16 people found this review helpful
1 person found this review funny
Recommended
4.8 hrs last two weeks / 27.1 hrs on record (12.9 hrs at review time)
Posted: 20 Aug, 2024 @ 5:55am

Star Ocean The Divine Force é o sexto jogo da série, lançado em 2022 o jogo passou bem abaixo do radar de muita gente, por culpa da própria Square que fez pouco alarde sobre ele.

Tendo jogado quase todos os jogos da série (não joguei apenas o quinto, Integrity and Faithlessness), posso dizer que Divine Force é um ótimo Star Ocean, não é o melhor, mas fica ali num top 3 com tranquilidade (ao lado do supremo Star Ocean 2 e também do The Last Hope).

Star Ocean sempre caminhou meio lado a lado com a série Tales of da Bandai Namco, já que o primeiro SO surgiu depois que membros do Wolf Team que trabalharam em Tales of Phantasia saíram para trabalhar na Square (momento história jrpgistica) . Dito isso eles sempre tiveram um sistema de combate em tempo real bem similar (que eu carinhosamente chamo de “briga de bar”).

Divine Force ainda tem esse combate que parece uma zona e vc mal consegue enxergar onde está seu personagem, mas ele fluí tão bem q vc se acostuma rápido, o sistema de Blindside que foi introduzido em The Last Hope está presente aqui em Divine Force, ele consiste em “voar” na direção do inimigo e esquivar no ultimo minuto, deixando o inimigo desorientado e propenso a receber o dobro de dano, temos ainda uma skill tree para cada personagens com skills passivas e as ativas, que vc usa para criar combos e custam sua barra de AP, que é recarregada se movimentando pelo cenário durante o combate.

Acho que um problema do jogo é que a história de Divine Force demora um pouco para engrenar, ela é boa, mas vc não sente apego algum aos personagens até um pedaço, outro problema é que os mapas pelo menos nessas 15 horas iniciais, são grandes pedaços de nada, eles são bonitos visualmente para o orçamento do jogo, mas seria mais interessante mapas menores e mais detalhados, apesar que pelas mecânicas de gameplay , deve ter sido uma escolha proposital os mapas mais amplos.

Uma dessas novas mecânicas se chama D.U.M.A, Duma é um orb que lhe permite literalmente voar pelos cenários e também serve de scanner para detectar itens de interesse como baús, devido ao Duma a exploração dos mapas, inclusive das cidades, é bastante vertical, chega a ser até meio bizarro vc ver o grupo voar pelos telhados das cidades atrás de itens coletáveis kkkkk.

Star Ocean: Divine Force é um bom RPG no final do dia, ele consegue resgatar aquela boa sensação de ligar seu PS1 ou PS2 e jogar um JRPG clássico da Square, não recomendaria o preço cheio pq na minha opinião é salgado demais, mas ele ta sempre em promoção e pra quem quer uma aventura nova, aí vale a pena.
Was this review helpful? Yes No Funny Award