15 pessoas acharam esta análise útil
Recomendado
0.0 horas nas 2 últimas semanas / 41.7 hrs em registo (21.3 horas no momento da análise)
Publicada: 17 mai. 2016 às 18:36
Atualizada: 26 nov. 2017 às 20:36

Na pele de Maxine "Max" Caulfield, você encara um drama juvenil sobre amizade, popularidade, uso de drogas, escolhas e consequências; numa pequena cidade do Oregon, US. O jogo não traz nada novo nesse aspecto: há o potencial vilão, o improvável herói, a moça que precisa ser salva; mas ganha muitos pontos ao conseguir juntar tudo isso muito bem. Todos os personagens da história tem personalidade bem diferente da Max, como se eles fossem partes de um grande mosaico sobre as pessoas. Cada um representa uma personalidade que existe por aí à solta, cada um deles é um capuz a se vestir e algum deles, eventualmente, vai te servir bem. Falando nisso, a Chloe é a melhor amiga da Max e de longe a personalidade com maior magnetismo na história: rebelde, inconsequente, egoísta... e um amor de pessoa! A Max precisa mesmo andar com alguém assim, mas logo você percebe que é a Chloe quem mais precisa de companhia...

Mesmo sendo um jogo de escolhas, a verdade é que elas parecem ter pouca influência no caminho central da história. Mas como é muito fácil se deixar levar pelas nuances da história e pelo desenrolar do arco de cada personagem, você vai sim parar para pensar bem antes de grandes decisões, mesmo que elas não influenciem no caminhar do drama. Eu me senti sim um herói ao salvar alguém de cometer um suicídio!

Tecnicamente o jogo é competente, mas nada incrível. A trilha sonora é muito boa e o gráfico é bonito. Destaque positivo para a dublagem dos personagens e negativo para a sincronização labial. A jogabilidade é em terceira pessoa, mas você não tem liberdade para explorar uma área muito grande e por vezes você estará limitado a uma porção ainda menor do mapa onde se desenrola a história. Outra coisa negativa é que os mapas não são interligados e a passagem entre eles se dá por animações (e após a conclusão de certos eventos, não é possível revisitar algumas áreas, pois o jogo sempre te empurra pra frente). Eu gostaria muito de explorar Arcadia Bay. O jogo não é grandioso nesses aspectos mas não precisava ser e acho que ficou bom da forma como foi feito, pois dá ênfase à história, seu ponto forte. E é graças a forma como ela foi contada e a empatia que ela causa no jogador que o jogo é tão bem recebido e avaliado pela crítica e pela comunidade.

O jogo agrada muito, mesmo sendo previsível. Joguei só agora e não tomei spoilers, então tudo foi novo pra mim. Dessa forma, aproveitei plenamente o produto. O jogo é ideal para quem quer dar um intervalo de jogos mais frenéticos e ainda vai te fazer refletir sobre a vida e escolhas que todos fazemos.

Com sorte, LiS também vai te emocionar... Compra certa!

NOTA: 9/10
Achaste esta análise útil? Sim Não Engraçada Premiar
2 comentários
diih_n_reecky 17 jun. 2016 às 8:12 
Muito obrigado por seu feedback, @matheusmaiacg. Fico feliz em ser útil. :LIS_pixel_heart:
matheusmaiacg 16 jun. 2016 às 22:42 
Parabéns, conseguiu por muito bem o seu ponto.