51 people found this review helpful
3
Recommended
0.0 hrs last two weeks / 225.7 hrs on record (142.6 hrs at review time)
Posted: 8 Apr, 2020 @ 8:49pm
Updated: 10 Apr, 2020 @ 1:49pm

Final Fantasy VII é um dos maiores clássicos já lançados no mundo dos games, creio que mesmo aqueles que nunca jogaram sabem ou já ouviram falar sobre o impacto que esse jogo tem, e mesmo se passando 23 anos de seu lançamento, o game ainda impressiona em vários aspectos, com uma história tocante e com várias reviravoltas somados a uma trilha sonora irretocável, aliados a uma ambientação que para 1997, é realmente bem impressionante.

O jogo retrata um mundo que é controlado por uma grande empresa, que através de suas operações está sugando toda a energia vital do planeta, colocando tudo em risco sem medir consequências. Em meio a tudo isso a narrativa inclui Cloud e um grupo de eco terroristas que serão os grandes personagens de toda a narrativa, que por sinal vai se desenvolvendo e passando por vários momentos de descobertas, revelações e reviravoltas, é fantástica a forma como a Squaresoft soube desenvolver bem os acontecimentos, quanto mais se joga, mais interessante o jogo fica.

A ambientação é algo a se ressaltar, logicamente olhando para os dias atuais, muitos podem não perceber o quanto a ambientação é boa, mas pegue os jogos de 1997 e compare, o que ocorre em FVII é simples, os desenvolvedores tiveram um cuidado imenso com os detalhes, sempre que eu entrava em uma casa eu parava para reparar os detalhes ( mesmo eu já tendo jogado esse game no passado), eu observei de forma muito analítica, tudo era muito bem desenhado, detalhado, isso somado a músicas diversas, e muito boas, sempre que se chega em um novo vilarejo, começa uma música na qual eu parava e muitas vezes deixava de jogar e ficava escutando, é incrível esse sentimento.

Agora um dos pontos mais altos desse, que são os personagens, é um melhor que o outro, é impossível não gostar deles, é o típico jogo em que o protagonista é muito bom, os companheiros dele também são, e cada um com uma personalidade muito bem definida, e além de tudo, narraram a história de todos eles, não é só o protagonista o foco, mas todos tem os seu momento de destaque. Ressalto também os antagonista, eles são sensacionais, e eu simplesmente amo a forma como eles foram introduzidos na história, os Turks por exemplo, na lógica por piores que sejam seus ideais, a forma como foram introduzidos no jogo é muito boa, e por vezes cômica. Mas o ponto realmente alto em termos de antagonista, é o Sephiroth (principal vilão do jogo) que é um personagem fantástico, com uma personalidade instigante e extremamente marcante, evidenciado ao longo do desenvolvimento da narrativa.

Por fim, falando um pouco sobre o sistema de combate, ele é um turno rpg, assim como a maioria dos jogos da série, é bem simples e não tem muito segredo, porém destaco aqui uma das melhores mecânicas de todos os FF, que é o sistema de matérias, que são itens utilizados para equipar magias no personagem, a variedade é imensa, e com elas da pra definir a forma como queremos que o personagem ataque, literalmente da pra montar vários tipos de estratégias diferentes, tornando esse na minha opinião um dos sistemas de gameplay mais divertidos que já joguei.

Um jogo quase perfeito, na minha opinião, mas agora vou ressaltar pontos negativos.

    O jogo tem um suporte para joystick que beira o ridículo, é lamentável que a Square Enix não faça nada, para se ter uma ideia, o controle até funciona, porém o mapeamento dele é completamente errado, os botões estão invertidos e pra piorar, eu não consegui mudar o mapeamento, por mais que a opção exista, ela não funcionou pra mim.

    Enfrentei uma perda súbita do meu save, ele simplesmente sumiu do meu PC, foi deletado sem eu ter feito nada, eu procurei muitas soluções mas sinceramente não entendi, a minha sorte, foi ter achado um save na Internet, exatamente no ponto aonde eu tinha parado e com tudo o que eu tinha, ou seja, eu dei muita sorte, pois eu não iria começar de novo.

    Essa versão não utiliza o cloud da Steam, mas sim o do server da Square Enix, isso é um grande problema para quem gosta de mods por exemplo, pois esse fato dificulta muito o acréscimo de mods, que por sinal seriam muito uteis, ainda mais se tratando e um game que esta no PC, mas as texturas muitas das vezes são borradas e feias, inclusive as cutscenes estão em baixa resolução, o que é sem comentários

Concluo esse texto com duas observações, o game em si é muito bom, a versão da Steam não é tão boa o quanto poderia ser, pois por se tratar de uma versão de PC, poderia ser muito mais bem trabalhada e melhor entregue pela Square, então fica a seu critério o jogar ou não essa versão, o jogo está mais que recomendado, mas a versão de PC, eu sinceramente não sei dizer se vale a pena, digamos que da pra jogar, mas essa expressão da pra jogar poderia ser muito melhor, se fosse 100% bem feito esse port, o que infelizmente não ocorre.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
12 Comments
BarizoON 30 Apr, 2020 @ 5:28pm 
Opa obrigado mais uma vez pela dica, vou dar um confere se da certo ainda! Eu estava seguindo um tuto para tentar pegar o chocobo dourado mas ja fiz algo de errado e parece que no que vi nao dava mais certo! Mas se conseguir desse jeito que tu falou ainda ta salvo! Apesar que acho que ainda nao estou preparado para peitar esses Weapons, mas vale a tentativa qualquer coisa! kkk
Samuel Lucas 29 Apr, 2020 @ 2:51pm 
Então, sabe aquele primeiro vilarejo que vamos, ao sair de Midgar? Ali tem algumas casinhas e em uma delas (do lado direito) no segundo andar tem um senhorzinho, converse com ele, e ele vai pedir alguns itens, que são itens de weapons. Eu não sei se vai dar certo, pois você ja avançou no game, geralmente, eu falo com ele assim que passo ali .Kalm pela primeira vez. Mas você pode tentar. E após isso, a quest vai ta aberta. Vai la, e fala com ele, ele fala de três itens, um deles é a Earth Harp, entre outros, depois que falar com ele, mate os três wrapons antes de zerar o game. Primeiro o ultimate, depois ele vai liberar o Ruby (que vai ta ali no deserto do Gold Saucer e o emerald que vai ta no fundo do mar, perto de Junon. Após derrotar eles volte no senhor,abra o diálogo e ele vai te perguntar se quer trocar, diga que sim e pronto, você terá as 3 masters e ainda leva um chocobo dourado (que subitamente aparece dentro da casa do nada kkkkkkkk)
BarizoON 29 Apr, 2020 @ 12:50pm 
Nao me lembro desse lugar, é o vo do red? se for eu até entreguei algumas para ele ja!
Samuel Lucas 27 Apr, 2020 @ 7:27pm 
Que ótimo que te ajudou, fico feliz, bom com relação a huge matéria, embora você tenha perdido ela, ainda da pra pegar as master matérias se você tiver falado com um senhorzinho em kalm, ai é só derrotar os weapons do game, ai você obtém as master e um chocobo dourado.
BarizoON 27 Apr, 2020 @ 6:54pm 
@Samuel Lucas Meu amigo, nao sabe o quanto eu fico agradecido pelo tempo que tomou para fazer esse tutorial aqui! e Finalmente fazer o jogo funcionar como deveria desde o começo! Muito obrigado mesmo, ficou JOOIIAA! Uma pena que eu tinha perdido as esperança e acabei deixando a grande materia explodir no espaço por conta dos controles, mas acredito que ainda vou desfrutar de muitas coisas com o controle correto graças a sua ajuda! Mas uma vez obrigado mesmo pelo tempo e tutorial que deixou aqui! Abraço:cozyspaceengineersc:
Samuel Lucas 26 Apr, 2020 @ 5:13pm 
@BarizoON Boa noite, bom eu consegui resolver através da utilização de um programinha que se chama JoyTokey (só digitar esse nome no Google, que você vai achar o site pra download) , vou deixar o passo a passo aqui pra você.

A configuração é a seguinte, quando você abrir o programa ai, altere os seguintes comandos, de acordo com o que vou escrever, os demais nem precisa alterar. A primeira coisa que você precisa fazer é o seguinte, clique na inferior do programa em "create" , você pode renomear como FFVII se quiser.

obs: eu inverti a ordem pro comentário ficar coerente, dai pode ler na ordem que deveria estar, mas eu passei o limite de caracteres
Samuel Lucas 26 Apr, 2020 @ 5:11pm 
Após isso, altere os seguintes botões de acordo com a listagem abaixo, é só clicar na tecla correspondente,lembrando que só é necessário alterar esses ai, os demais estarão escritos None.

Button Function
Strick1: ← ←
Strick1: → →
Strick1: ↑ ↑
Strick1: ↓ ↓


POV: ↑ ↑
POV: → →
POV: ↓ ↓
POV: ← ←

Button1: C
Button2: X
Button3: Insert
Button4: V
Button5: PageUp
Button6: PageDown
Button7: 5
Button8: B

(aqui não precisa atribuir tecla para 9 e 10 você pode pular para o Button11)

Button11: End
Button12: Delete
Samuel Lucas 26 Apr, 2020 @ 5:10pm 
Após isso, clique na parte superior do programa na opção File (F) e em seguida clique em save, e pronto, ta configurado.

Agora um detalhe muito importante, para todas as vezes em que você for jogar o FFVII, primeiro abra o programa JoyToKey e em seguida abra o laucher do jogo e inicie o game, e só depois disso ligue seu controle, pois caso ligue o controle antes de inciar o JoyToKey, e o jogo, o game vai interpretar que você ta jogando pelo controle, mas o que esse programa faz é emular o teclado, portanto lembre-se se iniciar o JoytoKey e abrir o jogo antes, ai sim depois conecte o controle.
Samuel Lucas 26 Apr, 2020 @ 5:10pm 

Agora todos os botões irão funcionar de acordo com o que aparece na tela, e vale ressaltar uma última coisa, que o FFVII da Steam segue o padrão japonês de seleção, ou seja o B seleciona, e o X cancela, caso esteja usando um controle de xbox, se for o de PS, o bolinha seleciona e o X cancela.

Bom, eu espero ter te ajudado, qualquer coisa, escreva aqui que eu te respondo caso tenha alguma dúvida.

Boa noite :)
BarizoON 25 Apr, 2020 @ 2:40pm 
Por acaso conseguiu configurar o controle? estou frustado exatamente por conta disso! Ja perdi varios mini games por conta do controle ser todo tosco assim!