No one has rated this review as helpful yet
Recommended
0.0 hrs last two weeks / 77.1 hrs on record
Posted: 9 Jun, 2023 @ 5:16pm

Último jogo da série de jogos Arkham, e também o meu preferido. Teve uma má fama grande no seu lançamento para PC por problemas de otimização, mas que hoje em dia (na minha jogatina) já foram corrigidos / não são perceptíveis ou atrapalham a experiência. Um incrível fechamento para essa série, mesmo que tenha deixado a desejar em um ponto específico da sua gameplay, conta com gráficos lindos e uma evolução natural excelente em relação aos seus antecessores, além de conquistas bem fáceis quando comparadas ao City, foi uma experiência maravilhosa pegar todas elas.

História (sem spoilers): Na minha opinião é ainda melhor e mais cativante do que a do City, isso somado aos gráficos novos e as sequências de ação maravilhosas faz você ficar tão empolgado quanto se estivesse vendo um filme. Tudo aqui faz o Batman chegar no seu limite e você constantemente se pergunta "E agora? O que ele vai fazer???", toda a situação é tão absurda que acaba do jeito que sabemos, e nossa, que final maravilhoso, fecha a franquia com chave de ouro.

Side quests / Extras: Em geral são semelhantes ao City, algumas são bem interessantes e outras são só "destrua pontos de controle", é básico, mas mesmo as que são as mais genéricas fazem sentido com a situação de Gotham naquele momento, não é algo só jogado ali, o que achei bem interessante. E claro, também temos o charada, de novo presente aqui com seus desafios, é bem similar ao jogo anterior, a diferença é que aqui tem só metade dos troféus, o que facilita bastante. Também temos as expansões dentro do jogo, que são basicamente novas side quests, adorei elas, são um pouco mais elaboradas do que as presentes no jogo base e bem divertidas. E para finalizar as DLC's, todas são bem curtas mas são bem legais, a maior que tem é a da Batgirl, não acrescentam muito em história, mas resolvem algumas dúvidas sobre como Gotham e os personagens estão depois do final do game, além de também mostrar coisas antes mesmo da história principal começar.

Gráficos: Joguei com tudo no Ultra em Full HD e eles são simplesmente lindos, é uma das experiências mais bonitas que eu já presenciei até o momento. Todos os reflexos, a chuva escorrendo, as texturas (principalmente dos trajes), a água do mar, o modelo do Batmóvel, a sujeira em todos os lugares, é tudo feito nos mínimos detalhes. Não tenho nada de muito importante a reclamar, principalmente quando lembramos que esse jogo já tem 8 anos de vida.

Gameplay: Uma evolução natural aos seus antecessores, adiciona ainda mais Gadgets e formas de combate contra seus inimigos, por isso se tornou o meu combate preferido em toda franquia. Tem agora uma exploração livre mais rápida, contando até com o Batmóvel e seu próprio modo de combate próprio, que considero como uma grande adição ao jogo, mas pode se tornar um problema para algumas pessoas, pois é usado demais ao longo do jogo inteiro, com isso pode se tornar chato e massante, não foi meu caso entretanto, adorava andar pelas ruas de Gotham com ele, o único ponto negativo (e um baita de um ponto negativo) são as batalhas contra chefes. Em muitas delas (e as mais importantes) usamos o Batmóvel e apenas isso. Usaram a existência do carro como uma desculpa para não trabalharem essas lutas de maneira mais criativa, é muito chato você só ficar dentro dele sem lutar diretamente contra o chefe. Poderiam ter usado o Arkham Origins como inspiração para algo bem trabalhado, mas preferiram fazer o que fizeram aqui, me decepcionei muito quanto a esse ponto, principalmente porque o resto do jogo é quase todo perfeitinho.

Parte técnica: Assim como nos outros jogos senti uns frame drops ao longo da gameplay, mas esse provavelmente foi o menos pior de todos, não foi algo que atrapalhou muito minha experiência, diferente dos dois últimos (principalmente o Asylum, pela sua idade). Em questão de bugs, também não tenho muito a reclamar, apenas um bug de áudio específico que acontecia as vezes quando estava pegando os troféus do charada, bastava reiniciar do último checkpoint que resolvia, mas era bem chato e deve ter acontecido umas 5 a 10 vezes durante toda a gameplay. Lembro também do jogo sempre crashar na última cutscene da DLC da Batgirl, o que me forçou a pular a cena para ir para o jogo livre novamente. São esses os pontos que mais me encheram o saco no jogo inteiro, nada muito problemático, mas existem.


Em suma é isso, o jogo eleva e muito o nível de qualidade geral do City, trazendo coisas muito bem vindas, acaba pecando em alguns pontos específicos, mas não tira todo o brilho dele, recomendo demais!
Was this review helpful? Yes No Funny Award