No one has rated this review as helpful yet
Recommended
0.0 hrs last two weeks / 1,170.1 hrs on record (480.6 hrs at review time)
Posted: 27 Aug, 2023 @ 4:02pm

100% recomendo. Decidi fazer essa review considerando que hoje marcam exatos 10 anos do aniversário do "Lançamento" do jogo como ele é hoje.

Inicialmente pode parecer mais ou menos pois a campanha inicial demora demais pra começar de verdade, mas Final Fantasy XIV não é sobre chegar a um destino, mas aproveitar a sua jornada até eles, algo que é uma pegada mais One Piece das ideias. É sobre fazer amizades, sobre se divertir, e sobre fazer tudo em seu próprio tempo.

O jogo tem uma das comunidades mais amigáveis que eu conheci. É claro, ainda é possível encontrar um ou outro jogador tóxico aqui dentro, como em qualquer jogo, mas em torno de 500 horas de jogo eu tive apenas uma ou outra conversa com alguém que acabou sendo tóxico. Os jogadores mais experientes querem que você continuem o jogo, para que você consiga passar pelas mesmas coisas lindas que um dia já passaram.

Muitos estão dispostos a ainda te ajudar a fazer dungeons, raids e outras coisas contigo para que você consiga seguir de uma forma mais tranquila. A curva de dificuldade do jogo no geral até então nunca teve de verdade um crescimento enorme e súbito, visto que com o tempo para jogar eles conseguem ir lentamente adicionando mais e mais mecânicas não só pras classes que você joga, mas com o combate também.

Eu admito, inicialmente eu era mais do estilo que rushava a história e o conteúdo. Eu até lia os diálogos, mas era uma leitura rápida e por cima. Porém, eu decidi no meio do caminho dar uma acalmada e prestar mais atenção nas coisas. E é algo que eu não me arrependo de fazer.

A primeira campanha sente como um prelúdio para tudo, como se estivesse lá apenas para contextualizar, de uma maneira enorme, como o mundo é e funciona. Ma esta contextualização é tão perfeita, pois tantos detalhes que passam por batidos ou são dados como insignificantes se tornam pontos-chaves para tantas histórias que vêm a seguir com as DLCS.

Eles mesmo até reconhecem isso, visto que a versão de teste do jogo - que você pode acessar em https://freetrial.finalfantasyxiv.com/na/ - te dá acesso de tempo ilimitado para a história base do jogo (A Realm Reborn) e a primeira DLC (Heavensward) que muitos consideram como uma das melhores histórias dele, o que deve dar em até 300 horas de conteúdo apenas da história principal, sem contar com todas as coisas de fora que pode fazer também. A partir de outubro, também, o jogo vai disponibilizar a próxima dlc, Stormblood, para pessoas que jogam a versão de teste, que vêm com mais cerca de 60-80 horas adicionais.

A questão é que para um teste grátis, o jogo é muito generoso. As únicas limitações sendo que você não pode trocar com outros jogadores ou comprar itens do mercado de jogador - que vendem itens que podem ser obtidos apenas jogando o jogo - e não pode adicionar amigos à lista de amizade, mandar mensagens privadas e entrar numa guilda - coisas que podem ser burladas através de outros sistemas de comunicação do jogo similares. Então você pode experienciar toda essa aventura quase totalmente de graça.

O jogo é um MMORPG, mas muitos o vêem como um RPGMMO, pois é mais sobre uma história de rpg, com conteúdo que também é desbloqueado apenas seguindo histórias, mas com os elementos de um MMO, como grind, múltiplas classes, dungeons, raids e etc. O maior diferencial de FFXIV em comparação com outros MMORPGS, além da comunidade, é a variedade de conteúdo diferente que o jogo possui. É possível jogar, desde o nível 15 (algo que demora em torno de umas duas a três horas explodindo para alcançar):

> Um roguelike
> Eventos sazonais com itens grátis e histórias completas novas
> 16 classes com estilos de jogos diferentes para jogadores do free trial e 20 para a versão completa do jogo, que vão desde guarda-costas de uma rainha que utilizam espadas com armas (como as espadas de Nero de DMC V) até dançarinos, que fazem combos de habilidades para executar passos de dança e buffar aliados
> Um cassino com um jogo de cartas, diversos mini-eventos, corridas de chocobo para apostar todo o dinheiro e até a Tele-Sena!
> E muito mais!

É um jogo que sim, é um grande investimento de tempo, mas ele é tratado com tanto carinho pelos desenvolvedores, é um legítimo projeto onde eles estão interessados a continuar trabalhando e melhorando cada vez mais de acordo com o que a comunidade pede.

Essas 500 horas valeram a pena.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
Comments are disabled for this review.