Não vale a compra, nem com desconto.
Posted 30 December, 2019.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
17 people found this review helpful
38 people found this review funny
379.5 hrs on record (44.4 hrs at review time)
Finalmente pude realizar o meu sonho de dirigir um BRUTO pelo tapetão de mundão a fora entregando vários tipos de cargas desde 36t de salsicha até um vibrador gigante de 70t pra minha ex que agora mora na Chechênia (alí nos arredores da fronteira do Kosovo, próximo da divisa da Bahia com mata mineira).

Mas o único problema é que não tem as Scania 115 ou os Mercedes 1113 (e variantes mais fortes como 1818) nem os FNM com aquele ronco típico dos motores Alfa, muito menos toca nas rádios in-game os modão BRABO de raspar os chifre no asfalto, mas eu recomendo o jogo, É PRA BUTÁ PRESSÃO NO TRECHO, É O PUNHADO FI, VAI VENO, TAMO DIKINA NO TAPETÃO.

*Obs: recomendo jogar ouvindo DJ Wagner e seus CDs dedicados aos grupos caminhoneiro do Brasilzão, 10/10.
Posted 11 February, 2019. Last edited 25 November, 2020.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
< 1  2  3 >
Showing 1-10 of 23 entries