SturdyRain
Samuel Aguiar   Belem, Para, Brazil
 
 
:warplate1::warplate2:
Algumas passagens favoritas.
"Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.
Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir? "
Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.
Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus"."
João 6:66-69

"Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!"
Romanos 7:24‭-‬25a

"Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?” Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouça, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’ . O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’ . Não existe mandamento maior do que estes”."
Marcos 12:28‭-‬31

"E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.
E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade!"
Marcos 9:23-24
Screenshot Showcase
Missão: Tripulação Dispensável (Crew Expendable)
Artwork Showcase
S.T.A.L.K.E.R. 2
39 6
Review Showcase
Análise de S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl
S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl (2007) é um jogo de Tiro em Primeira Pessoa (FPS) criado pela ucraniana GSC Game World e publicado pela THQ.

Resumo
Em 1986, o pior desastre nuclear do mundo ocorreu na usina nuclear de Chernobyl. As autoridades soviéticas estabeleceram uma 'Zona de Exclusão', mas uma segunda explosão atingiu o reator em 2006, criando a Zona como a conhecemos - lugar perigoso, cheio de criaturas mutantes, radiação mortal e uma energia estranha e anômala. A Zona foi isolada pelos militares, que atirariam em alguém que fosse tolo o suficiente para entrar.

Ano de 2012. A Zona ainda é um lugar perigoso e uma ameaça para toda a humanidade. Mercenários, caçadores de recompensas e exploradores se aventuraram cada vez mais no coração da Zona, impulsionados por relatos de estranhos 'artefatos' imbuídos de energia anômala. Para vendê-los no mercado negro ou tentando encontrar a 'verdade' por trás da Zona. Qualquer que seja sua motivação, com o tempo essas pessoas - Catadores, Invasores, Aventureiros, Solitários, Assassinos, Exploradores e Ladrões - tornaram-se conhecidas como S.T.A.L.K.E.R.s (Scavengers, Trespassers, Adventurers, Loners, Killers, Explorers and Robbers).

História
Você é "Marked One", um S.T.A.L.K.E.R. que perdeu completamente sua memória. Marked One foi encontrado desacordado por um STALKER desconhecido após um acidente em um caminhão misterioso apelidado de "Death Truck" e levado por ele para um comerciante local chamado Sidorovich.

Após acordar e ser cuidado por Sidorovich, a única coisa que resta com Marked One é um PDA (que ele nem sabe se realmente é dele) com a mensagem escrita "Kill the Strelok" (Mate o Strelok), sendo esse PDA uma das únicas conexões com o passado que ele tem.

Daí em diante, Marked One inicia sua cruzada a procura de respostas. Durante sua aventura, muitas coisas cruzarão seu caminho, fazendo com que sua busca pelo passado acabe por se tornar uma coisa secundária. Facções, anomalias, missões, pessoas e outros tomarão boa parte do seu tempo enquanto você busca por respostas. O jogo é extremamente imersivo.

S.T.A.L.K.E.R. é o tipo de franquia em que a a lore é bem completa, complexa e interessante, então, se você procura um jogo com uma boa história totalmente ORIGINAL, ele é para você. A história principal é legal, mas a história por trás da Zona, seus artefatos e facções é magnifica e criativa.

Gráficos, otimização, animações e ambientação
Para um jogo de 2007, os gráficos de S.T.A.L.K.E.R. são bonitos e agradáveis, você não sentirá que o jogo envelheceu tão mal nesse quesito, existindo, ainda, diversos mods para trabalhar mais ainda nisso. Ele é bem leve, então se você procura um jogo para rodar numa "carroça", esse jogo é para você.

Nos momentos em que o jogo precisa entregar uma atmosfera mais assustadora, ele consegue muito bem. Em momentos de solitude e exploração, faz o mesmo. A ambientação é bonita com uma sensação de você estar explorando uma região semi-fantasma (preste atenção no semi).

Sua ambientação é baseada em Chernobyl de verdade, então espere florestas marrons com animais deformados e mutantes, blocos de habitação bem organizados com praças, tudo no padrão soviético de organização.

As animações são simples mas não feitas nas coxas. Definitivamente não são o padrão de jogos como Escape from Tarkov, mas não são mal feitas como em jogos de 2 reais feitos no Unity por preguiçosos. Tudo OK. O jogo costuma bugar, flicar e dar problemas de colisão com certa frequência.

Jogabilidade, IA e Controles
O jogo é de mundo aberto com elementos de RPG, mas sem mecânicas como progressão por meio de níveis. É um jogo realmente hardcore com dificuldade elevada, mesmo após você se aclimatizar e acostumar com o jogo. Você fará diversos trabalhos, pilhará corpos e juntará dinheiro para conseguir armamentos, equipamentos e trajes melhores que precisam de manutenção com o passar do tempo. Há um inventário com espaço limitado por slots e por peso, então é importante você administrar isso bem, porque até munição pesa nesse jogo. Você precisará guardar espaço também para alimentos, remédios e artefatos.

Além desses elementos de Role Playing, há também uma mecânica (bugada) de reputação (que você precisa corrigir por meio de um mod, para evitar algumas pouquíssimas dores de cabeça) e interação com facções. Existem diversas facções e quanto mais você se envolver com elas, melhor sua interativade. Existem facções também que são hostis por natureza, como mercenários e bandidos. Não dá entrar em nenhuma das facções.

A inteligência artificial (IA) é irritante e instável, oscilando de Albert Einstein até animais acéfalos, tendendo a piorar se muitos mods forem instalados ao mesmo tempo. Há momentos em que os inimigos adivinham onde você está, outros em que eles simplesmente ficam encarando a parede com você do lado. Alguns NPCs ficam na frente da passagem as vezes, o que algo MUITO irritante, te fazendo "esperar" pela boa vontade deles para sair da frente. Há momentos também em que os inimigos se tornam atiradores de elite de um momento para outro, então todo cuidado é sempre pouco.

O jogo é lotado de bugs e inconsistências o tempo todo. Você se encontrará morrendo injustamente com frequência para alguns deles. Você levará tiros sem saber de onde, alguns inimigos atravessarão paredes e também congelarão momentaneamente. Isso torna o jogo mais difícil ainda, então eu sempre recomendo você salvar através do botão de salvamento rápido (se não me engano F6) a todo momento, talvez de 5 em 5 minutos, já que o jogo só salva após você atravessar de uma parte do mapa para outra. O jogo vai crashar, congelar e fechar sozinho, então sempre lembre de salvar. Infelizmente, "such is life in the Zone".

Os controles são algo que você demorará um pouquinho para se acostumar. A balistica e como as armas funcionam é algo complicado também. As armas iniciais são (propositalmente) bem imprecisas, principalmente nas dificuldades mais BAIXAS. Eles respodem bem, não há muito segredo. FPS é um genêro de jogabilidade simples.

Importante:
Recomendo fortemente que você instale o mod STARTER PACK, que oferece diversas correção de bugs e ajustes que tornam a experiência melhor. Clique aqui para visitar a página para baixar e conhecer o mod.

Sons e Trilha Sonora
Os sons são agradáveis e legais, mas bem reciclados. Isso com certeza não causará desconforto e é suficiente para uma jogatina fluida. O ambiente faz seus sons e efeitos são aplicados corretamente. Não é algo plástico.

Os diálogos principais e das cutscenes são todos em inglês (e muitos deles são memes), mas o que você vai mais escutar no jogo é russo/ucraniano, já que o jogo foi feito nessa linguagem e é ambientado na Ucrânia.

A Trilha Sonora não é tão marcante, mas as músicas famosas são realmente notáveis. A música "tema" do jogo, "Dirge for the Planet" do Firelake, é linda e a música mais famosa "Bandit Radio" é divertida e gruda na cabeça (de uma boa maneira).

Considerações Finais
Se recomendo? COM CERTEZA. Apesar dos seus erros e bugs, S.T.A.L.K.E.R. é um jogo que ficou no meu coração e no coração de muita gente. Ele é divertido, desafiador, imersivo, interessante, instigador... Um jogo que com certeza não tem sua devida atenção. Não me arrependo de ter jogado e digo mais: vale cada centavo - você pode sim pagar o preço integral, pois ele vale esse preço.

O jogo se torna uma experiência "mais melhor" com mods, então entre na sua página do MODDB para conhecer ótimas opções de como adicionar mais variedade e tempo de vida para seu jogo. Aqui vai um guia nota 10 sobre modding para você.

https://steamproxy.net/sharedfiles/filedetails/?id=121125400

Aproveite e good hunting, STALKER.

Guia escrito em 15/01/2020. Atualizado em 15/01/2020.
Completionist Showcase
paccini 31 Dec, 2020 @ 11:39am 
𝓗𝓪𝓹𝓹𝔂 𝓝𝓮𝔀 𝓨𝓮𝓪𝓻 𝟐𝟎𝟐𝟏 que vc e sua família tenha um ano ótimo com muitas felicidades e Deus proteja todos um feliz 2021 amigo
paccini 24 Dec, 2020 @ 10:08pm 
Feliz natal que deus te abençoe e te dê muita saúde felicidades e sucesso sempre 🙏tmg
paccini 21 Dec, 2020 @ 10:58pm 
Uma ótima semana:steamthumbsup:
LICHZWEI 29 Apr, 2020 @ 4:04am 
Eu tmb
LICHZWEI 28 Feb, 2020 @ 3:25pm 
MrSamuel8844
LICHZWEI 14 Sep, 2019 @ 7:10pm 
Samuel o escravo paparpapam PARAAAM