237 people found this review helpful
7 people found this review funny
5
2
Recommended
0.0 hrs last two weeks / 85.9 hrs on record (71.2 hrs at review time)
Posted: 15 May, 2016 @ 9:31am
Updated: 23 Nov, 2016 @ 10:21am

Eu joguei O Final Fantasy X e o X-2 durante minha infância no ano de 2002 e posso te dizer que até hoje foi a melhor "saga" de Final Fantasy que já joguei!

Minha análise tem foco no Final Fantasy X e não no X-2. Mas ambos são ótimos! Eu até o indiquei para um dos prêmios da Steam de novembro de 2016 (dia 23/11/2016).

Estilo de Up diferenciado:

Primeiro que o sistema de level up é bem diferenciado, pois não tem níveis propriamente dito. Existe um mapa de abilidades e estatísticas (cura, poder de ataque, velocidade, magia, etc...) e você avança na direção que quiser com cada personagem de acordo com os Ability Points que você vai acumulando nas lutas. Isso dá uma versatilidade para seu tanker usar algumas magias se assim você quiser e vice-versa!

Armas e Defesas:

No Final Fantasy X, diferente de outros jogos icônicos da série, você não equipa acessórios. Você equipa apenas uma arma e um item de defesa. A diferença é que estes itens criados, comprados ou encontrados por você têm slots de abilidades ou bônus que você pode customizar com algumas stats como defesa, ataque, sensor (que é uma habilidade que mostra detalhes e fraquezas de inimigos). Muito legal! Você demora um tempinho para conseguir customizar então tenha paciência!

História
Não sei se é porque foi o primeiro jogo a ter diálogos com áudio da série Final Fantasy ou se é porque eu fiquei realmente apaixonado por todos os personagens dessa "saga"...Mas para mim a história do Final Fantasy X é a que mais enriquece as características e personalidades de cada elemento, desde o personagem inicial até a atmosfera do mundo e detalhes de cada região como o modo dos "figurantes" falarem sempre com alguma característica marcante que só aqueles que entendem bem o inglês conseguem "pegar". Fora isso a história conta com muitos momentos engraçados, tocantes e muito tristes.

Se você não gosta muito de jogos de RPG eu recomendo pelo menos que assista no Youtube a história completa do Final Fantasy X!

Mini-games e side-quests

Blitzball Cara!!!! Blitzball dá de dez a zero naqueles mini-games de cartinha que os outros FFs tinham, é um esporte simulado num sistema de estratégia. Muito bom!!!! As Side-quests como caçar tesouros com o chocobo já são de praxe da série. É preciso manter algumas tradições...

As melhorias deste Remake

O remake de 2016 lançado aqui na Steam conta com gráficos HD, compatibilidade com controle, Modo de aceleração do jogo (apenas nos mapas e nas lutas sem importância na história), Modo de Encontro de monstros aumentado ou anulado (para quando você quiser dar uma rushada o up ou andar pelo mapa sem interferências).

Fora isso existe o modo de Sphere Grid alternativo (o mapa que aumenta suas stats no leveling up), que lhe permite mais liberdade nas escolhas de poderes iniciais de cada personagem. Eu já meti o Bluemage logo no começo para ter uns poderes de whitemage e o whitemage uns poderes de blackmage para não ficar na mão de nenhum personagem hahaha.

Além de tudo isso também tem aquelas trapacinhas para quem gosta MAS ATENÇÃO, uma vez habilitadas você não pode desligar naquele save. Eu particularmente não recomendo já que no remake já tem uns recursos bem legais pra te ajudar como o modo acelerado e mais frequencia de mosntros, mas você quem sabe, né?

Deixe sua opinião
Eu poderia fazer uma análise do tamanho de um livro só falando bem desse game. Se você já jogou FFX alguma vez na vida, deixe um comentário na análise do que você mais gostou (ou não) para colaborar com as pessoas que estão lendo aqui também!
Was this review helpful? Yes No Funny Award