1 person found this review helpful
Recommended
0.5 hrs last two weeks / 1,005.2 hrs on record (1,002.6 hrs at review time)
Posted: 29 Nov, 2017 @ 7:29pm
Updated: 20 Dec, 2024 @ 6:13am

Ah, "DayZ". Se você não conhece, prepare-se para embarcar em uma jornada épica de sobrevivência, onde você vai se perguntar "Por que eu estou fazendo isso comigo mesmo?" E, ao mesmo tempo, vai se apaixonar por esse jogo da maneira mais bizarra possível. "DayZ" é a definição de um jogo de sobrevivência RAIZ, onde qualquer erro pode custar sua vida e, eventualmente, sua paciência.

A premissa é simples: você tá no meio de uma ilha infestada de zumbis, e sua missão é não morrer. Fácil, né? Spoiler: NÃO É FÁCIL. Você vai morrer de formas tão épicas e inesperadas que vai até achar que o jogo tá pregando uma peça em você. Mas é isso que torna DayZ o melhor jogo de todos os tempos, e ninguém vai me convencer do contrário.

🔥 Sobrevivência na Sua Forma Mais RAIZ
Você já jogou algum desses joguinhos "Nutella", tipo "Minecraft" ou "Fortnite", onde você se sente um super-herói? Pois bem, "DayZ" não é assim. Aqui, a sobrevivência é suada e dolorosa.
Imagina isso: você está todo feliz, achando que encontrou uma boa arma e um pouco de comida. Então, vem um cara invisível (que está mais invisível que a sorte em um dia de chuva) e te mata com uma pedrada, sem aviso.

Ou ainda melhor, você gasta horas indo até a base inimiga, pensa que vai ser o grande herói da história, mas, de repente, seu personagem decide que o chão parece mais gostoso que o mundo, e ele morre caindo da escada.
DayZ é cruel, mas é isso que faz dele um verdadeiro jogo de sobrevivência RAIZ. Não tem tutorial explicando as regras, e nem um sistema de ajuda. A única coisa que você aprende é: O QUE NÃO FAZER.

🚁 O Mundo Aberto — Cuidado, Pode Ter Zumbis E Outros Jogadores Com Fome (De Matar Você)
O mundo de DayZ é vasto, realista e, basicamente, te dá a sensação de que você está no meio de uma apocalipse de zumbis, mas sem nenhum tipo de romantização de Hollywood. Não é igual "The Walking Dead", onde o grupo vai sempre encontrar uma solução mágica para seus problemas. Não, senhor, em "DayZ", você vai dar de cara com a realidade nua e crua da sobrevivência.

Você caminha por florestas, atravessa rios, entra em vilarejos abandonados... e a única coisa que você consegue achar é uma lata de feijão (vencida), uma camisa rasgada e, claro, mais zumbis.
E aí, você escuta algo. Um barulho. Um sussurro. A única coisa que você consegue ver é uma sombra se movendo. Não é o zumbi. Não, meu amigo, é outro jogador com um machado na mão pronto pra te dar uma "carona" pra morte.

Agora, se você tiver sorte o suficiente para fazer uma amizade, quem sabe um “olá” a cada 30 metros de distância, você vai sentir o verdadeiro poder de "DayZ" — a confiança de que, por um milésimo de segundo, você não vai ser baleado.

💥 Bugs: O Sal e Pimenta do Jogo
Ah, os bugs... esses pequenos amigos que tornam "DayZ" uma verdadeira experiência de sobrevivência na vida real. E, sejamos sinceros, os bugs são parte do charme. Sim, você pode estar com a maior expectativa de que vai conquistar o mundo, até que seu personagem decide fazer a dança do "pingue-pongue" do nada ou, quem sabe, você sente um lag tão épico que fica congelado por uns 5 minutos enquanto observa seu personagem morrer sem que você tenha feito absolutamente nada de errado. Esses bugs, amigo, são parte do processo.

Já aconteceu de eu andar quilômetros, atravessar uma floresta inteira, achar que finalmente encontrei uma base bacana... e então, simplesmente... a tela congela e tudo volta ao início. Mas isso é que faz o jogo tão PHODA! Se não fosse isso, como você poderia se gabar de sua habilidade de sobreviver... e de morrer de maneiras inusitadas e hilárias?

🥤 A Vibe de Sobreviver com Amigos — Amizade Verdadeira ou Sobrevivência?
Se você ainda não jogou com amigos, não fez nada em "DayZ". Joguei esse jogo com um grupo de amigos e, sinceramente, eu não sei o que é mais caótico: o mundo pós-apocalíptico ou a quantidade de risadas que damos ao ver a cara do outro morrendo para um zumbi que estava mais distante do que o Brasil do Japão.
É sério, "DayZ" é um jogo onde ou você morre de forma épica, ou você faz seu amigo morrer de forma épica. Não tem meio-termo, e é por isso que esse jogo é um marco na amizade entre os seres humanos. Eu nem sei mais o que é ficar chateado com os amigos depois de jogar isso. Você morre, eles morrem, todo mundo morre e a amizade só cresce.

💣 Conclusão — Por Que "DayZ" É Meu Jogo Favorito (E Talvez a Razão Pela Qual Eu Tenho Tanta Ansiedade)
No fim das contas, DayZ é o jogo de sobrevivência mais épico que você vai jogar. Ele não tem compaixão, não tem pavor de te fazer sofrer, e vai te ensinar mais sobre a verdadeira natureza humana do que qualquer livro de psicologia.

Esses joguinhos Nutella, com suas armas superpoderosas e sua jogabilidade fácil, podem até tentar te seduzir, mas no fundo você vai sentir que não tem a alma de um verdadeiro sobrevivente. É só em "DayZ" que você realmente aprende o valor da vida (e da morte, várias vezes).
Os bugs, as quedas, as mortes, os tiroteios com gente que não conhece a palavra “amizade”, são os ingredientes que tornam "DayZ" o melhor jogo de todos os tempos.

Compre sem medo! E me chame para jogar! XD Porque no fim, a única coisa que realmente importa é quem sobrevive para contar a história de mais uma morte épica. Vem comigo, ou se prepare para morrer sozinho!
Was this review helpful? Yes No Funny Award