4 henkilön mielestä arvostelu on hyödyllinen
Suositeltu
0.0 tuntia kahden viime viikon aikana / yhteensä 912.1 tuntia (51.5 tuntia arvostelun laatimishetkellä)
Julkaistu: 19.1.2019 klo 18.19
Muutettu 9.2.2021 klo 2.47.

Me impressiona eu ainda não haver feito um review sobre esse jogo... haja vista a quantidade de vezes que o zerei e desde quando o zerei. Vou aproveitar a deixa do Steam e fazer isto agora. hehehe

Resident Evil 4 é um jogo que dispensa apresentações. Lançado há mais de 11 anos atrás para o GameCube, adaptado para OITO plataformas, é um jogo que envelheceu muito, mais muito bem. Motivo de ainda ser lembrado até hoje, ainda ser muito jogado e ainda ser muito trabalhado! Existe ainda, atualmente, uma completa remasterização pesada de texturas do jogo para texturas hi-res em andamento por parte de dois modders independentes. E a que parece, será muito melhor do que o trabalho realizado pela Capcom. O site deles é re4hd.com.

No entanto, não só por estas características este jogo continua vivo e sim pela sua própria 'competência'. Não seria diferente de um jogo que permanece vivo depois de tantos anos de lançamento.

Sendo um jogo de Ação/Aventura com elementos de survival horror, RE4 marca uma transição icônica na franquia. Para o desgosto de uns e o interesse de outros. Não falo apenas da mudança de gênero, porém também de mudanças de gameplay, como finalmente se livrar da atormetadora visão fixa que era muito odiada por alguns (eu incluso)... dando brecha para uma nova perspectiva até então pouco (ou nada) explorada. O que eu carinhosamente chamo de "visão em segunda pessoa", que é a 'visão em terceira pessoa sob o ombro/over the shoulder third-person view'. RE4 marcou uma popularização deste tipo de visão. Sendo muito aclamado pela melhoria no sistema de mira graças a esta mudança de visão.
Outro fator que desagradou fãs mais ávidos foi a mudança de zumbis por um novo tipo de inimigo; mais forte, mais inteligente, mais rápido: os Ganados. Muito viram esta mudança como descaracterização. Eu pessoalmente apenas vi como uma variação inteligente, uma mudança boa da velha fórmula de jogos de zumbi. Apesar da resistência, parece sim que os Ganados agradaram.

Aliada a certas mudanças, Resident Evil 4 também caprichou no carisma do personagens, até mesmo de seus vilões! Apesar de ter uma história deveras clichê, creio que esta foi bastante relevada devido a seus personagens. Leon, o próprio, além de ser o Rambo versão Colírio da Capricho, é também muito engraçado ao longo do jogo. Soltando piadinhas em momentos inoportunos e falhando miseravelmente em cantar alguma mulher. Salazar apesar de ser muito chato é um dos antagonistas que adoro, pois é autêntico e engraçado, fazendo joguinhos, ficando ♥♥♥♥ quando as coisas saem do controle dele e por principalmente reconhecer um oponente quando deve (e isso tudo tendo 20 anos de idade!).
Os personagens menores também são muito carismáticos e cada aparição deles é única.

Somado a isto está a dublagem que também contou com bons talentos. Quem é que não lembra do Merchant?! Até quem não jogou conhece.

Os gráficos não deixavam a desejar para a época. Apesar de a versão mais jogada do PlayStation 2 receber um downgrade horrendo... Os gráficos no GameCube e até mesmo no Wii eram muito bons. Utilizando efeitos de luzes e partículas muito bem em certas horas.

O gameplay, apesar de diferente para época, flui muito bem. Sendo uma característica marcante somada a nova visão na época. Parar em terceira pessoa e mirar foi um trabalho de adaptação para certos jogadores que estavam acostumados com jogos de terceira pessoa onde se podia atirar em movimento.

A Inteligência Artificial do jogo não é grandes coisas. O que é compensando magnificamente pela forma como o jogo trabalha a dificuldade. Muita gente não sabe, mas Resident Evil 4 tem um sistema de curva de dificuldade que se adapta ao jogador. Algo que em NENHUM MOMENTO SEQUER é ou foi mencionando no game. Uma estratégia bem interessante para o tempo em que foi lançado.

Músicas e efeitos sonoros são bem presentes no jogo, todavia com intensidade moderada. Os sons de ambiente ajudam a setar o clima para algumas cenas, não todas. Os efeitos tem grande papel... diria mais até que a música e alguns são bem aterrorizantes, vide respiração do RegeneraDOR. (É ASSIM QUE SE ESCREVE O NOME DO MONSTRO e não "Regenerator"; o jogo é na ♥♥♥♥♥ da Espanha, seus anglofilos desgraçados.)

Junto a campanha principal também temos os modos extras como Separate Ways onde jogamos com a bela Ada. Aquele outro modo mais tosco e arcade com a Ada que esqueci o nome (lol), e é claro, o Mercenaries. Cuja função é emputecer todo mundo que tenta pegar 5 estrelas nele. Este último é um modo muito difícil e interessante, pois permite-nos jogar com Leon, Ada, Krauses, Wesker e até mesmo o misterioso e fodelaço, Hunk. Contribuindo ainda mais para a 'replayability' do jogo.


Concluindo, pois eu acho que já está bem grande esse review... Resident Evil 4 é um jogo historicamente marcante apesar de seus defeitos e desagrados. Que mesmo tendo sua fidelidade à série discutida... é inegavelmente um excelente jogo e veio a contribuir de forma visceral para a indústria dos shooters. Não é à toa que eu mesmo já o zerei mais de 15 vezes. E está entre uns dos meus 10 melhores jogos da história.
Oliko arvostelu hyödyllinen? Kyllä Ei Hauska Palkinto
1 kommenttia
RyO 26.10.2022 klo 3.31 
uau muito bom man, fez eu até compra o jogo kkkkkkkkkk <3