coutinho
Sedang Offline
Etalase Ulasan
46 Jam dimainkan
Outpath: traz à tona o mesmo sentimento de jogar Minecraft pela primeira vez.

Comprei esse jogo 2 meses antes da minha filha nascer, eu estava em um hiato de muitos meses sem jogar nada, por falta de tempo e vontade. Outpath reviveu a minha vontade de jogar, e zerar esse jogo foi muito gratificante e me fez refletir bastante sobre a vida [real].



Uma aventura onde seu objetivo é a solidão.
Logo ao ser introduzido ao mundo, você verá que o cerne da coisa é a sobrevivência. Assim como o estilo de survival clássico, você coletará recursos, e irá iniciar a sua sequência de craftings, conseguindo ferramentas melhores e desbloqueando novos biomas, para então continuar descobrindo novas ferramentas e recursos, e assim segue Outpath.

Os recursos spawnam esporadicamente, hora ou outra aparecem animais, as ilhas são geradas de forma aleatória e espalhadas de acordo com o que a sorte o trará. Mesmo sem uma clareza de propósitos, a trilha sonora pacífica te encanta a continuar esse progresso ao além, mas logo seu real objetivo vai ficando claro.

O Minecraft Capitalista
Diferente da obra prima da Mojang, onde sua recompensa é pautada puramente na descoberta, a jornada de Outpath o recompensa pela destruição. É claro, como um Tarzan digital você será obrigado a coletar recursos da natureza ao seu redor para gerar seu alicerce biológico e continuar vivo nesse mundo distópico (ou utópico para alguns). Gerar recursos somente para sua existência, porém, não será o suficiente, sua sede é maior.

Em pouco tempo de jogo você perceberá que leva muito tempo para alcançar suas novas ferramentas, que desbloquearão novas outras, e novos biomas, e assim por diante... então algo precisa ser feito. Algo que inclusive já vimos acontecer na vida real. A música é boa, mas não suficiente para relaxar sua incontrolável necessidade de uma revolução industrial.

Além da moeda do jogo que você ganha a cada recurso destruído, que o ajuda a descobrir novos biomas e desbloquear novas habilidades, o jogo nem tão tarde introduz a oportunidade de criar máquinas de desmatamento (assim intitulado pelo próprio autor). Essas máquinas viram a chave e tornaram Outpath [para mim] uma experiência reflexiva que vai além da gameplay.

Natureza viva é recurso desperdiçado
As gramas verdes só se tornaram mais verdes pois nenhuma árvore crescerá. Cada pixel das ilhas será preenchido por uma torre de desmatamento, outra de abates de animais, e um grande sugador de seus recursos ao meio. Esse layout te acompanhará em todas as ilhas até o fim do jogo, de forma cada vez mais ampla, mais bruta e claro, mais rentável.

Descobrir novas ilhas se torna um objetivo insignificante, afinal sua única intenção será a mesma: iniciar um projeto de aniquilação de todo pássaro que ali voa e de toda flor que ali cresce até não sobrar um motivo sequer para continuar ali, e então passar para a próxima ilha e repetir o processo.

Outpath é como a paternidade
Em menos de 3 semanas terei minha primeira filha, e o que se observa estudando sobre educação parental, é que o grande objetivo da criação de filhos, é se tornar inútil para eles. Outpath tem o mesmo princípio, a partir de um ponto onde todos os biomas foram descobertos, nesse mundo onde automaticamente são gerados recursos, que são também automaticamente colhidos pelas máquinas, e reunidos em seu inventário, prosseguindo a fabricação dos infinitos outros itens já programados, faz com que sua presença se torne irrisória.

Se tornar inútil em Outpath, assim como a paternidade, é sinal de objetivo concluído. O mundo já se move sozinho, você não é mais necessário.

Onde esse jogo quer chegar?
Ver o mundo completamente devastado por todas as máquinas, com um dinheiro que já não tem mais como ser usado aumentando exponencialmente, e nada novo é possível ser fabricado te trás monotonia. O objetivo não era ser rico? O progresso não me trouxe felicidade, ao fim? “É isso?”

Nesse momento as árvores e borboletas fazem falta. Se desvincular dos filhos quando estes atingirem a maturidade é uma tarefa bastante dolorosa. Se tornar inútil é doloroso. E esse mundo já tinha se tornado independente.



O fim era claro desde o início
O propósito inicial do jogo não tinha mais sentido, então fui buscar o meu. Meu último ato foi destruir todas as máquinas que haviam ali, retirar todas as minhas construções das ilhas e me alocar apenas em pisos de madeira no meio do mar. Eu continuava não sendo útil para aquele universo, mas assim como eu o suguei até as gramas desde o início, agora o torno livre das minhas ganancias.

Ver as pedras surgindo ao chão, as flores crescendo de novo e os animais caminhando pelas ilhas foi mais satisfatório do que eu imaginava. Essa mesma experiência no início me representava pobreza de progresso, e agora me apresenta riqueza de universo.

Ao fim, só não me arrependi de ter descoberto os novos biomas, se fez necessária a exploração para que eu pudesse chegar a isso, o capitalismo me obrigou a isso. Mas agora ver tudo florescendo naturalmente e um grande universo para caminhar, sinto que finalmente atingi o ápice.

Excelente jogo.
Etalase Penghargaan
x9
x8
x6
x6
x22
133
Penghargaan yand Diterima
26
Penghargaan yang Diberikan
Etalase Screenshot
Titan Holo Asiimov
75 39 11
Aktivitas Terkini
Tercatat 0,6 jam
terakhir dimainkan pada 10 Mei
Progres Pencapaian   1 dari 17
Tercatat 62 jam
terakhir dimainkan pada 28 Mar
Tercatat 0,2 jam
terakhir dimainkan pada 26 Mar
Progres Pencapaian   0 dari 32
Ad0n1as_ 15 Mar @ 6:04pm 
çegal
Bungas Reações 8 Jul 2024 @ 10:11am 
a lenda
.+Sayex+! 14 Apr 2024 @ 10:28am 
🟨🟨🟨⬛
🟨🟨🟨🟨⬛
🟨🟨🟨🟨🟨⬛
🟨🟨🟨🟨🟨🟨⬛⬛
🟨🟨⬛⬛⬛⬛⬜⬜⬛
🟨🟨⬛⬜⬜⬛⬜⬜⬜⬛
🟨⬛⬜⬜⬜⬜⬛⬜⬛⬜⬛
🟨⬛⬜⬜⬜⬜⬛⬜⬜⬛
🟨⬛⬜⬜⬛⬜⬜⬛⬛
🟨⬛⬜⬜⬜⬜⬛🟨⬛
🟨🟨🟨⬛⬛⬛🟨🟨🟨⬛
🟨🟨🟨🟨🟨🟨🟨⬛⬛⬛
🟨🟨🟨🟨🟨⬛⬛⬛⬛⬛
🟨🟨🟨🟨⬛⬛⬛🟫🟫⬛
🟨🟨🟨⬛🟫🟫🟫🟫🟫⬛
🟨🟨⬛🟫🟫🟫🟫🟫🟫🟫⬛
🟨🟨⬛🟫⬛🟫🟫🟫🟫 ⬛
🟨🟨⬛🟫⬛⬛⬛⬛⬛
🟨🟨⬛🟫🟫🟫⬛
🟨🟨🟨⬛🟫🟫
capo 4 Apr 2024 @ 5:48pm 
perfil maluco maluquinho 🥴
GUSTO受☯️TT☯TATICO 6 Okt 2023 @ 2:54pm 
JOGA MUITO PAII
Batatinha 25 Sep 2023 @ 4:26pm 
👉🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👈🏿
👉🏿👇🏾👇🏾👇🏾👇🏾👇🏾👇🏾👇🏾👇🏾👇🏾👈🏿
👉🏿👉🏾👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👈🏾👈🏿
👉🏿👉🏾👉🏽👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👈🏽👈🏾👈🏿
👉🏿👉🏾👉🏽👉🏼👇🏻👇🏻👇🏻👈🏼👈🏽👈🏾👈🏿
👉🏿👉🏾👉🏽👉🏼👉🏻 ඞ 👈🏻👈🏼👈🏽👈🏾👈🏿
👉🏿👉🏾👉🏽👉🏼👆🏻👆🏻👆🏻👈🏼👈🏽👈🏾👈🏿
👉🏿👉🏾👉🏽👆🏼👆🏼👆🏼👆🏼👆🏼👈🏽👈🏾👈🏿
👉🏿👉🏾👆🏽👆🏽👆🏽👆🏽👆🏽👆🏽👆🏽👈🏾👈🏿
👉🏿👆🏾👆🏾👆🏾👆🏾👆🏾👆🏾👆🏾👆🏾👆🏾👈🏿
👉🏿👆🏿👆🏿👆🏿👆🏿👆🏿👆🏿👆🏿👆🏿👆🏿👈🏿