GTFO
Not enough ratings
Guia Definitivo de GTFO (PT-BR)
By Texugo
O Guia Definitivo para GTFO, em Português (Brasileiro). Aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber como um novo jogador de GTFO, bem como algumas informações avançadas. Esse guia poderá sofrer alterações, a fim de estar o mais atualizado possível, dentro das possibilidades. Caso alguma informação não esteja inclusa, faremos o possível para adicionar os tópicos pendentes ao guia, para torná-lo ainda mais completo.


O que você vai encontrar aqui:
  • informações básicas, fundamentais para começar bem no jogo;
  • dicas úteis para desempenhar um bom papel com prisioneiro;
  • coisas legais que podem ser feitas como jogador, que podem não estar óbvias ou explicadas muito bem pelo jogo.

Para saber o conteúdo exato inserido no guia na última atualização do mesmo, cheque a aba Atualizações logo abaixo desta introdução.
   
Award
Favorite
Favorited
Unfavorite
▲ Atualizações
O guia foi criado para introduzir algumas informações básicas. As seguintes informações serão encontradas aqui:
  • Informações sobre terminais.
  • Informações sobre equipamentos.
  • Informações básicas sobre criaturas.

O guia será atualizado e mais informações serão adicionadas assim que possível.
▼ Capítulos
▣ Conheça o Terminal
⊳ Você vai aprender os comandos básicos, bem como algumas dicas práticas.

▣ Equipamento
⊳ Conheça os principais equipamentos, suas funcionalidades e boas práticas no uso dos mesmos.

▣ Criaturas e Combate
⊳ Entenda a mecânica básica envolvendo criaturas e combate, bem como alguns tipos de criaturas especiais encontradas no jogo.

▣ Conheça o Terminal

Um terminal é uma ferramenta essencial à disposição dos prisioneiros. Ele auxilia os jogadores a progredir pelo nível, geralmente sendo necessário para completar a fase. Qualquer prisioneiro vai aprender, eventualmente, como concluir tarefas através dos terminais. Mesmo assim, aqui vão alguns comandos básicos e dicas úteis.

◆ LIST
LIST é um comando que mostra uma lista de itens presentes no nível (falamos em nível aqui referindo-se à fase, ao mapa em questão - por exemplo, nível A1). Ele pode mostrar a lista completa do mapa, uma lista por setor (zona), bem como uma de um item específico.

LIST não pode ser usado sozinho. É necessário um filtro posterior ao comando para que o terminal mostre a informação. Logo, se você escrever "LIST" no terminal, uma mensagem de aviso aparecerá no computador, mas nenhuma informação valiosa.

Aqui estão alguns exemplos de filtros para aplicar ao comando LIST:

  1. Para filtrar um local específico, basta usar o nome do setor (zona). Por exemplo, se você estiver buscando por todos os itens presentes na zona 49, basta escrever no console "LIST ZONE_49". Uma lista de itens presentes no setor indicado aparecerá no terminal. Isso pode ser útil para verificar a zona em que você se encontra, ou qualquer outra zona de interesse.

  2. Pode-se usar filtro para listar um tipo de item específico. Por exemplo, se você estiver procurando por um Kit Médico (Medipack), basta usar o comando seguido do tipo de item: "LIST MEDIPACK. Assim, o console mostrará todos os 'medipacks' existentes no mapa. Como alternativa, pode-se usar "RESOURCE" como filtro para listar todos os itens de recurso: munição (ammo), ferramentas (tool), medicamento (medipack) e pacotes de desinfecção, todos juntos.

  3. É possível aplicar vários filtros num mesmo comando do terminal, para especificar e facilitar ainda mais a busca. Para nosso exemplo, suponha-se que estamos buscando por um refil de ferramenta na zona 49. "LIST ZONE_49 TOOL_REFILL". Como resultado, o console mostrará todos os tool refills presentes somente na zona 49.

  4. "LIST -A" mostrará uma lista contendo todos os itens presentes no nível (mapa).

    Nota: a ordem dos fatores não altera o resultado da busca. Portanto, pode-se inverter a ordem dos filtros na execução de um comando de terminal.

◆ QUERY
QUERY é um comando bastante útil, no geral. Ele funciona com somente um parâmetro por vez (um filtro), e aceita somente o nome completo dos itens. QUERY funciona para qualquer item presente no nível.

O comando informa a localização do setor em que o item se encontra. Por exemplo, buscando por um 'medipack' específico, basta inserir o comando seguido do ID do item: "QUERY MEDIPACK_149". O terminal mostrará a zona na qual o item está alocado, bem como outras informações relevantes.
◆ PING
PING é um comando bastante útil também. Assim como o comando QUERY, ele funciona com somente um parâmetro por vez (um filtro), e aceita somente o nome completo dos itens, seguido de seu ID. PING funciona para qualquer item presente no setor. Ou seja, não será possível 'pingar' um item presente na zona 52 se você estiver na zona 50. Para isso, precisará deslocar-se até a zona 52 e, através de um terminal, usar o comando lá.

O comando informa a localização exata na qual o item se encontra. Por exemplo, buscando por um 'medipack' em um setor, basta inserir o comando seguido do ID do item: "PING MEDIPACK_149". O terminal mostrará a área (52A, 52B, etc.) na qual o item está alocado, bem como emitirá uma resposta visual aos prisioneiros.

Nota: adicionar "-T" ao final da linha de código fará com que a resposta visual não pare, facilitando a localização do item. Para parar o ping contínuo gerado pelo comando, pressione Ctrl-C.
◆ Navegando no terminal
Dependendo de sua experiência em prompts de comando e consoles de programação, as informações aqui não serão uma surpresa. No entanto, pode ser bastante útil a uma grande quantidade de jogadores que desconhecem tais informações.

  • TAB completa a palavra que você está digitando. Não parece fazer diferença num primeiro momento, e você pode até preferir digitar a palavra inteira, mas quando sua vida depende da agilidade, qualquer segundo fará diferença. Confie em mim.

  • Setas do teclado serão extremamente úteis. A seta para cima preencherá o terminal com o último comando utilizado. Assim, você não precisará digitar um mesmo comando duas vezes. Isso pode ser usado para agilizar suas buscas por um item de mesmo filtro, porém que possua um ID diferente, por exemplo.

  • HOME move o foco de digitação para o início da linha.

  • END move o foco de digitação para o fim da linha.

  • CTRL possui algumas praticidades: segurar CTRL e pressionar as setas da esquerda ou da direita fará com que o foco de digitação salte palavra por palavra no respectivo sentido pressionado. CTRL + BACKSPACE apagará toda a palavra anterior, bem como CTRL + DEL apagará toda a palavra posterior.
▣ Equipamento
Conhecer e escolher corretamente seu equipamento é vital para completar as missões do complexo, bem como saber sobre suas funcionalidades e montar uma estratégia para elas vai fazer com que suas 'runs' sejam um pouco menos tensas. Isso pode evitar muita frustração futura.

◆ C-foam Launcher

C-foam launcher é uma ferramenta bastante versátil que dispara bolhas de c-foam, podendo ser disparado através de carga (segurando o botão de disparo para que gere um spray) ou disparo único, bolha por bolha. O equipamento pode ser usado das seguintes formas:
  1. Disparando no solo / separando criaturas:
    O C-foam é capaz de 'congelar' inimigos por um curto período de tempo quando uma carga suficiente de produto é aplicada. A quantidade varia de acordo com o tamanho da criatura, no geral. A aplicação do c-foam pode ser feita no solo, o que surtirá efeito nas criaturas que passarem pela área afetada, ou pode ser disparado diretamente na(s) criatura(s) alvo(s). A primeira opção é bastante útil para controlar hordas de criaturas que estejam se aproximando, enquanto a segunda é melhor aplicada à situações de risco, para que uma criatura hostil possa ser eliminada sem lesionar a equipe. De modo geral, C-foam funciona muito bem ao lado de torretas. Vale alertar que as bolhas de C-foam somem após algum tempo, então use somente quando realmente for necessário, logo antes de alguma ação.

  2. Reforçando portas:
    Cada bolha de produto reforça parcialmente a porta, até que ela fique completamente revestida se a carga necessária for aplicada, gerando um efeito visual. Muito cuidado ao utilizar o C-foam em portas, pois elas não poderão ser abertas após isso (mas sim destruídas). Esse uso é bastante útil para atrasar o avanço de criaturas hostis, ganhando um curto tempo para respirar. Se alguém bater na porta, não abra. Você será muito mais feliz...
◆ Bio Tracker

Bio Tracker é uma ferramenta excepcional e praticamente indispensável no loadout da equipe de prisioneiros. Esse equipamento não requer cargas de refil, sendo de uso infinito do início ao fim.

O Bio Tracker possui dois usos:
  1. Primeiramente, o prisioneiro empunhando o bio tracker poderá ver a posição e a quantidade de criaturas presentes numa sala, sob determinado alcance da ferramenta, através do display. Isso é bastante útil para a exploração, podendo ter uma ideia geral sobre a sala (se ela está infestada ou não). Criaturas 'especiais' serão exibidas como um ponto vermelho no display do bio tracker.

  2. Segundo, o prisioneiro empunhando o bio tracker poderá marcar criaturas hostis que estejam em movimento. Pode parecer fútil, mas marcar uma criatura pode salvar a sua vida e a de seus companheiros. Faça sempre que possível (principalmente em avanço de hordas). Para isso, é preciso segurar o botão de disparo enquanto segura o equipamento.

O Bio Tracker costuma ser uma ferramenta bastante útil aos prisioneiros, e seu uso auxilia outras ferramentas. As torretas, por exemplo, tendem a funcionar melhor contra alvos marcados. Portanto, num avanço de horda, posicione bem sua torreta, e utilize o bio tracker assim que possível para marcar os alvos.
◆ Mine Deployer

O Mine Deployer é um equipamento versátil e bastante útil na preservação da equipe. Ele permite posicionar minas explosivas em uma localização alvo.

A posição escolhida para a mina varia conforme a necessidade e estratégia adotada pela equipe de jogadores. Elas são comumente utilizadas de um lado ao outro em portas, para que sejam detonadas assim que a porta for destruída, ou utilizada em passagens específicas através de corredores, ajudando a suprimir avanços hostis, ou ainda possibilitando um auxílio quando é necessário fugir à extração do nível.

O equipamento permite, ainda, o reposicionamento de minas. Sendo assim, após inserir uma mina explosiva, o prisioneiro empunhando a ferramenta poderá removê-la. Note que isso não é possível sem a ferramenta.

Minas explosivas unitárias também podem ser encontradas pelo mapa. Use-as com sabedoria.

◆ Torretas


As torretas são facilmente as queridinhas de novos jogadores. Autônomas, eliminam alvos que cruzem sua linha de detecção. Soa belo, não?

Obviamente, seu uso é finito e sua munição precisa ser reabastecida conforme o uso. Para isso, basta utilizar um Tool Refill na torreta posicionada, ou em si próprio ou aliado para carregar a sua ou a torreta do aliado.

Basicamente, existem 3 tipos de torretas:
  • Burst turret, com uma alta capacidade de munição e super eficaz contra alvos menores a uma média distância.
  • Shotgun turret, com uma capacidade limitada de munição, mas com alto poder bélico a curta distância.
  • Sniper turret, com uma capacidade limitada de munição, porém com um alto poder bélico a longo alcance.

Determinados níveis podem exigir usos de diferentes torretas. É sempre bom conhecer suas capacidades para tomar o melhor uso para as mesmas.

Torretas funcionam excepcionalmente bem com Bio Tracker e C-foam Launcher. O bio tracker marca os alvos, tornando a eficácia da torreta relativamente melhor, enquanto cargas de C-foam atrasam o avanço das criaturas, fazendo com que recebam dano por um período de tempo maior. Minas explosivas podem ser alinhadas em locais estratégicos para criar uma barreira super densa, tornando a defesa do local extremamente eficaz.
▣ Criaturas e Combate

Saber lidar com criaturas hostis em diferentes condições é parte essencial em GTFO. Nesta parte do guia você vai encontrar algumas das informações mais importantes sobre combate. Assim como em outras partes deste guia, a informação contida aqui pode variar situacionalmente. Absorva o necessário, e utilize da melhor forma possível.

Combate é a parte mais difícil de explicar, tratando-se desse jogo. As mecânicas podem ser utilizadas de diversas maneiras, seguindo diferentes estratégias. Lembre-se: trabalhem juntos, ou morram juntos. É sobre isso...

◆ Sleepers

As criaturas encontradas pelos diferentes níveis são chamadas de "sleepers". Você certamente ouvirá "let them snooze", ou "deixe-os dormindo". Essa é a dica mais valiosa do jogo, por assim dizer. Com uma aparência horrenda, os sleepers são encontrados em diferentes espécimes.

O local no qual você acerta uma criatura influencia no multiplicador de dano que ela receberá. Assim como em outros jogos de mortos-vivo, deve-se optar por golpes e tiros na cabeça. Costuma ser efetivo.

Aqui estão os pontos de maior multiplicador de dano recebido pelos sleepers, em ordem decrescente, ao serem atingidos:
  • Nuca (atrás da cabeça);
  • Face (frente da cabeça);
  • Costas (parte de trás do corpo);
  • Barriga (parte da frente do corpo).

A lista acima serve para quase todas as criaturas encontradas em GTFO. Algumas possuem multiplicadores de dano diferente e seguem outras regras, cuidado!

A propósito, algumas criaturas não morrem ao perder a cabeça. Gigantes, por exemplo, seguem vivos ao terem sua cabeça explodida com um golpe. É preciso acertá-lo mais vezes no corpo para somar dano suficiente para que ele morra. De modo geral, o tamanho da criatura é um possível indicativo de quanto dano ela precisará receber para morrer.

Stagger¹
É possível deixar inimigos cambaleando, para que você possa eliminá-lo com maior facilidade sem receber dano em troca. Em suma, existem dois tipos:
  • Soft-stagger é aplicado golpeando um inimigo diversas vezes, até que a quantidade de golpes seja suficiente para causar o efeito à criatura. Em criaturas pequenas, soft-stagger é aplicado com a maioria das armas em um só golpe.
  • Hard-stagger possui um efeito mais duradouro e melhor caso você consiga aplicá-lo. Entretanto, o hard-stagger é geralmente aplicável à criaturas maiores, visto que as menores costumam morrer com um único golpe na cabeça. Portanto, quando for enfrentar um gigante por exemplo, considere golpear e fraturar as seguintes partes da criatura alvo:

    • Cabeça
    • Tronco
    • Pernas
    • Braços

¹chama-se stagger uma condição causada à um alvo. Envolve deixá-lo sem possibilidade de reação, cambaleando, tonto.
◆ Furtividade
Furtividade será sua maior aliada em GTFO, seja para abrir uma fechadura, atravessar uma sala, ou matar uma única criatura sem alertar as demais. Lembre-se: "let them snooze".

Padrões de Alerta dos Sleepers
Conhecer e entender o que deixa as criaturas em alerta resolve boa parte do assunto. Praticamente todos os sleepers possuem os seguintes estágios:
  1. Hibernando
    É o estado básico das criaturas. Elas ficam completamente apagadas. Se estiverem no escuro, é preciso estar muito atento(a) para não esbarrar nelas.

  2. Acendendo
    O segundo estágio de um sleeper é quando uma luz fraca acende dentro de seu corpo. Todas as criaturas alternam entre o primeiro e o segundo estágio eventualmente, assim como ações de jogadores causam o avanço ao segundo estágio. No segundo estágio, as criaturas começam a acender e emitir alguns grunhidos. Se os jogadores seguirem efetuando ações que possam perturbar as criaturas, elas passam para o próximo estágio.

  3. Pulsando
    O terceiro estágio - e último antes da criatura acordar, - deixará um sleeper em alerta máximo. Quando ela estiver pulsando, e você pode reforçar o aviso audivelmente (um coração batendo), se você continuar perturbando-a, ela acordará, passando para o quarto e último estágio. Para fazer com que a criatura regrida um estágio e volte a hibernar, é simples: fique parado, com a lanterna desligada, e sem fazer barulho.

  4. Alerta
    Se uma criatura está alerta, significa que os jogadores já a perturbaram o suficiente. Neste estágio, as criaturas não mais dormirão, e atacarão os jogadores. Elas podem, também, gritar e alertar as demais criaturas, fazendo com que a sala inteira acorde - que é algo que deve ser evitado sempre que possível.

Perturbando um Sleeper
Existem diversas maneiras de perturbar uma criatura hostil, para fazer com que ela progrida nos estágios de alerta citados anteriormente, ou até mesmo acordem instantaneamente.
  1. Lanternas
    Se você iluminar um sleeper (acabei de me dar conta que a tradução é "dorminhoco"), ele automaticamente progredirá um estágio de alerta. As criaturas são muito sensíveis à luz, mas a intensidade influencia se a criatura vai reagir a ela ou não. Por exemplo, iluminar uma criatura de longe não costuma surtir efeito instantâneo. Por outro lado, ligar a lanterna face a face a um sleeper fará com que sua reação seja na mesma hora.

  2. Sons
    Todo ruído em GTFO causa uma reação aos sleepers. Correr, pular, cair de algum lugar minimamente alto para gerar som, bater no chão com sua arma de golpe. Tudo isso fará com que eles reajam.

    • Tiros: obviamente, tiros emitem um grande estrondo. Disparar um tiro irá acordar a sala inteira automaticamente.

      Dica: você pode usar armas para eliminar alvos a longa distância sem acordar a sala inteira. Para fazer isso, basta efetuar o disparo contra um alvo que esteja em uma zona diferente. Deixe a porta aberta, pegue uma distância segura e elimine o alvo. Se você estiver fora da sala na qual a criatura está, e ela não estiver muito próxima de outro sleeper, a tática dará certo. Isso é bastante útil para eliminar alvos mais fortes ou com habilidades especiais sem correr risco.

    • Gritos: quando um sleeper estiver em alerta, ele poderá gritar, fazendo com que a sala inteira acorde. No entanto, você poderá impedir o grito, causando stagger à criatura ou eliminando-a a tempo.

    • Outros ruídos: existem mais alguns sons que podem provocar e deixar as criaturas em alerta.

      • golpear o chão, outros objetos, quebrar portas;
      • falhar num teste para hackear uma fechadura;
      • matar um sleeper.

  3. Movimento
    Sleepers detectam o movimento de prisioneiros a uma distância aproximada de 5 metros. Correr é uma atividade extrema e irá acordar automaticamente uma criatura em qualquer estágio de alerta. Caminhar irá fazer com que um sleeper entre no segundo estágio de alerta. Caminhar agachado é a melhor forma para se manter em furtividade, pois é a que menos chamará atenção.

  4. Tocar/causar dano a um sleeper
    Auto-explicativo.