Nihil
Brazil
 
 
"No desvio de algum rincão do universo inundado pelo fogo de inumeráveis sistemas solares, houve uma vez um planeta no qual os animais inteligentes inventaram o conhecimento. Este foi o minuto mais soberbo e mais mentiroso da história universal, mas foi apenas um minuto. Depois de alguns suspiros da natureza, o planeta congelou-se e os animais inteligentes tiveram de morrer."

VERDADE E MENTIRA NO SENTIDO EXTRAMORAL - Friedrich Nietzsche, 1873.
Currently Online
Review Showcase
2,959 Hours played
Don't Starve Together é um jogo de sobrevivência hardcore?

Sim. Digo isso não porque li em uma descrição sobre o jogo no site oficial. Me refiro ao fato de que o jogo não lhe fornece nenhum conhecimento direto e objetivo. Não existe nenhum indício ou sinal daquilo que deve ser feito para sobreviver. É preciso aprender a respeitar o jogo, e isso implica, do modo como foi desenvolvido inicialmente, que deves necessariamente morrer muitas e muitas vezes até de fato não morrer mais. De fome? As vezes...mas na maioria dos casos você morrerá para si, para a ignorância. O jogo possui sutilezas incríveis que demandam tempo e experiência até serem dominadas.

Mas como é esse lance? Você inicia um mundo no dia 1, e prossegue desde então até o infinito. As estações são 4: outono, inverno, primavera e verão. Elas são cíclicas e se alteram a cada 20 dias em média. A mudança nas estações afeta a disponibilidade de recursos, uma vez que o clima interfere nas plantações, na vegetação e nos animais.

Existem três períodos do dia, divididos por manhã, tarde e noite. Esses períodos possuem durações distintas, dependendo da estação em que você se encontra. No inverno, você enfrentará noites mais longas com baixas temperaturas. No verão, você terá de lidar com temperaturas escaldantes e noites mais curtas. E por aí vai.

Cada personagem possui características específicas. Exemplos: um personagem chamado Woodie possui um machado com o qual possui íntimas relações afetivas, é por isso um ótimo lenhador e possui um segredinho a mais...outro personagem é um chef cuca que virá com um kit completo para seus temperos e preparos, capazes de aumentar a velocidade, dobrar a força e por aí vai! Uma bibliotecária que sabe muito mas não consegue dormir e uma menininha cujo trágico acidente levou sua irmã embora do mundo físico mas ao seu lado por toda a eternidade...há um Imp que pode saltar por entre espaços utilizando a alma dos seres vivos caídos e um mímico que produz balões e...é, ele meio que só produz balões...Mas não desanime ainda - todos eles partilham de três atributos em comum, sem exceção: fome, vida e sanidade. Os valores de cada atributo variam por personagem, além da forma como cada um dos atributos reage aos fatores externos a eles. Maxwell, o mestre das sombras, ganha sanidade durante a noite, ao invés de perdê-la, como todos os outros personagens. A perca de sanidade é explicada através do medo que a a ausência de luz produz no psicológico dos personagens. Alguns tem mais medo do escuro - e perdem mais sanidade quanto mais escuro estiver; outros possuem mais coragem - e perdem menos sanidade quando em contato com a escuridão.

Dentre os demais fatores externos com os quais cada personagem interage de maneira diferente estão a umidade, a temperatura, as estações do ano e a interação com os mobs do jogo. Então, cada personagem possui características diferentes e estas características respondem de maneira diferente frente às diversas situações apresentadas pelo jogo. Os personagens humanóides podem se aliar aos porcos - já os personagens que possuem qualquer coisa de não-humano não são bem sucedidos nestas mesmas relações. Por essa razão, cada personagem joga o jogo de um jeito diferente.

A complexidade de interações entre os personagens e as características do Constant - nome do local onde habitam nossos queridos entes virtuais - tornam o jogo muito rico. Acredito que parte do prazer em jogá-lo diz respeito ao esforço que se empreende por tentar compreendê-lo, nas horas em que dedicamos a estudá-lo. É um jogo fascinante e que está sempre se inovando, com grandes e pequenas atualizações que aumentam ainda mais o largo horizonte de possibilidades que o jogo lhe oferece.

Bom, e ele não possui um objetivo definido. A ideia aos olhos do leigo parece ser, como o nome já diz: não morrer de fome. Mas, em verdade, este é um jogo onde não morrer de fome é apenas o primeiro degrau de uma escada infinita para conseguir sobreviver a, digamos, todas as estações. Encare o nome como uma ironia. Problemas não faltarão para que você se dê muito, mas muito mal. Pode ter certeza.

Então! Navegue pelos oceanos, explore as profundezas do mundo, se torne um apicultor, um grande fazendeiro, faça bases gigantescas do tamanho de uma cidade, ou, simplesmente domestique um búfalo e saia com ele por aí de rolê - tanto faz, apenas lembre-se não morrer de fome - na vida real!