Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077

Not enough ratings
Guia definitivo para a Lore de Cyberpunk 2077
By Aripaule
Eae, como está?

Neste guia meu objetivo é reunir toda a informação sobre a lore do jogo. Portanto será algo bem complexo de ser feito. Vou utilizar como fontes as centrais de comunidade espalhadas pela internet, e também o conhecimento adquirido por mim durante a gameplay.
Caso tenha algo a acrescentar, por favor deixe um comentário, faça isso também se tiver alguma dica de melhoria, um elogio ou uma crítica. Espero que seja de utilidade a todos.

Um abraço.
   
Award
Favorite
Favorited
Unfavorite
A Net
Net é a interface que comunica todos os sistemas em cyberpunk, semelhante à nossa internet, mas muito mais ampla e complexa. O acesso é permitido por meio de algum modem, esse modem pode ser físico, como os que conhecemos atualmente ou apenas um chip ligado a complexa rede cerebral de uma pessoa. Esse tipo de implante chamado de cybermodem permite ao usuário experimentar a Net em 3 dimensões espaciais, e a estes se dá o nome de Netrunners ou trilha-redes. Com essa interface em 3D eles podem acessar os comandos muito mais rapidamente se comparado a quem usa um teclado e mouse comum.
8ug8ear em sua cyberestação com modem e cybermodem

Uma das figuras importantes foi Rache Bartmoss, dito como um dos hackers mais insanos que a Net já teve, viveu no começo do século XXI, e foi responsável pelo colapso da rede naquela época, isso o fez virar um procurado internacional, fazendo-o se esconder em um tanque de criogenia no lixão, que acabou falhando e ocasionando sua morte. Bartmoss destruiu a primeira rede com um vírus chamado RABIDS, que infectou quase 80% da rede naquela época.
Rache quando encontrado pelo jogador

Seu vírus permitia que os dados criptografados das grandes empresas fossem acessados por qualquer um, fazendo com que inúmeros escândalos fossem descobertos, desestabilizou o mercado de ações e o caos se instaurou, inclusive esse efeito liberou diversas IA na rede, inclusive militares, que representavam um grande perigo a todos que acessavam (imagine-se tentar ler o cyberjornal e ter sua mente frita no processo).
Net vista do cyberespaço

Para arrumar essa merd@ gigante a NetWatch criou a Blackwall, uma IA com uma CAI incrível que era capaz de filtrar as IA’s e impedir que elas dominassem tudo a partir daquele ponto. A Net do lado de lá seria uma terra sem lei, dominada por IA’s clandestinas e toda coisa esquisita que se possa imaginar. Com a melhor estabilização das redes, as empresas voltaram a utilizar a Net, porém inúmeras redes privadas surgiram, e a NetWatch tinha controle sobre elas, controlando a vida dos usuários que perdiam totalmente sua privacidade.
Blackwall, separando a Primeira Rede

Em CP 2077, algumas IA clandestinas foram modificadas para comercialização, como é o caso do taxi Dellamain, existem alguns rumores também sobre pessoas que agem de forma estranha, com olhos azuis, que são controladas quando IA’s tomam seu corpo, influenciando em decisões politicas importantes e controlando todo o governo (seria esse o mistério dos Peralez?).
Algumas IA’s provenientes da Blackwall foram encontradas em NC, como a invocada pelos Maelstrom (Lilith) e uma utilizada pela NightCorp para fazer lavagem cerebral.
Night City
MegaCorporações
Relic, Progama salve sua alma.
Neurodança (ND) ou Braindance (BD)
Esse é um ponto muito interessante que a tecnologia alcançou na história do game, pense um dispositivo como os atuais óculos VR’s, porém, ao invés de experimentar apenas a sensação ocular, todos os outros sentidos são estimulados, como se você fosse literalmente a pessoa que gravou o BD. Medo, excitação, alegria, o usuário sente tudo aquilo que quem fez a BD sentiu, isso se tornou um grande avanço em variadas áreas de conhecimento e trouxe consigo inúmeros problemas.

Usuário utilizando um dispositivo BD

Um dos principais usos do BD é o entretenimento, imagine-se na pele do Vin Diesel enquanto dirige em alta velocidade em algum filme da franquia velozes e furiosos, agora se imagine tomando um café nos alpes suíços, ou quem sabe viver um dia como a celebridade que você tanto admira? Toda essa experiência é possível com os BD. Por se conectar diretamente com o circuito responsável por fazer a dosagem hormonal do corpo, recomenda-se que o usuário não experimente morte enquanto está numa BD pois o choque pode fazer com que vários de seus sistemas orgânicos falhem.
Outro uso do BD é em psicologia, com essa ferramenta você pode submeter o paciente a uma experiencia em que ele pode ter controle sobre o ambiente, fazendo com que ele supere traumas por meio de uma aproximação mais branda, algo que seria impossível no mundo real. O BD também auxilia na cura da cyberpsicose , pois auxilia ao paciente um lento desprendimento da dependência causada por todos os implantes.


O BD também auxilia na recuperação da população carceraria, pois presos que são considerados com distúrbios sociais podem experimentar na realidade alternativa uma chance de reprogramar seus comportamentos.
Porém nem tudo são flores, com o avanço descontrolado dos BD’s, criou-se também um vício em todas aquelas sensações que viver outra vida pode proporcionar, e assim como as drogas, ele pode causar uma severa dependência psicológica, onde o usuário não quer mais voltar pra sua vida, pois acha aquela ilusão muito melhor.

No game Judy é a melhor especialista em edição de BD’s, existe também um mercado negro de BD’s de pornografia e morte, chamado de NDX, processo pelo qual Evelyn Parker passou e causou severos danos neurológicos a ela.

Judy introduzindo a mecânica BD para o jogador
Net Runners
Netruners são especialistas na Net, eles possuem sua build altamente modificada para decodificar, acessar e controlar sistemas eletrônicos. É o que de mais avançado existe em termos hacker no mundo.
Netrunner por Richard Bagnall Kazuliski

Netruners podem realmente usar a interface de realidade aumentada para acessar sistemas, descobrir falhas e todo o tipo de coisa que você pode imaginar ao conectar seus cérebros diretamente na rede. Como se eles vivessem no mundo virtual com superpoderes
Um netrunner presente no jogo é T-bug, ela é amiga de longa data do Jackie Welles, e é morta durante o assalto em que roubamos o Relic, quando os agentes da Arasaka descobrem ela invadindo seus sistemas e então fritam seu cérebro remotamente. Ela é encontrada mais tarde morta em seu apartamento, de onde usava para se conectar a rede. Em uma missão de receber um presente deixado por T-bug, sua amiga diz que morrer desta forma é equivalente a receber mil facadas simultaneamente. Outros Nettrunners de destaque são Rache Bartmoss e 8ug8ear.
T bug, Jackie Welles e DeShawn

Netrunners inimigos podem também invadir o seu sistema e causar superaquecimento em seu corpo, o tempo para o hacking varia de acordo com a diferença de níveis entre você e seu inimigo.
Uma Nettrunner de destaque é Alt Cunningham, que criou o sistema Psicófago e foi aprisionada para além da Blackwall, lá ela assumiu a forma humana para impedir que virasse apenas dados, sendo uma grande referência para além da Blackwall.
Alt Cunningham

Durante o jogo, quando você vai acessar a Net no cyberespaço, é necessário que V submerja em uma banheira de gelo, pois a capacidade cerebral e as sinapses necessárias para processar esse mundo eram muito avançadas para o corpo de V, que é despreparado para isso. Sem manter a temperatura baixa, o corpo iria super aquecer a todas as organelas celulares iriam se desfazer, matando-a em pouco tempo
V se preparando para acessar o cyberespaço
Gangues de Night City
V
1 Comments
Hermes 8 Nov, 2022 @ 4:58am 
Muito bom trabalho, só as informações que estão dispostas já foram suficientes pra me aproximar do universo Cyberpunk (não joguei os jogos anteriores, e conheci td pela série que lançou). Obrigado!