7 people found this review helpful
Recommended
0.0 hrs last two weeks / 57.3 hrs on record (36.9 hrs at review time)
Posted: 30 Apr, 2021 @ 4:58am
Updated: 30 Apr, 2021 @ 5:38am
Product received for free

Endzone – A World Apart é um jogo indie de simulação, estratégia, construção de cidades e gerenciamento que está sendo desenvolvido pela Gentlymad Studios e distribuído por Assemble Entertainment, WhisperGames. O jogo saiu de acesso antecipado, foi lançado em 18/mar/2021 para PC.

A história de Endzone é a seguinte. Em 2021 um grupo de terroristas explodiram usinas de energia nuclear por todo o planeta e mergulharam o mundo no caos. Apenas alguns poucos conseguiram escapar em instalações subterrâneas chamadas "Refúgios''. Passados 150 anos depois, a humanidade retorna à superfície. Você no papel de líder, deve gerenciar seus sobreviventes e reconstruir a sociedade nesse mundo dizimado pós apocalíptico num ambiente extremamente hostil, com radiação, chuvas contaminadas e mudanças climáticas extremas.

Para reconstruir a sociedade, você terá de lidar com os típicos elementos presentes na maioria dos jogos de construção de cidades como, alimentos, água, recursos e manter seus cidadãos bem supridos, entre outros. Além desses elementos, terá que enfrentar a adição de radiação que influencia na maioria dos recursos, como por exemplo; chuvas radioativas que contaminam sua comida e água ou tempestades de areia que destrói suas construções e fazendo sua produção parar.

O sistema de gerenciamento é bom, tudo está interligado e você precisa planejar de forma cuidadosa sua população sempre pensando no depois, em seu futuro ou faltará recursos. O início haverá poucos sobreviventes com recursos muito limitado e as primeiras horas do jogo será um pouco lenta e até mesmo podendo perder, mas assim que desenvolver uma produção constante de recursos e alimentos as coisas começam a ficar mais fácil, mas não deixando de ser desafiante e ai começa a ficar divertido. Vou dar um exemplo. Podemos sofrer alguns surtos populacionais, que irá trazer vários problemas como falta de comida e água, uma saída é o controle de natalidade, mas mesmo com o controle de natalidade sendo muito útil, ainda assim deve ser feito com cautela, afinal eles envelhecem e morreram e precisaremos de uma nova geração para assumir seus papéis. E os desafios não param aí, porque como falei anteriormente iremos enfrentar a estações de seca, tempestades de radiação, invasão de colônias inimigas e as tempestades de areia. Alguns edifícios que merecem destaque para o gerenciamento de sua cidade são: o fórum que permite um controle de seus colonos através de leis, usina de irrigação que permite anular a seca na área de controle do edifício desse jeito mantém a produção da agricultura, entreposto você troca recurso com comerciantes variados, estação de expedição permite mandar os colonos em exploração a edifícios antigos para coleta de novos materiais e equipamento para a pesquisa e estação de pesquisa onde irá pesquisar novas construções e recursos para o crescimento de sua sociedade. Esses são apenas alguns exemplos de edifícios que irão manter e ajudar muito a sua cidade, então fica a dica.

Os gráficos são apropriados a temática pós apocalíptico, os edifícios são todos feitos de sucatas que se coleta nesse mundo destruído. Os cenários são bem feitos com edifícios antigos e a natureza tomando conta, com os animais que foram modificados pelo tempo e radiação e o ambiente varia de acordo com as estações de chuva/seca e desastres. A trilha sonora também é muito boa, com músicas relaxantes que se encaixam muito bem no ritmo do jogo.

Endzone – A World Apart é um ótimo jogo de gerenciamento e construção de cidade, seus gráficos e mecânica se encaixam muito bem com a temática pós apocalíptica e se você é um amante do gênero e procura algo diferente, Endzone é mais que recomendado.

Link da Análise em Vídeo: https://youtu.be/1YRv2SrvJ-g
Was this review helpful? Yes No Funny Award
1 Comments
darkdroider 12 Oct, 2023 @ 12:14am 
Massa