92 people found this review helpful
1 person found this review funny
Recommended
2.1 hrs last two weeks / 39.7 hrs on record (9.6 hrs at review time)
Posted: 31 Aug, 2018 @ 10:16am
Updated: 31 Aug, 2018 @ 11:11am

A cidade precisa sobreviver!

Além de um City Builder convencional, Frostpunk é um simulador de humanidade, um gerenciador de recursos e um testador de paciência. Sabe como gosto de chamá-lo? O inferno gelado.

Então, a 11 bits ficou bastante famosa depois de criar o simulador de sobrevivência no meio da guerra, This War of Mine. O que eles fizeram foi basicamente transformá-lo em um City Builder onde a escala é bem maior, mas o objetivo é o mesmo: Sobreviver a qualquer custo. Em Frostpunk você enfrentará diversos tipos de inimigos... a fome, a escassez de recursos, a falsa liderança, a desconfiança e o mais mortal deles: o frio extremo.

Você foi escolhido como o líder da última cidade da terra, você decidirá como serão gastos os recursos, no que investir, o que fazer e, é claro, quem vive e quem morre em meio a uma vastidão de neve e frio sem fim, é quase como Curitiba em tempos de frio, haha.

O sucesso da cidade consiste no equilíbrio da felicidade e da aceitação dos habitantes, do consumo e armazenamento de recursos e das decisões tomadas ao longo do caminho. Nesse caso é importante lembrar que este não é um jogo comum, a casualidade foi abandonada completamente para dar lugar a um caminho onde o realismo e a dificuldade predominam... Frost é cruel, sem misericórdia e provavelmente fará com que você tenha acessos de raiva durante os cenários, ainda mais por ter um começo complicado e um tutorial bastante simples (característica comum nesse tipo de jogo).

Na sua jornada como líder você terá que fazer sacrifícios, ignore os princípios morais, a cidade precisa sobreviver a qualquer custo... pessoas serão deixadas para trás, doentes e feridos serão coagidos a aderir a eutanásia, crianças trabalharão em minas de carvão e por aí vai. Um dos recursos que o diferencia de outros jogos do gênero é justamente a possibilidade e a necessidade de implementar leis na cidade, leis que influenciarão diretamente no seu sucesso ou no fracasso, ah é, e lembre-se: Isso não é um casamento, não existe isso de ''até que a morte nos separe'', se seus cidadãos não estiverem satisfeitos com o andar da carruagem eles vão te expulsar da cidade sem exitar.

O desafio e a complexidade ganham ainda mais espaço com o passar do tempo, pois a evolução é necessária. Como as decisões são o maior diferencial do jogo darei uma pequena introdução e descrição delas, há três tipos de árvore de escolhas:
  • Pesquisa: Como em quase qualquer jogo de estratégia, é necessário escolher o que evoluir primeiro, você precisará traçar o seu caminho definindo prioridades em prol da sua cidade, a pesquisa é isso, você estuda X ou Y recursos e com isso será possível melhorar equipamentos, construções e outros;
  • Leis: Literalmente leis, você as escolhe com base no que estiver precisando, por exemplo, falta trabalhadores na cidade e você aplica uma lei de trabalho infantil para que as crianças ajudem nas tarefas corriqueiras, isso influenciará na sua aceitação em relação aos habitantes;
  • Fé ou Ordem (você escolhe): Em determinado ponto você precisará escolher uma dessas duas opções e elas determinarão o futuro da cidade, em Fé você liberará uma árvore literalmente focada na fé (com igrejas, templos e tudo mais) e em Ordem você liberará uma árvore focada em uma especie de ditadura.
Lembrando que tudo isso acrescenta um replay value altíssimo ao jogo, dificilmente você jogará um cenário apenas uma vez.

Tecnicamente falando o jogo é extremamente bem feito, bem otimizado e com uma arte que dá até gosto de ver. Os efeitos sonoros, trilha sonora e gráficos também são maravilhosos, isso sem mencionar o suporte ultrawide (21:9), suporte a resoluções 4K e NVIDIA Ansel.

O lado em que ele mais peca é por não apresentar modo Sandbox (o famoso ''modo infinito''), ou seja, o jogo tem início, meio e fim. Entretanto, isso foi tão pedido pela comunidade que os desenvolvedores já confirmaram que estão trabalhando nisso, o modo se chamará Endurance e está marcado para sair até o final de 2018. Além disso, há também o fato de terem ignorado os lusófonos, pois o game não conta com localização para Português, mas felizmente o pessoal da Tribo Gamer correu atrás e trouxeram uma excelente tradução para o pessoal que não manja do Inglês, você pode conferir um guia de como instalar a tradução clicando aqui.

Conclusão: Mesmo com a falha gravíssima dos desenvolvedores ao lançar o jogo sem o modo do qual se baseia um City Builder (Sandbox) e sem localização eu o recomendo, e recomendo pelo preço total (R$57,99). Por quê? Porque simplesmente ele vale isso, se duvidar vale até mais, principalmente pela qualidade técnica estupenda de cada detalhe que vi ao jogar.

O jogo é em sua essência é um City Builder, mas não é só isso, ele também é um bom simulador de gerenciamento de recursos e implementação de leis, é como a mistura do melhor de cada jogo... Tropico, Cities Skylines, Civilization, e por aí vai. Por isso e por todo o diferencial apresentado eu o recomendo para todos os fãs desse gênero, talvez até para quem nunca se aventurou por simuladores.

Críticas e sugestões são sempre bem-vindas, só peço que, por favor, seja educado(a) nos comentários e não poste spoilers sem usar a tag spoiler.

Análise fortalecida através do Curador do grupo Magnaway.
Apoie-nos seguindo nosso Curador para futuras análises.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
7 Comments
Bond 19 Nov, 2018 @ 11:39am 
Isso sim é uma análise. Parabéns!
Firebatzero 13 Oct, 2018 @ 5:32am 
Quase uma Curitiba kkkkkkkkk
DESCE COM A TCHÉQUIA 19 Sep, 2018 @ 10:18am 
Um novo cenário e a tradução para o Português do Brasil foram adicionados hoje, na atualização ''The Fall of Winterhome''. A tradução da Tribo Gamer provavelmente não será mais atualizada, mesmo assim gostaria de agradecer a todos os envolvidos no projeto, principalmente ao Ogoshi.

https://steamproxy.net/games/323190/announcements/detail/1688177728620480875
Notle Spu 31 Aug, 2018 @ 4:30pm 
;~-;
Ogoshi_TR 31 Aug, 2018 @ 3:51pm 
Aí sim hein! Testador de paciência. haha
DESCE COM A TCHÉQUIA 31 Aug, 2018 @ 11:12am 
Vlw, Vitão! Fico feliz que tenha gostado, xD.
Outlander 31 Aug, 2018 @ 10:34am 
Ótima análise, man. :blryes: