No one has rated this review as helpful yet
Recommended
2.7 hrs last two weeks / 156.0 hrs on record (137.1 hrs at review time)
Posted: 15 Jan, 2023 @ 6:05pm

Estou escrevendo essa análise logo após platinar o jogo, para deixar registrado um pouco do carinho que tenho por ele.


Evolução

O primeiro ponto que quero destacar sobre Risk of Rain 2 é sua incrível evolução em relação ao seu antecessor. Risk of Rain 1 era um jogo em 2D, com gráficos pixelados simples mas muito bem feitos, e uma dinâmica de fases peculiar.

Risk of Rain 2 conseguiu traduzir essa mecânica de jogo que era extremamente divertida para um ambiente e gameplay em 3D, com (literalmente) muito mais profundidade. Ele criou uma nova experiência, mas mantendo sua alma.


História

A história tende a ser um fator muito negligenciado em roguelikes, mas em RoR2, ela foi a cereja do bolo, o empurrãozinho final para eu me apaixonar de vez no jogo. A narrativa dele é feita de forma similar aos jogos soulslike, dependendo da leitura da descrição dos itens que você libera.

Caso você seja uma pessoa como eu, que tem menos tempo disponível para ir reunindo as peças do quebra-cabeça e montar a história, recomendo fortemente procurar um dos vídeos de resumo da lore no YouTube. Minha recomendação pessoal, caso você entenda inglês, é este aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=sKY5sn7Pa4Q

Conhecer a história de "dois irmãos que perseguiam sapos de vidro no sol..." me fez apreciar ainda mais o jogo.

A sutileza e os nuances emocionais da história realmente complementam muito bem a experiência, aumentando ainda mais a profundidade.


Gameplay

Simplesmente impecável. Como um grande fã de roguelikes, posso dizer com tranquilidade que RoR2 é um dos meus favoritos. A curva de aprendizado dele é bastante amigável, permitindo que você aprenda sobre o jogo e vá liberando novo conteúdo sem se sentir sobrecarregado.

A variedade de estilos de gameplay, estratégias e fases é muito divertida, e praticamente garante que você sempre terá uma partida diferente. Cada sobrevivente tem um conjunto único de habilidades, que te faz conhecer novas formas de enfrentar os desafios do jogo.

A sorte é um fator presente e importante, mas o jogo também te dá ferramentas para poder contorná-la, o que torna tudo mais interessante. Conforme você vai conhecendo o jogo, você vai aprendendo novas formas de ficar forte e chegar até o final de uma partida (mas você vai morrer bastante durante o processo e.e)


Gráficos e trilha sonora

O gráfico 3D cartoonizado foi uma escolha muito acertada, dando uma identidade visual definida e muito artística ao jogo. Detalhes como a iluminação e partículas também são muito bonitos. Além disso, o jogo é muito bem otimizado.

E a trilha sonora é um espetáculo a parte. As músicas que Chris Christodoulou compôs para esse jogo são sublimes, e captam perfeitamente a emoção das fases e situações que você se encontra. Várias vezes coloco o álbum do jogo para escutar durante meu cotidiano.


Conclusão

Um grande jogo, com muito conteúdo e diversão. Joguei a maior parte de meu tempo solo, e já é uma excelente experiência. Com amigos, fica ainda melhor! Recomendo bastante para qualquer fã de roguelikes, ou que queira uma nova experiência frenética e artística.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
Comments are disabled for this review.