11 people found this review helpful
3 people found this review funny
Not Recommended
0.0 hrs last two weeks / 27.5 hrs on record
Posted: 22 Jul, 2024 @ 3:28am
Updated: 22 Jul, 2024 @ 3:34am

Minha análise de Chorar Longe Quinta Versão (uau)

Nessa review, já destaco que nunca fui uma pessoa muito fã de Far Cry, joguei unicamente pois tinha um amigo meu para jogar junto comigo, porque se não fosse por isso eu NUNCA iria me interessar em jogar esse jogo, e ao jogar o jogo com esse amigo, tudo só se comprovou. Destaco que, irei fazer comparações com o Far Cry 3, pois foi o único que tinha jogado antes do 5, então já fica o aviso. Também não irei citar as duas DLCs, pois acabei não comprando (e nem quero).

Far Cry 5 tem um começo que posso dizer... interessante, não é super uau, mas até que pode cativar o jogador a saber sobre a história e seu desfecho. O vilão tem seu carisma, claro, não chega aos pés de Vaas, mas dá pro gasto, tem suas motivações e objetivos, mas é um corno manso a campanha inteira, permitindo o protagonista fazer o que bem entender. Falar que o final me frustrou um pouco, por mais que seja um gancho legal para jogar o outro jogo, que é o New Dawn, foi um balde de água fria para quem (no caso eu) esperava um desfecho de climax fechado (eu até comentei que se todos os acontecimentos do jogo fossem só alucinações do protagonista, eu juro que estaria mais feliz).
A progressão da história eu diria que é ok, temos 3 vilões menores para enfrentar em cada área e por fim o Joseph Seed, eu achei até ok, mas o que não foi tão ok, foi a luta final e a luta contra o Jacob Seed, essas foram bem sem graça, enquanto contra a Faith (melhor luta aliás) e John Seed, já foram mais marcantes.
A maioria dos NPCs eu não consegui criar vínculo, então mortes eu simplesmente não conseguia sentir o impacto delas na história, o que cada NPC sentia, suas personalidades ou objetivos de vida não me importavam, o que me importava era ver a cabeça do boss da área em uma tigela, e já vou abordar sobre essa questão da progressão no jogo.

Vamos falar da parte bonita, gráficos, os gráficos são... bonitos, eu já consigo sentir que ele já é datado hoje, bom, um jogo de 2018 sendo jogado em 2024, claro que ele estaria datado já, mas ele tem seu charme e consegue convencer que tudo que vejo em minha frente é uma tentativa de representar o nosso mundo da forma mais fiel possível, então é algo a ser apontado e elogiado. Dá pra sair por ai apreciando o mapa, é muito bonito mesmo.
A ambientação do mapa é muito bem feita e me traz a sensação de um mapa mais afastado de uma grande metrópole, bem interiorzão dos EUA (eu nunca estive lá, mas imagino algo assim). O modelo dos personagens é ok no geral, como sempre, os personagens mais importantes tem um modelo mais refinado, então tudo no padrão da indústria. O que não dá pra defender é ainda o motor gráfico da Ubisoft com expressões faciais na MAIORIA dos NPCs sendo esquisita e genérica, em cutscene convence, mas na gameplay é horrível. Gostaria de pontuar a nossa dublagem que ficou muito boa, eu gostei das vozes escolhidas, principalmente do Joseph Seed, implacável.

Música... as músicas desse jogo é como ouvir deus nos ouvidos, é muito bom e conseguem transmitir a vibe do local, destaque para "Only You", essa música é bela e combina muito com o jogo.

Sobre a mecânica principal do jogo: tiroteio, é divertido, funcional e muito cativante, esse sempre é um ponto muito forte em Far Cry, a variedade de armas é razoável, nada não muito absurdo, mas dá pra brincar bastante. A customização de cada arma já achei raso o sistema, se era pra ser tão fraco e limitado era melhor não terem feito nada, são poucas opções e que no fim não mudam tanto assim o uso da arma.

Eu não posso deixar de citar o sistema de se curar em Far Cry, né? NÉ? Olha, a animação de curar desse Far Cry só é broxante, mas eu nem sei se a culpa é minha. Eu vi no Youtube as outras animações de cura, mas não sei o que ocorreu, mas na maioria das vezes eram sempre a mesma animação de esparadrapo, eu senti falta disso. Isso sem contar na animação de levantar o parceiro, que é exatamente a MESMA em 100% do ponto, poderiam ter variado um pouco nesse ponto para não ficar tão maçante ao decorrer do tempo.

Agora a pedra no sapato da Ubisoft, o mapa aberto, coisa que eu vejo que ela até tenta, mas parece sempre aquele aluno que apesar de tudo, nunca consegue se destacar na turma. Eu não sei o que ocorre, mas o te/são da Ubisoft em fazer um mapa grande e vazio é maior do que tentar diminuir o escopo e fazer algo mais... interessante, o mapa não é ruim, mas definitivamente NÃO é bom, é grande o suficiente para estressar quando ver uma missão te mandando ir para o outro lado do mapa para depois ter que voltar para entregar a missão. Eles até tentam contornar isso com eventos aleatórios, que se repetem O TEMPO TODO, isso não é fazer um mapa vivo, é fazer um mapa artificial, no começo do jogo ERA divertido, até começar a se repetir, no fim o mapa não era muito divertido, era só um obstáculo para o cumprimento da missão. Para não dizer que ele é de todo mal, tem alguns momentos onde há "segredos gigatônicos", mas não foram o suficiente para trazer um sentimento de recompensa por ter explorado.

Agora vou dizer um ponto MUITO pessoal, eu não sei o problema que eu tenho, mas quando um jogo fica me avisando por meio de uma barra que eu estou progredindo na história, me incomoda e acaba tornando a experiência não tão divertida quanto ela poderia, o que eu quero dizer com isso? Quando essa barra acaba existindo, algo me faz pensar em atingir o máximo dessa barra o mais rápido que eu consigo, não me importando como. E isso acontece em Far Cry 5, cada área tem uma barra de progressão até eu conseguir chegar no boss da área e enfim ter minha luta com ele, isso ESTRAGOU minha experiência do jogo, eu gostaria que não tivesse algo visual me indicando: "olha, tu tá quase enfrentando ele, toma cuidado", eu gostaria que fosse algo mais natural, que ao progredir na história eu perceberia que o confronto final estava perto, que minhas ações no mundo estão impactando diretamente esse vilão e que ele vai agir, MAS não, chegou no final da barra? Beleza, você vai lutar com o boss.

Esse jogo tem microtransações, não é algo que atrapalha a gameplay, mas não deve ser ignorado e é SIM um ponto negativo.

O modo arcade é muito divertido, mas não tão variado quanto pensei, a liberdade para criar mapas aparentou ser gigantesca, vi diversos mapas e eles eram até que legais de serem jogados (até enjoar, né). Então parabéns a Ubisoft por fazer um sistema tão completo quanto esse, além das recompensas por jogar os mapas.

Minha experiência não foi de todo mal, como eu estava com um amigo, foi muito divertido o jogar (mas ai qualquer jogo, né?), o único defeito que posso apontar de jogar com um amigo, é que a progressão não é mútua, enquanto ele jogava no meu mundo, o mundo dele não progredia junto, isso impossibilitava dele conseguir algumas habilidades (como a arma extra por exemplo), o que é bem chato. Minha nota final para Far Cry 5 é 6/10.

Agradeço a atenção.

Was this review helpful? Yes No Funny Award