16 people found this review helpful
Recommended
0.0 hrs last two weeks / 41.7 hrs on record
Posted: 23 Apr, 2020 @ 4:10am

Uma obra que, certamente, contém a melhor atmosfera de horror cósmico já encontrada em um game. Não somente uma incrível homenagem ao mestre Lovecraft, mas uma jornada através do detrimento da mente humana.

Temos aqui uma pérola cult do mundo dos games. Um adventure que, infelizmente, não teve o merecido reconhecimento e provavelmente nunca o terá. Mas acredito que isso tenha ocorrido (e ainda ocorre) devido ao fato desta obra ser extremamente intimidadora e, em muitos momentos, deveras estranha. Não são todos que estão preparados para mergulhar no universo de Darkness Within (já linkando aqui à sua sequência), e isto vem de algo ainda bastante significativo, não somente nos games mas também em outras mídias: o horror cósmico ainda não é encarado e entendido da maneira que realmente deve ser, e quando uma obra revela-se totalmente bem feita diante do gênero, nos fazendo analisar de fato a insanidade e os monstros que a permeiam, muitos irão torcer o nariz porque simplesmente acham que se não tem Cthulhu ou se não cita o Necronomicon então não vale de nada. O horror cósmico está longe de ser algo direto, e o medo do desconhecido precisa estar nos esmagando a todo momento, e temos aqui um belo exemplo disso.

In Pursuit of Losth Nolder nos faz cair de cabeça na jornada horrorífica de Howard Loreid, um detetive da polícia que, do nada, descobre estar envolvido com um culto aterrador depois de começar a investigar o desaparecimento de outro detetive (particular), o Loath Nolder. E por mais simples que essa sinopse possa parecer, todo o universo que nos é apresentado no game se ramifica de uma forma surpreendentemente complexa e intrigante, nos fazendo perguntar - como o próprio Loreid - se tudo aquilo é real, e se o Loath Nolder não é apenas uma isca para algo muito maior e grotesco. E afinal, quem (ou o que) é Loath Nolder? Essa é a pergunta que irá nos massacrar diante da jornada, e para descobrir (ou não) esta resposta, iremos descer aos abismos do inferno da maneira mais literal possível.

Talvez seja mais difícil ainda pra muita gente encarar Darkness Within: In Pursuit of Loath Nolder nos dias atuais, pois graficamente o game não envelheceu nada bem (na época do lançamento já foi bem criticado neste aspecto), mas - por favor - não se deixe enganar por isso, pois o foco aqui precisa ser na trama e na fascinante investigação, e não em certos aspectos técnicos. Você estará perdendo uma bela trama de horror se deixar-se levar por isso. Ele poderia ser mais imersivo? Claro, muito mais, porém não desmerece os elogios de forma alguma por isso. E vale ressaltar também que, além da tensa trama, ainda temos uma maravilhosa e envolvente trilha sonora e, o aspecto ao qual mais teço elogios aqui: a forma como você descobre pistas e avança no game. Há muitas cartas e livros a serem lidos e analisados durante a jornada, e quando falo "analisados", eu quero dizer literalmente. Aqui temos, eu diria, uma faca de dois gumes, pois muitos podem achar esse tipo de jogabilidade muito cansativa e talvez irritante, mas pra mim é a cereja do bolo aqui. Pegue uma carta, por exemplo, e sublinhe aspectos importantes para liberar pensamentos e criar links na cabeça do Loreid, para assim avançar na investigação. Pode ser "frustrante" em certos momentos procurar certas pistas e unir ideias (principalmente para liberar certas conquistas e revelar aspectos secretos da estória), mas tudo isso transforma a trama num delicioso quebra-cabeça em que vale a pena investir tempo.

Enfim, demorei muito para tecer uma análise que eu achasse válida acerca deste que é, sem sombra de dúvidas, um dos meus games favoritos, mas aí está tudo que posso dizer sem liberar spoilers acerca da trama. Saiba que este é um dos melhores exemplos que você encontrará acerca do horror cósmico (talvez o melhor) em se tratando de um game, e não desista se você finalizou a obra pela primeira vez e saiu sem entender muita coisa. Também pode não parecer, mas como eu falei, aqui há uma rede complexa de intrigas e tudo somente será revelado se todas as pistas forem encontradas. É replayability que chama? Com toda certeza. Isso existe aqui e esteja certo de que descobrir cada aspecto deste mapa dos horrores irá ser extremamente satisfatório no final.

E como já dizia Nietzsche: "Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."
Was this review helpful? Yes No Funny Award
Comments are disabled for this review.