CESIO PORTIOLLI CSGOSKINS
CESIO PORTIOLLI   Montevideo, Montevideo, Uruguay
 
 
:steammocking::steamthis:
Viimeaikainen toiminta
yhteensä 1 667 tuntia
Pelattu viimeksi 3.1.
yhteensä 70 tuntia
Pelattu viimeksi 19.12.2024
100 pistettä
yhteensä 228 tuntia
Pelattu viimeksi 12.11.2024
CAVALO 14.8.2022 klo 21.16 
VELHO BROXA
sie7e 5.8.2022 klo 17.46 
hora da biologia
sie7e 5.8.2022 klo 17.45 
Danos e Prejuízos
A Pseudoplusia includens, conhecida como lagarta falsamedideira, foi considerada praga secundária, controlada naturalmente por parasitóides e por fungos entomopatogênicos nas principais regiões produtoras de soja no Brasil durante muito tempo. (SOSA-GOMEZ et al., 2003). Contudo, a partir da safra de 2003/2004, vários surtos da praga foram relatados em diversos estados brasileiros produtores de soja (Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraná), ocorrendo isoladamente ou associada à lagarta-da-soja, Anticarsia gemmatalis (Hübner). Isso se deve indiretamente ao aumento considerável do número de consequência a diminuição do controle biológico natural desses insetos-praga por patógenos, parasitóides e predadores (BUENO et al 2007).
sie7e 5.8.2022 klo 17.44 
Lagarta Falsa-Medideira / Pseudoplusia Includens
Ovo: Os ovos são verdes, arredondados, colocados isoladamente nas folhas, a maioria na face inferior das folhas. O acasalamento ocorre à noite.

Pupa: Na fase de pupa, de cor verde, o inseto forma uma teia sob as folhas de soja, dobrando-as. Nesse local, a pupa permanece até a emergência do adulto.

Lagarta: A lagarta apresenta coloração verde-clara, com linhas longitudinais esbranquiçadas no dorso, podendo, no 6º ínstar, medir 35mm. Possui apenas dois pares de falsas pernas abdominais, movimentando-se arqueando o corpo como se estivesse “medindo palmos”.

Adulto: O adulto da lagarta falsa-medideira apresenta a coloração marrom acinzentada, com duas manchas prateadas no primeiro par de asas; em repouso, as asas da mariposa formam um ângulo de aproximadamente 90 graus.
sie7e 5.8.2022 klo 17.44 
Danos e Prejuízos
O bicudo é considerado a principal praga dos algodoeiros nas Américas. Se não controlado corretamente, a praga pode causar perdas de até 70% da produção em função da sua alta capacidade de reprodução e elevado poder destrutivo.

Os primeiros adultos migram para a cultura por ocasião do florescimento, atraídos pelo cheiro, e atacam inicialmente os botões florais que, após o ataque, apresentam as brácteas abertas e, posteriormente, caem. As flores atacadas ficam com o aspecto de balão (“flor em balão”), devido à abertura anormal das pétalas. As maçãs do algodão apresentam perfurações externas, decorrentes do hábito de alimentação e oviposição do inseto, sendo que internamente as fibras e sementes são destruídas pelas larvas, que impedem sua abertura normal (“carimã”), deixando-as enegrecidas.
sie7e 5.8.2022 klo 17.44 
Adulto: Besouro com 7 mm de comprimento apresentando coloração cinza ou castanha, com o rostro bastante alongado, correspondendo à metade do comprimento do corpo. Apresenta dois espinhos no fêmur do primeiro par de pernas. Em geral as fêmeas são maiores e mais vorazes que os machos. Apresentam longevidade de 20 a 40 dias. Terminado o ciclo da cultura, parte da população migra para abrigos naturais e aí permanece em diapausa, por períodos variáveis de 150 a 180 dias até um novo ciclo da cultura. No Brasil, devido à condição tropical, ocorre a quiescência, onde o inseto não paralisa totalmente suas atividades no inverno.