Satoshii Kon
Wendel Santos de Sousa   Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil
 
 
Ex-blogueiro
Ex-aspirante à ator
Ex-entusiasta nas artes com o violão
Geek, gamer
Estudante de Letras
E... ufa!
Tá bom, né?

Former blogger
Former aspiring actor
Former guitar enthusiast
Geek, gamer
Linguistics student
And... hey!
That's enough, right?
În prezent offline
Afișierul cu cele mai rare realizări
Afișierul cu capturi de ecran
You shall not shoot PlayStation...
1 1
Voltei...
Voltei pra te ver
Pra te reencontrar
Te conhecer

Voltei pra recordar
Voltei porque desisti de esquecer

Voltei pra rirmos de novo
Pra celebrar
Viver

Voltei pra arriscar
Voltei pra amadurecer
Voltei pra falar
Pra crescer
Transformar

Ver pra crer

Voltei guiado pelo vento
Voltei pra fugir do tempo
Voltei pra buscar o que eu ainda não tenho
Teimoso que sou, eu tento...

Voltei pra jogar
Voltei pra somar
Pra sofrer junto se tudo mais falhar
Voltei pra saudade não me matar

Voltei pra reconhecer e ser reconhecido
Voltei pra continuar me sentindo vivo

E voltei assim
Contando uma história que ainda não tem um fim
Só para que você não se esqueça de mim
_______________________________________________________
Da época em que eu, também, falhei com a #poesia... 😝
Afișierul cu recenzii
Já ouviu falar naquele ditado de que "em time que tá ganhando não se mexe"? Pois bem, defino boa parte do que vi em Rise Of The Tomb Raider desta forma. As mecânicas, a física a até mesmo o enredo, tudo foi trazido de volta sem nenhum ou quase nenhum sinal de mudança em comparação ao jogo de 2013. Não é algo que considere exatamente ruim, mas os saltos da Lara por exemplo, ainda me parecem não respeitar muito bem as leis da gravidade.

No que diz respeito ao enredo, concluo que foi OK, nada de espetacular. Agora temos uma Lara Croft mais madura, mais decidida. A teimosia dela e todo o seu esforço em busca da verdade por trás do artefato que move os personagens constrasta totalmente com as atitudes da garota que ainda estava numa fase de descobrimento no primeiro jogo. Ainda não é 100% aquela Lara badass que tinhamos nos primeiros jogos, e sinceramente... melhor que continue assim.

Que a nova Lara Croft desenvolva uma personalidade forte, mas siga um rumo totalmente diferente de tudo que já nos foi apresentado. Eu ao menos voto por isso.

Como maior demérito, destaco os vilões, os irmãos Ana e Konstantin não são nada marcantes e ao final do jogo fiquei até com a impressão de que se fosse somente um grande vilão talvez ele pudesse ser melhor trabalhado. Um dos plot twists (ou ao menos uma tentativa de...) envolvendo a madrasta da Lara por exemplo, é como posso dizer... engolível, e só. A personagem (bem como um background mais amplo da família da Lara) até onde me recordo não recebeu mensão alguma no primeiro jogo e seu surgimento nessa sequência é no mínimo repentino demais para te deixar surpreso quando a revelação acontece.

Indicando claramente que a personagem surgiu unicamente para ser um elo, algo pra explicar e deixar mais clara a ligação entre Lara, seu pai e a inevitável obsessão de ambos pela grande relíquia do jogo. Fora isso, a relevância da personagem é quase zero, mesmo com as inúmeras fitas de gravações dando conta da relação dela no passado com os Croft espalhadas pelo jogo.

Konstantin, tão subdesenvolvido quanto Ana, também não vai muito longe na trama e no final se mostra só mais um peão com alguns privilégios a mais que os outros NPCs comuns que você mata no jogo todo não têm.

O restante dos personagens secundários que encontramos no caminho complementam bem a história e ajudam a reforçar a personalidade da nova Lara. O ritmo também é bastante satisfatório, só achei que o climax final deixou a desejar, perdendo até para o jogo de 2013. E não atoa, a conclusão de Rise Of The Tomb Raider deixa bem claro que um vilão ainda maior estava por trás das ações da trindade. Deixando aquele gostinho de fim de filme da Marvel, onde um filme por vezes te deixa a sensação de que serviu apenas para promover uma ligação com o próximo.

Nos gráficos a evolução é visível, as expressões dos personagens estão extremamente detalhadas, ainda que se perceba um nível detalhamento muito maior na Lara Croft do que no restante. O número de tumbas e seus puzzles são maiores que no jogo anterior e se tornou extremamente prazeroso cortar o ritmo, por vezes alucinante da aventura, para explorar as cavernas, os templos antigos e por aí vai.

A minha única ressalva nesse quesito seria quanto à dificuldade, pois colocando a somatória de tudo na balança (mesmo no modo sobrevivente), não percebi grandes desafios. Mas considerando que isso pode variar de jogador pra jogador...

As batalhas, a variedade das armas, tudo está lá como no jogo anterior. Arrisco dizer que houve alguma evolução na inteligência artificial, mas nada que possa impressionar. O sistema de upgrade continua igual ao do primeiro jogo, com a Lara fazendo pausas no meio das viagens em fogueiras pra se restabelecer.

A novidade mais significativa mesmo fica por conta das side missions que você pode fazer pra acelerar a obtenção de peças para a evolução dos seus itens. Foram um bom adicional pro jogo e variadas o bastante pra não causar uma sensação de repetição. O mapa agora também permite retornar a pontos já visitados para a resolução de puzzles, descobrimento de novas tumbas e possíveis relíquias deixadas para trás.

Confesso que esse sistema não me agradou muito inicialmente, pois apesar da mais que bem vinda expansão dos mapas, esse mesmo motivo tornava um pouco massante tentar lembrar de todos os locais que ficaram bloqueados nos primeiros capítulos. Apesar disso, foi um modo eficaz de fazer, quem teve interesse suficiente, de voltar à essas àreas para explorar as tumbas que ficaram para trás.

Em Rise, encontrar um nova tumba é sempre quase tão recompensador quanto resolver todos os quebra cabeças contidos nela. As mecânicas, apesar de praticamente não terem sofrido alterações, ganharam adicionais bacanas, tais como o arpéu pra se pendurar em diversos lugares, as diferentes variações de flechas servindo até mesmo de estrutura na escalada em alguns momentos e etc. Essas e outras coisas, aliadas a já preprarada estrutura do jogo anterior, mantiveram o gameplay extremamente prazeroso em todos os momentos.

Desde as escaladas com aquele tom cinematográfico meio que herdado da série Uncharted, até os tiroteios mais frenéticos.

Também curti o fator replay do jogo, que dessa vez veio sem multiplayer (até achei melhor assim, sinceramente...). O modo de expedições ainda me tomou algumas horinhas a mais já que foi inevitável finalizar o game com aquele gostinho de quero mais. Terminar os capítulos no menor tempo, adicionar obstáculos a seu gosto, somar umas estrelinhas de ouro ali, outras de bronze aqui, fora os achivements, me fizeram encerrar o game com umas 45 horas de jogo.

Ficou faltando adquirir as DLCs, mas pelo preço que está sendo cobrado até a presente data, continuarei sem elas até que surga uma promoção.

Enfim, Rise Of The Tomb Raider apostou na mesma fórmula do primeiro, trouxe de volta o que ficou bom no jogo de 2013 e concertou tudo aquilo em que seu antecessor ficou devendo. Porém, a sensação no fim das contas é a de que faltou um pouco mais de ousadia no enredo e mais coragem para apresentar evoluções de verdade no que diz respeito ao gameplay.

Nem de longe é um jogo ruim, vale a compra e vai vender o suficiente pra garantir mais uma sequência, que espero eu, mostre mais evoluções. Desta vez num contexto geral para a franquia e não somente num quesito A ou B apenas.
Activitate recentă
46 ore înregistrate
ultima dată jucat pe 10 ian.
0,1 ore înregistrate
ultima dată jucat pe 29 iul. 2024
0,2 ore înregistrate
ultima dată jucat pe 29 iul. 2024
Satana 20 iun. 2024 la 8:20 
Here we go again.
My next Birthday is today and i want to Thank my Friends to be here all over the years.
Its nice to see that some People are here for like years and i hope you are all fine and have a Healthy next Year ! :)
Kreve 20 mai 2024 la 6:50 
:Mark_m:rep :8bitfire:
Satana 1 dec. 2023 la 13:15 
Thank you for the Likes last Artwork !
Here is a new one of my Childhood with the Dark Magician Girl :3
https://steamproxy.net/sharedfiles/filedetails/?id=3101860946
Satana 30 nov. 2023 la 19:55 
My New Unique Artwork ! Would be lovely if you like it :3
https://steamproxy.net/sharedfiles/filedetails/?id=3101212741
Satana 29 nov. 2023 la 7:22 
⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠟⣉⡥⠶⢶⣿⣿⣿⣿⣷⣆⠉⠛⠿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿
⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡿⢡⡞⠁⠀⠀⠤⠈⠿⠿⠿⠿⣿⠀⢻⣦⡈⠻⣿⣿⣿⣿⣿
⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡇⠘⡁⠀⢀⣀⣀⣀⣈⣁⣐⡒⠢⢤⡈⠛⢿⡄⠻⣿⣿⣿⣿
⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡇⠀⢀⣼⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣶⣄⠉⠐⠄⡈⢀⣿⣿⣿⣿
⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠇⢠⣿⣿⣿⣿⡿⢿⣿⣿⣿⠁⢈⣿⡄⠀⢀⣀⠸⣿⣿⣿⣿
⣿⣿⣿⣿⡿⠟⣡⣶⣶⣬⣭⣥⣴⠀⣾⣿⣿⣿⣶⣾⣿⣧⠀⣼⣿⣷⣌⡻⢿⣿
⣿⣿⠟⣋⣴⣾⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡇⢿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡿⢸⣿⣿⣿⣿⣷⠄⢻
⡏⠰⢾⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡿⠟⢂⣭⣿⣿⣿⣿⣿⠇⠘⠛⠛⢉⣉⣠⣴⣾
⣿⣷⣦⣬⣍⣉⣉⣛⣛⣉⠉⣤⣶⣾⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡿⢰⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿
⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣧⡘⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡇⣼⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿

New Artwork ! https://steamproxy.net/sharedfiles/filedetails/?id=3098826101 <3
Satana 26 iul. 2023 la 11:27 
https://steamproxy.net/groups/satanagroupofficial if you are a passionate gamer join the group and add your friends to it ! :)